A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica

O documentário "Mesquita de Abijo", lançado recentemente, explora a jornada de projeto e construção da Mesquita de Abijo em Lagos, Nigéria. O documentário oferece uma narrativa detalhada do processo projetual e do contexto cultural que envolve a nova estrutura. Projetada pela Patrickwaheed Design Consultancy (PWDC), a mesquita é um exemplo da integração de materiais tradicionais com a arquitetura contemporânea. Além disso, o projeto da Mesquita de Abijo ajuda a promover a "linguagem arquitetônica nigeriana".

A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 2 de 8A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 3 de 8A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 4 de 8A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 5 de 8A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Mais Imagens+ 3

Sob a liderança do arquiteto Adeyemo Shokunbi, o documentário começa com uma introdução que explora os 11 anos de jornada do projeto. Originalmente concebida em 2011 como parte de uma proposta mais ampla para construir um Centro Islâmico, a mesquita passou por várias revisões até alcançar sua forma atual. Os arquitetos então explicam a linguagem arquitetônica utilizada no projeto, descrevendo o programa, funções e forma do edifício. Por exemplo, devido à orientação da mesquita em direção a Meca, os arquitetos apresentam os espaços criados em função dessa orientação específica. Além disso, enfatizam o pé direito duplo interno livre de colunas, para transmitir uma sensação de amplitude e abertura aos visitantes.

A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 3 de 8
© Mujib Ojeifo | Abijo Mosque

Um aspecto fundamental na narrativa do projeto da mesquita é a exploração dos materiais utilizados. O volume se destaca pelo uso inovador de laterite, um material local conhecido por suas propriedades térmicas e estética única. Inspirado pelo trabalho em andamento na Universidade de Lagos, o uso de laterite demonstra um esforço para promover a utilização de materiais indígenas e sustentáveis. Apesar dos desafios encontrados durante a experimentação de laterite, como a obtenção de materiais de alta qualidade e a aplicação durante a estação chuvosa em Lagos, sua incorporação bem-sucedida confere à mesquita uma identidade única, ao mesmo tempo, em que contribui para uma redução no consumo de energia e cria um ambiente interno mais fresco.


Artigo Relacionado

Materiais locais na arquitetura contemporânea: usando o solo para garantir identidade aos edifícios na Nigéria

"Quero que as pessoas enxerguem a Mesquita de Abijo como a nova identidade nigeriana." - Adeyemo Shokunbi (20:08)

A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 6 de 8
© Mujib Ojeifo | Abijo Mosque

O documentário é dividido em cinco capítulos: Introdução, Projeto, Materiais, Produtos e Conclusão, explorando as complexidades da construção e sua importância. A Mesquita de Abijo representa uma tentativa de encontrar uma linguagem arquitetônica local e contemporânea, desempenhando um papel significativo na identidade cultural e impulsionando a experimentação artística através da arquitetura no Sul Global.

Em resumo, a importância da mesquita reside em sua experimentação com técnicas locais e vernaculares para criar um espaço espiritual contemporâneo e funcional. Um projeto semelhante em Burkina Faso explora a história e o patrimônio do país pintando casas com motivos locais. A tribo Kassena decorou coletivamente suas fachadas usando pintura à mão livre, entalhes e relevos. Yasmeen Lari, vencedora da Medalha de Ouro do RIBA 2023, teve uma iniciativa semelhante intitulada "Arquitetura de pés descalços". Usando materiais locais, o programa permite que grupos de mulheres construam suas próprias casas e se concentra em necessidades específicas.

A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 7 de 8
© Mujib Ojeifo | Abijo Mosque
A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 5 de 8
© Mujib Ojeifo | Abijo Mosque
A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica - Imagem 8 de 8
© Mujib Ojeifo | Abijo Mosque

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "A construção da Mesquita de Abijo: uma jornada arquitetônica" [The Making of Abijo Mosque: An Architectural Journey] 15 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013160/a-construcao-da-mesquita-de-abijo-uma-jornada-arquitetonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.