Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores

Em sua 10ª edição, o Concéntrico, o festival internacional de arquitetura e design em Logronho, Espanha, anunciou os vencedores das chamadas abertas para intervenções urbanas. Em resposta à convocatória para "Celebrar a Cidade", as propostas vencedoras serão temporariamente construídas na Plaza Escuelas Trevijano, em Viña Lanciano de Bodegas LAN, e no Paseo del Espolón, na cidade espanhola de Logronho. O Festival recebe visitantes entre 25 de abril e 1º de maio de 2024 para explorar a cidade por meio de instalações, exposições, encontros e performances.

Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 2 de 10Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 3 de 10Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 4 de 10Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 5 de 10Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Mais Imagens+ 5

Selecionados entre 625 trabalhos enviados de 44 países, as propostas vencedoras têm como objetivo explorar temas relevantes no projeto da cidade. A Plaza Escuelas Trevijano é "renaturalizada" por meio da intervenção de Francisco Javier García García, destacando a importância da vegetação nos espaços públicos. O escritório espanhol ji arquitectos + Blas Antón convida a participação ao compartilhar o processo de projeto com as escolas de La Rioja, enquanto o quiosque urbano da JBVA renova a linguagem dos espaços urbanos comuns e convida os moradores a celebrar a cidade. Além dos projetos vencedores selecionados por meio da chamada aberta, o Concéntrico também colabora com instituições nacionais e internacionais para encomendar trabalhos adicionais e expandir o escopo do evento.

Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 8 de 10
CUADERNO DE SURCOS / ji arquitectos + Blas Antón. Imagem Cortesia de Concéntrico

O júri internacional também se reunirá em fevereiro para decidir o projeto vencedor de A Rua em 10 Anos, um novo programa introduzido nesta edição do festival. O desafio propõe a pergunta "Como seria uma rua se fosse transformada com uma estratégia de ação de 10 anos?", desafiando os arquitetos a considerar os efeitos de longo prazo das estratégias de projeto.


Artigo Relacionado

Artigo Relacionado

Os projetos vencedores são os seguintes:

Poplar Assembly

Francisco Javier García García / Espanha

Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 5 de 10
Poplar Assembly / Francisco Javier García García . Imagem Cortesia de Concéntrico

Cuaderno de Surcos

ji arquitectos + Blas Antón / Espanha

Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 2 de 10
CUADERNO DE SURCOS / ji arquitectos + Blas Antón. Imagem Cortesia de Concéntrico

Palo de Mayo

JBVA (Jean-Benoît Vétillard, Eugenio Nuzzo, Anatole Poirier, Alex Roux) / França

Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores - Imagem 3 de 10
PALO DE MAYO / JBVA (Jean-Benoît Vétillard, Eugenio Nuzzo, Anatole Poirier, Alex Roux). Imagem Cortesia de Concéntrico

Edições anteriores do festival contaram com intervenções de escritórios de arquitetura em ascensão e estabelecidos de todo o mundo, abrindo conversas sobre a cidade, seu patrimônio histórico e o papel da arquitetura contemporânea. A edição de 2023 foi marcada por intervenções em grande escala e coloridas que convidam à interação, como as criadas por Camille Walala, Studio Ossidiana ou Oana Stănescu. Em 2022, a oitava edição do Concéntrico reuniu designers e arquitetos que exploraram ideias de domesticidade, inclusão e ecologia por meio de diversas intervenções temporárias espalhadas pela cidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Festival Concéntrico 10 de Arquitetura e Design anuncia projetos vencedores" [Architecture and Design Festival Concéntrico 10 Announces Winning Projects] 08 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012886/festival-concentrico-10-de-arquitetura-e-design-anuncia-projetos-vencedores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.