Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença!

Cansadas de um padrão minimalista e sem personalidade, as pessoas buscam cada vez mais por espaços com caráter que tragam peças que dialoguem com a própria identidade. Ao menos, essa pode ser uma das interpretações a serem criadas ao avaliarmos que cozinhas com "cores berrantes, mix de estampas, quadros, plantas e, claro, o obrigatório pinguim de geladeira" são consideras uma tendência nas buscas do Pinterest para 2024. Com o retorno de uma estética kitsch e todos os elementos citados anteriormente, buscamos por alguns exemplos entre os projetos publicados no ArchDaily que possam inspirar a mudança neste ambiente tão fundamental de uma residência.

Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 2 de 16Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 3 de 16Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 4 de 16Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 5 de 16Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Mais Imagens+ 11

Estética retrô e kitsch

Seja por uma ode ao passado, pela sensação de conforto e aconchego que despertam ou, até mesmo, pelo bom humor, as estéticas kitsch, vintage e brega, possibilitam um jogo com menos regras compositivas e mais liberdade para experimentação. De qualquer forma, para manter uma certa organização estética - pois ninguém consegue conviver no caos o tempo todo -, é fundamental pensar numa paleta de cores, compreender o jogo de texturas e, principalmente, como o mobiliário e objetos decorativos podem ajudar na conformação do ambiente. 

Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 6 de 16
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio. Foto: © Milena Villalba
Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 7 de 16
Apartamento Nagatacho / Adam Nathaniel Furman. Foto: © Jan Vranovsky

Colorindo a cozinha

Dizem que uma boa dieta começa com um prato colorido. Por que não trazer essa receita para o espaço onde se prepara o alimento? Pintar a marcenaria, selecionar azulejos coloridos ou com padrões, podem ser distintas as maneiras de trazer protagonismo aos planos e superfícies desejadas. Aqui vale ressaltar que qualquer lugar é válido para pensar as cores, do chão ao teto, da bancada às luminárias - onde estarão os pontos de atração, você é quem decide.

Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 9 de 16
Apartamento Sumarezinho / Vão. Foto: © Julia Novoa
Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 2 de 16
Casa Relâmpago / h3o architects. Foto: © José Hevia

Elementos decorativos

Para trazer mais personalidade ao espaço, nada como seguir o básico: pensar sua decoração. Para isso, trazer plantas, principalmente hortaliças, ervas e temperos, podem unir o útil ao agradável na cozinha. Elementos tridimensionais como pequenas esculturas ou objetos que ajudam a guardar mantimentos e utensílios também ajudam a trazer diferentes volumes e composições para o ambiente. E, claro, encontrar quadros - com uma boa moldura para conservar a arte num ambiente úmido e, possivelmente, gorduroso - ajuda a definir os toques finais.  

Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 8 de 16
Casa Hannah / Workshop, Diseño y Construcción. Foto: © Tamara Uribe
Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 3 de 16
Apartamento AMN / Pitá Arquitetura. Foto: © Manuel Sá

Diferentes texturas

Se a ideia é partir para uma reforma, considere trabalhar com diferentes texturas na cozinha e quebre a monotonia de um mesmo material revestindo toda ela. As combinações possíveis entre piso, paredes, teto e mobiliário são infinitas e podem transformar este ambiente no grande protagonista da casa.

Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 12 de 16
Casa Caraibas / Paulistania Arquitetura. Foto: © Pedro Napolitano
Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença! - Imagem 13 de 16
Reforma Ca la Francesa / Hiha Studio. Foto: © Pol Viladoms

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Tendências do Pinterest em 2024: cozinhas com presença!" 24 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012592/tendencias-do-pinterest-em-2024-cozinhas-com-presenca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.