O que não sabemos sobre as 100 maiores cidades da África

Uma análise rápida das cem maiores cidades da África não apresenta muitas surpresas. A maioria está nos países mais ricos da África. A maior parte delas são capitais nacionais ou regionais/estaduais. Pelo menos metade tem portos fluviais ou marítimos. Muitas têm estações ferroviárias há décadas e, mais recentemente, aeroportos e conexões com rodovias. Um grande número tem universidades. Todas têm perfis na Wikipedia, incluindo muitos que se estendem por várias páginas.

Surpresas

Mas se olharmos mais atentamente, podemos ficar surpresos. Existem cidades cujas populações dobraram ou até triplicaram desde 2000 e cujos orçamentos, burocracias e capacidades técnicas dos governos são muito pequenos para dar conta.

Encontramos cidades onde a maior parte da população e da força de trabalho vive em assentamentos informais de má qualidade e superlotados, sem fornecimento regular de água potável e provisão adequada de saneamento, drenagem, cuidados de saúde, serviços de emergência, eletricidade, escolas, aplicação de leis e outros serviços vitais.

Em outras palavras, essas são cidades que estão falhando catastroficamente em cumprir suas responsabilidades na prestação de serviços públicos – e parece, a partir dos dados limitados disponíveis, que as pendências estão aumentando. Dados sobre condições de saúde em assentamentos informais, como taxas de mortalidade de recém-nascidos, infantil e materna, são muito raros. E tudo isso em algumas das nações e cidades mais ricas.

Vemos o quão pouca atenção é dada para atingir grupos de moradores urbanos que enfrentam discriminação com base em gênero, idade, etnia/nacionalidade, ou grupos com problemas de saúde crônicos ou necessidades especiais. 

Muitas cidades têm grandes números de refugiados e pessoas deslocadas internamente, que não estão em acampamentos e agora fazem parte dos mercados/economias de trabalho das cidades – eles frequentemente enfrentam discriminação. Além disso, a incapacidade de lidar com a Covid-19 reflete décadas de subinvestimento em serviços públicos.

As cidades que crescem mais rápido na África

Se medirmos o crescimento populacional de uma cidade pelo aumento de sua população, então as cidades de crescimento mais rápido são principalmente as maiores cidades. 

Fontes da ONU sugerem que a população de Kinshasa cresceu em 8,2 milhões de pessoas entre 2000 e 2020. Isso significa 410.000 pessoas por ano precisando de moradias e serviços. O crescimento populacional do Cairo foi em média de 364.000 por ano nessas duas décadas; para Lagos, foi de 354.000 por ano; para Luanda, 275.000 por ano. Luanda e Dar es Salaam mais do que triplicaram sua população nessas duas décadas.

Alguns dos números da ONU são baseados em projeções, porque não há dados recentes de censo disponíveis, e estes podem superestimar a população de algumas cidades. No entanto, não há como negar o rápido crescimento populacional na maioria das cidades africanas.

Mas se medirmos a população de uma cidade pelas taxas médias de crescimento populacional anual, a maioria das cidades de crescimento mais rápido é relativamente pequena. Nenhuma das 100 maiores cidades está entre as dez cidades africanas com as taxas de crescimento populacional mais rápido entre 2015 a 2020. 

As cinco mais rápidas por esse critério são Gwagwalada (Nigéria), Kabinda (RD Congo), Lokoja (Nigéria), Uíge (Angola) e Mbouda (Camarões); todas tiveram taxas de crescimento acima de 7,3% ao ano de 2015 a 2020. A esse ritmo, dobrariam sua população em uma década.

Falta de dados

Um tema constante é a falta de dados sobre os moradores urbanos cujas necessidades não são atendidas. As fontes oficiais de dados geralmente não são úteis para os governos municipais, porque são de pesquisas amostrais que só podem fornecer estatísticas agregadas. Elas não têm estatísticas locais úteis para governos locais e para a sociedade civil. Geralmente há limitações em outras fontes de dados, como sistemas de registro vitais e censos.

Essa falta de dados relevantes significa que as questões que os dados deveriam informar não são abordadas. Como um governo municipal pode desenvolver planos para melhorar o fornecimento de água sem dados sobre a qualidade do fornecimento de água para cada domicílio? Assentamentos informais geralmente ficam fora de qualquer coleta de dados sobre a prestação de serviços, mesmo quando abrigam de 30 a 70% da população e da força de trabalho de uma cidade.

Wikipedia

Como mencionado anteriormente, todas as 100 cidades africanas têm perfis na Wikipedia. Muitos são longos e detalhados. Por exemplo, há uma página de 10.000 palavras para Lagos, mas a informação sobre ‘favelas’ e sobre água e saneamento se restringe a uma frase, observando que uma proporção considerável dos moradores vive em favelas sem acesso a água encanada e saneamento.

Questões habitacionais de grupos de baixa renda, incluindo despejos, não recebem menção. A estimativa de que menos de 5% da vasta população da cidade tem conexões de esgoto não recebe menção.

Um artigo de 7.000 palavras sobre Kinshasa observa que a infraestrutura de água corrente e eletricidade da cidade está geralmente em mau estado, mas é isso. Nenhuma menção aos assentamentos informais onde grande parte da população da cidade vive com grandes déficits na provisão de água e saneamento.

O que não sabemos sobre as 100 maiores cidades da África - Imagem 2 de 3
Vista áerea da cidade de Ikoyi, Lagos. Foto por: Reginald Bassey/ Wikipedia

Mogadíscio recebe um perfil detalhado de 16.000 palavras – mas sem menção às condições habitacionais muito ruins e à falta de serviços básicos enfrentados por grande parte da população. A maioria mora em 480 assentamentos informais espalhados pela cidade.

Um relatório de 2020 observou que a habitação consiste predominantemente em barracos de chapas metálicas ou abrigos temporários feitos de paus, plástico e tecido. Esses assentamentos muitas vezes carecem de edifícios adequados e dos serviços mais básicos (incluindo acesso à eletricidade, água e saneamento).

A Wikipedia não é avessa a essas questões – por exemplo, ela tem um perfil detalhado de Kibera, um dos maiores assentamentos informais em Nairóbi. Então, talvez o ponto não seja que os contribuidores da Wikipedia ignoram essas questões, mas que os dados necessários para cobri-las não estão disponíveis.

O que não sabemos sobre as 100 maiores cidades da África - Imagem 3 de 3
Vista da cidade de Mogadiscío, na Somália. Foto por: Mrmidnimo / Wikipedia

Que falta de dados?

A falta de dados da cidade e da comunidade sobre o quão bem as necessidades estão sendo atendidas significa que não sabemos o quão bem as cidades e os governos municipais estão cumprindo suas responsabilidades na prestação de serviços públicos. No entanto, sabemos que governos municipais inovadores e com bons recursos que trabalham com suas populações podem fazer muito para atender a essas necessidades e reduzir as pendências.

Também aprendemos que respostas eficazes à Covid-19 precisam de parcerias entre governos locais e organizações de base. Temos exemplos incríveis de organizações de base se esforçando para lidar com a lacuna entre os serviços necessários e os governos locais que as apoiam – muitos agora se unindo para combater a Covid-19 e seus impactos econômicos, sociais e de saúde. Mas há pouco financiamento disponível para eles. E geralmente há pouca capacidade dos governos municipais e dos serviços de saúde pública nacionais e locais de trabalhar com eles.

Via Caos Planejado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: David Satterthwaite. "O que não sabemos sobre as 100 maiores cidades da África" 24 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012433/o-que-nao-sabemos-sobre-as-100-maiores-cidades-da-africa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.