DOGMA recebe o RIBA Charles Jencks Award 2023

O Royal Institute of British Architects (RIBA) e a Jencks Foundation anunciaram o escritório Dogma como vencedor do Charles Jencks Award de 2023. Anteriormente concedido a Zaha Hadid, Níall McLaughlin, Herzog & de Meuron, e OMA, o prêmio celebra outras formas de pensamento e produção que podem impulsionar a arquitetura além do design. Vencedores deste ano, Dogma é um escritório de arquitetura sediado em Bruxelas que se concentra na interação entre arquitetura e ambientes urbanos.

Desde que foi fundado em 2002 por Pier Vittorio Aureli e Martino Tattara, a Dogma tem impactado significativamente o mundo da arquitetura. Ela realizou projetos de design urbano em larga escala e explorou a complexa interação entre teoria e prática. Os membros da Dogma procuram se envolver ativamente em pesquisa, escrita e ensino, além de seus empreendimentos de design. Tattara está associado à KU Leuven Faculty of Architecture, enquanto Aureli leciona na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL).

DOGMA recebe o RIBA Charles Jencks Award 2023 - Imagem 3 de 4
Vila Comunal, protótipo de habitação cooperativa de artistas, 2015. Em colaboração com o Realism Working Group. Imagem cortesia de Dogma

A abordagem específica deles, denominada "pesquisa por design", concentra-se em investigar as possíveis mudanças que podem ser feitas em espaços domésticos. Essa pesquisa foi apresentada em exposições internacionais como no Museu de Design de Londres (2018), Bienal de Arquitetura de Tallinn (2014), HKW Berlin (2015), Bienal de Veneza (2016), Bienal de Arquitetura de Chicago (2017) e Bienal de Arquitetura de Chicago (2017).

Ao receber o prêmio, os fundadores do Dogma destacaram seu compromisso inabalável em melhorar as condições de vida e trabalho em residências e cidades, combinando proposições de design com facetas negligenciadas da história da arquitetura. Além do prêmio em dinheiro, os ganhadores farão uma palestra na sede do RIBA, em Londres, em 16 de maio de 2024.

DOGMA recebe o RIBA Charles Jencks Award 2023 - Imagem 4 de 4
The Longhouse, pesquisa e instalação, 2023. Parte da exposição Home Sweet Home, Triennale di Milano, 2023. Imagem © Gili Merin

Com foco em espaços domésticos e seu potencial de transformação, a Dogma vem trabalhando em uma trajetória de pesquisa por design que reimagina a metodologia do arquiteto. O projeto "One-Room House"o explorou a quantidade mínima de material necessária para criar uma estrutura habitável. A casa apresenta uma pergola de madeira, com 4 metros de largura, sem divisórias, conectando toda a extensão do espaço.

DOGMA recebe o RIBA Charles Jencks Award 2023 - Imagem 2 de 4
Pier Vittorio Aureli (esquerda) e Martino Tattara (direita). Imagem © Marc Baert

Prêmios de arquitetura são fundamentais para a expansão e crescimento de todas as facetas da indústria. Em dezembro, o American Institute of Architects anunciou David Lake e Ted Flato como os vencedores da Medalha de Ouro AIA de 2024. Além disso, a Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foi recentemente agraciada com o Prêmio ULI de 2023 para Visionários em Desenvolvimento Urbano. O prêmio celebra a visão da Prefeita Hidalgo por uma Paris mais inclusiva e sustentável, impactando políticas globais. Por fim, o renomado arquiteto e vencedor do Prêmio Pritzker, Diébédo Francis Kéré, foi laureado com o Praemium Imperiale de Arquitetura 2023. O prêmio anual, apresentado pela Associação de Arte do Japão, reconhece e premia seis artistas de diferentes campos criativos: arquitetura, música, pintura, escultura e teatro ou cinema.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "DOGMA recebe o RIBA Charles Jencks Award 2023" [DOGMA Receives 2023 RIBA Charles Jencks Award] 15 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011836/dogma-recebe-o-riba-charles-jencks-award-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.