Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira

É cada vez mais comum observar como as gerações atuais, caracterizadas por um maior respeito e consciência para com o meio ambiente, buscam novas formas de interagir com a natureza, ao mesmo tempo em que assumem a responsabilidade de protegê-la. Nesse sentido, o futuro da arquitetura está fortemente ligado à capacidade de equilibrar esses anseios e obrigações, especialmente no âmbito do projeto de espaços públicos naturais.

Através da integração de caminhos e passarelas sutis, o desenho de espaços públicos pode se abrir de maneira acessível para pessoas de todas as idades e habilidades. Juntamente com a seleção de uma paleta de materiais naturais, arquitetos e designers podem criar espaços que complementam seus ambientes. No entanto, por mais bonitos que possam ser esses espaços naturais, torná-los seguros e adequados para visitação pode ter efeitos prejudiciais em seu entorno. Por essa razão, o desenho e a seleção de materiais devem ser abordados de forma consciente e cuidadosa.

A madeira, seja em seu estado natural, como parte do tronco de uma árvore em uma floresta, ou cortada, lixada, laqueada e polida para cobrir uma mesa, transmite uma sensação de calor e naturalidade. Portanto, ela se torna um material ideal para integrar ambientes naturais, seja para definir um caminho em um parque nacional, ou como parte de uma rua que atravessa um espaço comercial.

Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 21 de 21
Teatro Educativo das Artes de Panguipulli, Chile / Tomás Villalón, Nicolás Norero e Leonardo Quinteros. Imagem © Leonardo Quinteros

Através da combinação dos melhores elementos de madeira macia e dura, as soluções desenvolvidas pela LEAF se destacam por criar materiais de alta qualidade, especificamente para ambientes construídos ao ar livre. A madeira macia original, extraída dos pinus radiata, é tratada por meio de um processo chamado acetilação no qual é mergulhada em anidrido acético (um ácido natural forte) para evitar que as células da madeira absorvam água. O material impermeável resultante é uma das madeiras mais fortes, estáveis e duráveis do mercado, e é perfeito para ambientes externos com muito tráfego e baixa manutenção.

Devido aos seus painéis serem feitos de madeira macia, eles se destacam por serem mais fáceis de cortar em tamanhos e perfis adequados, o que os torna simples de serem instalados em espaços externos. A facilidade de trabalhar com a madeira também se refere à possibilidade de instalar os painéis com um sistema de fixação com parafusos ocultos, fazendo com que o acabamento pareça natural em ambientes externos. O pinus de crescimento rápido utilizado para a fabricação dessas soluções é facilmente renovável e negativo em carbono. Além disso, após o processo de acetilação, a durabilidade do material resultante garante que ele durará aproximadamente o dobro do tempo que levou para crescer.

Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 12 de 21
Ponte Peatonal Tintra / Rintala Eggertsson Architects. Imagem © Dag Jenssen
Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 16 de 21
Ponte Peatonal Tintra / Rintala Eggertsson Architects. Imagem © Dag Jenssen

Ao imaginar uma ponte de madeira, é provável lembrar de estruturas desgastadas e instáveis feitas com corda e que estão prestes a desabar. No entanto, as pontes de madeira modernas estão longe dessa imagem, como a Ponte Pedonal Tintra na Noruega. Com base em uma estrutura de aço, esta ponte foi construída para substituir uma ponte suspensa antiga. Através do uso de madeira Accoya para o revestimento do piso e dos guarda-corpos, é estabelecida uma relação da ponte com a natureza ao seu redor.

Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 6 de 21
Ponte flutuante holandesa / RO&AD Architecten. Imagem © Erik Stekelenburg

Por outro lado, a Ponte Flutuante Holandesa e a Ponte de Moisés, ambas localizadas nos Países Baixos, demonstram métodos alternativos para atravessar a água. Utilizando a durabilidade impermeável da madeira para posicioná-las sobre ou até mesmo abaixo da linha d'água, ambas as pontes cruzam antigas valas que cercam a fortaleza Ravelijin op den Zoom e a fortaleza Fort de Roovere, respectivamente.

Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 3 de 21
El Puente de Moisés / RO&AD Architecten. Image Cortesía de RO&AD Architecten

Enquanto a ponte subaquática de Moisés oferece vistas únicas do fosso do Forte de Roovere, a torre de observação Pompejus próxima oferece vistas elevadas de todo o seu entorno. De maneira similar, com piso entalhado, degraus e revestimento de madeira, o interior da torre de observação conecta os visitantes ao seu ambiente natural, mantendo uma estabilidade indispensável a 34 metros do solo.

Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 13 de 21
Pompejus / RO&AD Architecten. Image © Katja Effting
Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira - Imagem 20 de 21
UC Christus Santa Lucía / Mobil arquitectos, Santiago, Chile. Image Cortesía de LEAF

Esses projetos demonstram como a resistência e durabilidade da madeira acetilada combinam com as origens da madeira macia flexível para gerar um produto de alto desempenho e carbono negativo. Esse material se torna ideal para espaços exteriores que requerem durabilidade e manutenção mínima.

Para mais informações sobre os produtos LEAF, visite o catálogo de produtos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Espaços públicos que mostram usos inventivos da madeira" [Espacios públicos que usan la madera para conectar con su entorno] 21 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011191/espacos-publicos-que-mostram-usos-inventivos-da-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.