Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália

O MPavilion é um dos eventos arquitetônicos mais importantes da Austrália. Criado pela Fundação Naomi Milgrom, a edição de laçamento foi em 2014 e desde então trouxe arquitetos internacionalmente reconhecidos para projetar uma estrutura temporária nos Jardins da Rainha Vitória em Melbourne, seguindo um sistema semelhante ao da Serpentine Gallery Pavilion, em Londres. Desde os painéis acionados pelo sol de Sean Godsell até a estrutura experimental de bambu do Studio Mumbai, cada pavilhão explora a arte da construção e o design contemporâneo, ao mesmo tempo em que promove um rico programa cultural que dura vários meses. Com a inauguração do pavilhão mais recente, desenvolvido por Tadao Ando, revisitamos as edições anteriores do evento.

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 2 de 10Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 3 de 10Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 4 de 10Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 5 de 10Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Mais Imagens+ 5

MPavilion 10 projetado por Tadao Ando é inaugurado em Melbourne

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 4 de 10
MPavilion 10 / Tadao Ando. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

Para sua décima edição, o MPavilion foi projetado pelo ganhador do Prêmio Pritzker, Tadao Ando. A estrutura, primeiro projeto de Ando na Austrália, apresenta seu característico design geométrico em concreto aparente, harmonizando-se com o cenário natural ao fundo. No interior do pavilhão, uma piscina reflexiva cercada por paredes de concreto e uma cobertura revestida de alumínio cria um espaço tranquilo e íntimo. O pavilhão foi inaugurado em 16 de novembro de 2023 e permanecerá aberto até 28 de março de 2024.

Nona edição do MPavilion é inaugurada com instalação do Studio All(zone)

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 3 de 10
9th edition of the MPavilion / all(zone). Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

O escritório all(zone), com sede em Bangkok, em colaboração com AECOM e Schiavello Architects, projetou uma instalação de dossel lúdica e vibrante para a nona edição do MPavilion. Criada a partir de materiais reciclados, a instalação leve animou os Jardins da Rainha Vitória de dezembro de 2022 a abril de 2023. A estrutura complexa é definida por várias camadas de redes de pesca, membranas STFE e tecidos coloridos, com o objetivo de estimular conversas sobre o significado do design sustentável.

MPavilion, principal evento de arquitetura e design da Austrália, anuncia programa para 2021

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 2 de 10
'The LightCatcher,' / MAP studio. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

A oitava edição, com o tema 'The LightCatcher', apresenta o pavilhão do MAP studio, com sede em Veneza, nos Jardins da Rainha Vitória, em Melbourne, de 2 de dezembro de 2021 a 24 de abril de 2022. Sendo a edição mais longa até o momento, o programa tinha como objetivo apoiar a comunidade criativa de Melbourne no contexto pós-pandêmico.

Inaugurado em Melbourne o MPavilion de 2019 projetado por Glenn Murcutt

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 8 de 10
2019 MPavilion / Glenn Murcutt. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

Glenn Murcutt é o designer por trás da edição de 2019 do MPavilion, marcando seu primeiro projeto cívico na cidade. O pavilhão com consciência ambiental é o sexto da série anual. Sua estrutura é branca, com um telhado translúcido feito de uma membrana tensionada, iluminado à noite para criar um efeito semelhante a uma lanterna. Priorizando as vistas do Rio Yarra e do horizonte da cidade, o pavilhão adaptável tem como objetivo destacar os princípios de design responsivos ao clima de Murcutt.

MPavilion projetado por Carme Pinós é inaugurado em Melbourne

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 5 de 10
MPavilion 2018 by Carme Pinós, Estudio Carme Pinós. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

O MPavilion de 2018 em Melbourne, projetado pela arquiteta espanhola Carme Pinós, foi inaugurado nos Jardins da Rainha Vitória em Melbourne. Inspirado nos origamis, o pavilhão apresenta asas que acolhem a cidade e um telhado com duas metades apoiadas em montes que incorporam assentos públicos. Pinós tinha como objetivo criar um espaço para que as pessoas de Melbourne se conectassem entre si, com a cidade e com a natureza.

MPavilion 2017 projetado pelo OMA é inaugurado em Melbourne

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 6 de 10
2017 Mpavilion / Rem Koolhaas and David Gianotten. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

Em 2017, o MPavilion foi projetado por Rem Koolhaas e David Gianotten da OMA, marcando o primeiro projeto do escritório na Austrália. Inspirada em anfiteatros antigos, a estrutura revestida de alumínio apresenta uma arquibancada giratória e um telhado flutuante, permitindo a reconfiguração para diversos eventos no programa de verão. Após a data de encerramento, o pavilhão encontrou uma casa permanente na Universidade Monash, em Clayton, marcando o quarto MPavilion doado ao público pela Fundação Naomi Milgrom.

Bijoy Jain projeta a maior estrutura de bambu da Austrália para o MPavilion 2016

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 10 de 10
MPavilion 2016 by Bijoy Jain, Studio Mumbai. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

O MPavilion de 2016, projetado pelo fundador do Studio Mumbai, Bijoy Jain, apresenta um conceito de estrutura de bambu chamado 'Lore' - uma exploração da arquitetura artesanal que enfatiza a simplicidade e a conexão humana. O pavilhão de 18x18 metros, a maior estrutura de bambu na Austrália, incorpora bambu, corda, terra e bluestone da Índia e da Austrália. Em uma entrevista com Vladimir Belogolovsky, Bijoy Jain discute as ideias por trás do design e maneiras de entender a arquitetura como um ser mítico para compreender melhor sua humanidade.

MPavilion de Amanda Levete é inaugurado em Melbourne

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 7 de 10
2015 MPavilion / AL_A,. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

A AL_A, fundada por Amanda Levete, projetou o segundo MPavilion anual nos Jardins da Rainha Vitória, em Melbourne, concebido como uma "copa de floresta" artificial com pétalas translúcidas desenvolvidas utilizando tecnologia aeroespacial. A estrutura ultraleve foi projetada para repousar suavemente na paisagem, respondendo ao clima. Cada pétala possui luzes de LED ativadas ao pôr do sol para uma performance de luz sincronizada com música. O pavilhão foi doado à cidade de Melbourne, contribuindo para o crescente patrimônio cultural da cidade.

Sean Godsell inaugura o primeiro MPavilion em Melbourne

Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 9 de 10
MPavilion 2014 by Sean Godsell, Sean Godsell Architects. Imagem © John Gollings, cortesia de MPavilion

A primeira edição do MPavilion foi projetada por Sean Godsell. Financiado pela Fundação Naomi Milgrom, o pavilhão apresenta uma estrutura simples coberta com painéis de alumínio automatizados que se abrem e fecham em resposta à luz solar. A inovadora construção inclui painéis de parede e teto sobre braços pneumáticos, criando uma "pele externa" totalmente automatizada que abre e fecha diariamente em várias configurações. Desde o início, a Fundação propôs doar cada estrutura para continuar animando um espaço público dentro da cidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Reveja as dez primeiras edições do MPavilion em Melbourne, Austrália" [A Look at the First 10 Editions of the MPavilion in Melbourne, Australia] 14 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010761/reveja-as-dez-primeiras-edicoes-do-mpavilion-em-melbourne-australia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.