Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague

Em busca de explorar novos materiais e métodos para uma construção mais sustentável, a Henning Larsen inaugura a exposição "Changing our Footprint" no Centro de Arquitetura Dinamarquês em Copenhague. Aberta de 17 de novembro de 2023 a 3 de março de 2024, a mostra busca apresentar ideias para uma arquitetura mais favorável ao clima e iniciar diálogos sobre o papel da arquitetura e construção na mitigação das mudanças climáticas. Esta é a segunda edição da exposição, sendo que a primeira aconteceu no Fórum de Arquitetura Aedes, em Berlim, no início deste ano.

Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 2 de 17Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 3 de 17Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 4 de 17Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 5 de 17Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Mais Imagens+ 12

Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 5 de 17
Centro de Arquitetura Dinamarquês - Changing Our Footprint. Imagem © Rasmus Hjortshoj

A exposição aborda várias questões essenciais para a profissão de arquitetura em geral, como: teremos que nos acostumar a viver em casas feitas de palha? Novos distritos urbanos poderão ser construídos com solo e grama em vez de asfalto e cimento? Como os arquitetos lidam com a biodiversidade em diferentes escalas? Os métodos de construção do passado serão a chave para o futuro?

Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 13 de 17
Centro de Arquitetura Dinamarquês - Changing Our Footprint. Imagem © Rasmus Hjortshoj
Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 10 de 17
Centro de Arquitetura Dinamarquês - Changing Our Footprint. Imagem © Rasmus Hjortshoj

A exposição tem como objetivo fornecer uma visão tangível dos processos por trás do projeto de um edifício que avança em direção ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Expresso através dos projetos da Henning Larsen em todo o mundo, a exposição conduz os visitantes por diferentes estratégias e explorações de materiais que influenciaram o trabalho do escritório de arquitetura.


Artigo Relacionado

Projetando para o futuro: a arquitetura focada em inovação de Henning Larsen

Desde projetos biogênicos em pequena escala, como a escola em Djursland, até grandes centros logísticos de madeira, os estudos de caso mostram como o escritório gradualmente desenvolve suas estratégias através de estudos de novos materiais e pesquisas. A exposição também exibe modelos de futuros projetos de construção, exemplos de paredes isoladas com palha e janelas com ventiladores de capim-marinho. Os visitantes são convidados a interagir com a exposição e testar seus conhecimentos na classificação de materiais de acordo com sua pegada de carbono.

Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 3 de 17
Centro de Arquitetura Dinamarquês - Changing Our Footprint. Imagem © Rasmus Hjortshoj

"Estamos testando novos materiais e soluções em pequena escala e trabalhando para adaptá-los a projetos maiores. Nosso principal objetivo é transferir nossos métodos inovadores de pequenos edifícios de 200 metros quadrados para áreas de até 200.000 metros quadrados. Essa escalabilidade é nossa importante contribuição para alcançar o objetivo de reduzir a pegada de carbono da indústria da construção." - Eva Ravnborg, Sócia e Diretora de Mercado na Henning Larsen Architects

Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague - Imagem 4 de 17
Centro de Arquitetura Dinamarquês - Changing Our Footprint. Imagem © Rasmus Hjortshoj

Recentemente, a Henning Larsen revelou projetos para o maior centro logístico de madeira da Europa, na ilha holandesa de Flevopolder. Com mais de 150.000 metros quadrados, o projeto visa seguir os princípios de design circular para reduzir emissões e resíduos, ao mesmo tempo, em que proporciona condições de trabalho justas. O escritório também apresentou a proposta de projeto para a zona industrial de Bolzano, um plano diretor em grande escala que prioriza a reutilização adaptativa, a mineração urbana e a construção de madeira. Em um contexto similar, eles foram anunciados como os vencedores de uma competição para projetar um edifício no campus universitário de Torshvan, nas Ilhas Faroe.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Henning Larsen aborda sustentabilidade na arquitetura em exposição em Copenhague" [Henning Larsen Explores Climate-Friendly Architecture with New Exhibition at DAC in Copenhagen] 04 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010217/henning-larsen-aborda-sustentabilidade-na-arquitetura-em-exposicao-em-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.