Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial

As casas inteligentes (smart homes) se apropriam da tecnologia para brindar mais praticidade, economia, conforto e segurança para seus moradores. Com o ambiente automatizado, a rotina do lar é facilitada. Se antes isso parecia pertencer a um futuro muito distante, hoje os dispositivos inteligentes já estão mais acessíveis e podem ajudar a criar outro tipo de interação entre a moradia e seu habitante por meio das conexões Wi-Fi e Bluetooth.

Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 2 de 5Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 3 de 5Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 4 de 5Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 5 de 5Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Mais Imagens

Diferente de uma casa conectada, que precisa da intervenção do usuário para executar ações, as casas inteligentes são programadas para realizar as tarefas sem a necessidade da interação humana. Para que tudo isso se concretize, a base está na automação, ou seja, o controle é dado por um sistema - que pode ser um aplicativo no seu celular - que consegue centralizar as configurações e funcionamento de todos os aparelhos da casa, da televisão às luzes da garagem. Sendo assim, o primeiro passo está em definir qual assistente virtual você deseja, os mais comuns (e, por isso, os mais compatíveis com diversas marcas) são a Alexa (Amazon) e o Home (Google). O próximo passo está em adquirir os dispositivos que deseja e garantir que eles conversem com o sistema escolhido inicialmente.

Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 2 de 5
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena. Foto: © Maíra Acayaba

Antes de tornar a sua casa inteligente, vale ressaltar brevemente as vantagens de um lar automatizado. Com ele é possível ter mais segurança e praticidade ao poder controlar eletrônicos à distância, sendo possível desligar um ferro de passar roupa que ficou ligado, controlar alarmes ou programas as luzes da área externa para acender e apagar em horários fixos. O conforto pode ser dado pela programação no ar condicionado, que pode ser ligado minutos antes da sua chegada no lar, para ser recebido por uma brisa mais fresca, ou quando você coloca a cafeteira para preparar o seu café assim que o seu despertador tocar. A casa também se torna mais econômica ao ter seus eletrodomésticos e lâmpadas programados para funcionar nos horários necessários, evitando gastos dispensáveis. Por essas e outras, conheça os dispositivos disponíveis que indicamos para iniciar esta jornada no seu lar de forma prática:


Artigo Relacionado

Como a automação residencial afetará nosso futuro?

Assistente virtual

Fundamental para uma boa organização do sistema de automação na casa inteligente, o assistente virtual pode ser instalado como um aplicativo no seu celular ou, se você preferir, para os modelos mais comuns é possível comprar um Echo Dot (para a Alexa) ou um Google Nest Mini (para o Home).

Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 5 de 5
Foto de BENCE BOROS na Unsplash

Nobreak

Uma casa inteligente depende necessariamente da energia elétrica. Seja para ter a conexão estável com a internet ou para manter os equipamentos eletrônicos funcionando. Para isso, o nobreak é essencial, uma vez que protege os dispositivos contra quedas e oscilações de energia, evitando possíveis danos e garantindo o funcionamento dos aparelhos. 

Tomada inteligente

Indicada como um dos melhores dispositivos para começar a criar uma casa inteligente, estas tomadas são instaladas facilmente - e elas não precisam de nenhuma reforma para isso. Elas se conectam diretamente na rede elétrica e, por possuírem conexão Wi-Fi, elas permitem que qualquer eletrodoméstico que esteja conectado a ela possa ser ligado através do seu celular. Com ela é possível programar e agendar o ligamento e desligamento da energia, favorecendo o carregamento de dispositivos apenas em alguns horários durante o dia e poupando a energia elétrica, por exemplo.

Lâmpada inteligente

Acender e apagar uma lâmpada parece algo bastante monótono após lidar com uma lâmpada inteligente. Além dessas funções terem a opção de ser realizadas em horários definidos ou por comandos de voz, este dispositivo também apresenta dimerização (controle da intensidade do brilho), que pode ser configurado conforme a noite avança para tornar o ambiente mais aconchegante. Dependendo do modelo, você pode optar por cores mais quentes (tons amarelos) ou fria (tons brancos) de acordo com o uso que está acontecendo no ambiente e, até mesmo, fazê-lo piscar conforme a música que está sendo tocada.

Interruptor inteligente

Quem nunca sentiu uma enorme preguiça ao ter que levantar do sofá ou da cama para apagar a luz? Os interruptores inteligentes permitem que você faça isso exatamente da onde está utilizando a voz ou o celular. Você pode comprar o interruptor de parede ou um adaptador que conecta à rede elétrica e à chave existente. A principal vantagem está no fato de que ele não desliga a lâmpada inteligente da rede elétrica, ou seja, não desconecta ela das programações já realizadas. E um lembrete: este é o único produto que se recomenda a presença de um profissional para fazer a instalação.

Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 3 de 5
Foto de Sebastian Scholz (Nuki) na Unsplash

Fechaduras inteligentes

"Tranquei ou não tranquei a porta?", esqueça esta preocupação com fechaduras eletrônicas. Ao sair de casa, a porta é automaticamente trancada e ela pode ser aberta apenas por senhas, biometria ou reconhecimento de voz. Dependendo do modelo também é possível optar por um que tenha o sensor de presença, o qual no caso da porta se movimentar em algum momento não esperado, dispara um alarme de segurança. 

Ar condicionado inteligente

A diferença de um ar condicionado inteligente para um normal está na possibilidade de definir as configurações conforme as preferências do usuário. Agendar suas funções de ativação e desligamento, o controle de temperaturas e o modo de funcionamento. Ou seja, uma vez programado, você não precisa mais se preocupar diariamente com a função deste aparelho. Por exemplo, é possível que ele ligue momentos antes de você ir para o quarto, para refrescá-lo e desligue no meio da madrugada quando já não é mais tão necessário, economizando a energia e poupando que você desperte com o frio.

Robô aspirador

Para algumas pessoas, varrer e passar pano é uma atividade que exige muito esforço. Para um robô aspirador, não! Sucesso de público durante a pandemia, este equipamento ajuda a manter a casa mais limpa e dependendo do modelo pode ser controlado a distância, receber um cronograma específico para higienizar cada ambiente da casa, carregamento automático e até mesmo integração com os assistentes virtuais. 

Geladeira inteligente

Uma verdadeira ajudante na cozinha, a geladeira inteligente exige um investimento um pouco maior e também pode variar suas funções segundo o modelo. Elas vão desde o ajuste de temperatura à distância até escutar músicas, descobrir receitas ou saber quais alimentos estão em falta.

Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial - Imagem 4 de 5
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena. Foto: © Maíra Acayaba

Smart TV

Provavelmente um dos primeiros aparelhos inteligentes a entrar na casa da família brasileira, a Smart TV tem uma grande variação de oferta. Além dos tamanhos e qualidade de imagens, seus modelos podem incluir assistentes virtuais que ajudam a organizar toda a casa inteligente, plataforma de jogos online e outras funções que podem ajudar na rotina.

Câmeras de segurança

A função óbvia de uma câmera de segurança é o monitoramento da casa e, assim, aprimorar sua segurança mediante avisos ao proprietário e alarmes que podem soar no local. Além disso, muitas pessoas adotam o equipamento para observar os animais de estimação quando estes estão sozinhos na casa. Afinal, esses dispositivos geram imagens ao vivo que podem ser acompanhadas à distância pelo aplicativo dos fabricantes. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como criar uma casa inteligente: guia completo para iniciantes na automação residencial" 10 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010109/como-criar-uma-casa-inteligente-guia-completo-para-iniciantes-na-automacao-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.