São Caetano do Sul passa a oferecer transporte público gratuito a todas as idades

No dia 1 deste mês, São Caetano do Sul (SP) implementou a gratuidade nos ônibus municipais por meio do "Programa Tarifa Zero". Mais do que uma ação isolada, a iniciativa visa incentivar o uso do transporte público, proporcionando economia direta aos moradores e contribuindo para a qualidade do ar.

A cidade, que conta com oito linhas de ônibus, implementou a gratuidade para todos os passageiros, independentemente da idade ou residência. O prefeito, José Auricchio Júnior, destaca os impactos positivos nos aspectos de mobilidade, sociais, ambientais e econômicos para empregadores e funcionários. Empresas terão uma economia anual considerável, deixando de pagar vale-transporte, e os colaboradores não terão mais esse desconto na folha de pagamento.

A gestão espera reduzir a quantidade de carros nas ruas, diminuindo a emissão de carbono e poluição. Segundo a ANTP, automóveis poluem 17 vezes mais e consomem 13 vezes mais energia do que ônibus, considerando 1,3 ocupante por carro e 50 por ônibus.

São Caetano do Sul passa a oferecer transporte público gratuito a todas as idades - Imagem 2 de 2
Ônibus municipais de São Caetano terão tarifa zero. Foto: Alexandre Yort | PMSCS

A Tarifa Zero, aprovada unanimemente na Câmara em outubro, tem subsídios assegurados na LOA 2024, com um investimento projetado de R$ 2,9 milhões por mês. Esse custo será calculado mensalmente, e a cidade utilizará recursos provenientes de multas de trânsito e exploração de publicidade no sistema de transporte, sem criar novos impostos ou taxas. A gestão reafirma a conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Atualmente, a cidade tem 15 mil usuários por dia, e a prefeitura prevê um aumento da demanda com a gratuidade, acrescentando cinco ônibus à frota existente, totalizando 54 veículos.

São Caetano do Sul, conhecida pelo alto IDH, lidera o ranking de cidades sustentáveis e recentemente se destacou no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade. A cidade é pioneira no ABC paulista ao oferecer passe livre, sendo a mais populosa entre os 645 municípios do estado de São Paulo a adotar essa medida.

Fonte: Ciclovivo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "São Caetano do Sul passa a oferecer transporte público gratuito a todas as idades" 17 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009636/sao-caetano-do-sul-passa-a-oferecer-transporte-publico-gratuito-a-todas-as-idades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.