19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento

Ao transformar as áreas não utilizadas escondidas no telhado, pode-se acrescentar quartos extras, salas de jogos ou simplesmente obter um espaço de armazenamento mais acessível, sem a necessidade de mudança de residência ou de aprovação de projeto. Com mais partes de nossas vidas ocorrendo agora sob nossos próprios telhados, a demanda por espaço adicional proporcionado por uma conversão de sótão está mais alta do que nunca.

Sem a capacidade de alterar a inclinação do telhado, entretanto, as áreas de baixa altura de um sótão frequentemente permanecem inutilizáveis, e o espaço utilizável resultante é restrito pela altura mínima das funções que podem ser acomodadas. Ao posicionar características e atividades de baixa altura nestes cantos e recantos, os sótãos podem aproveitar ao máximo o espaço disponível.

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 2 de 2019 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 3 de 2019 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 4 de 2019 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 5 de 2019 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Mais Imagens+ 15



No entanto, os espaços convertidos em sótãos não são os únicos que enfrentam desafios de altura. O triângulo apertado de espaço encontrado sob as escadas é um elemento comum nos pesadelos pitagóricos dos arquitetos. No entanto, com uma simples e inteligente alteração, essas cavidades sob as escadas podem transformar sua altura restrita em uma vantagem. Apresentamos aqui 19 exemplos recentes de projetos de interiores que maximizam o uso desses espaços de altura reduzida.

Usando a inclinação do telhado para adicionar armazenamento

Flat in Zverynas / HEIMA architects

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 2 de 20
© Norbert Tukaj

O objetivo principal deste projeto era maximizar a entrada de luz na propriedade. No entanto, devido às principais paredes externas serem inclinadas, pouco espaço ficou disponível para armazenamento. Aproveitando ao máximo a parede inclinada sob as janelas, uma pequena fileira de prateleiras foi instalada ao longo da largura e profundidade do espaço de convivência e dos quartos. Isso permite que a casa da família permaneça organizada, com espaço de armazenamento sempre ao alcance.

Dots 2 Commercial Building and House / JYA-RCHITECTS

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 6 de 20
© Hwang Hyochel

Como uma instalação residencial de bairro, este prédio estreito oferece quartos pequenos para aluguel. Porém, encaixar o máximo possível de quartos e espaços compartilhados significa que há pouco espaço para armazenamento adicional. Parte do espaço do telhado foi removida para dar lugar a um terraço externo bem iluminado no andar de baixo, e a área restante dentro do sótão ficou ainda menor. Prateleiras foram recuadas, estendendo o espaço utilizável no sótão o máximo possível e mantendo o restante do espaço do piso aberto.

Casa F / Delugan Meissl Associated Architects

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 7 de 20
© Christian Brandstätter

Embora a cozinha aberta desta conversão rural não sofra com a falta de altura, ela utiliza cada centímetro quadrado do espaço disponível sob o telhado inclinado de maneira eficiente. Ao angularem as portas dos armários, foi possível criar uma parede completa de armazenamento de cozinha, com altura total e largura total.

Usando o espaço esquecido sob as escadas

Piil Tree House Retreat / Arsenit

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 8 de 20
© Yifan Liu

Com apenas 19m² de espaço distribuídos em apenas um andar e meio, as cabanas do Piil Tree House Retreat precisam aproveitar ao máximo um espaço reduzido. Com a necessidade de incluir cozinha, área de jantar, escritório e um caminho para o nível superior, tudo ao redor de uma cama de casal, os arquitetos utilizaram de forma inventiva o vão sob a escada como espaço de armazenamento ao lado da cama.

Elsternwick Penthouse / Office Alex Nicholls

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 3 de 20
© Rory Gardiner

À primeira vista, ao combinar duas coberturas, este projeto parece já ter espaço suficiente. Contudo, como uma casa intergeracional para a família, o suficiente nunca é realmente suficiente. A família se reúne neste amplo espaço por meio de uma 'espinha de biblioteca' que começa 'incorporada na escada', conforme explicam os arquitetos, abrigando suas coleções de livros, arte e artefatos para que todos possam compartilhar.

The Island Kitchen Home / G architects studio

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 9 de 20
© Daisuke Shima

Nem sempre as transformações demandam grande despesa e trabalho. Utilizando a viga de suporte já presente na escada, tudo o que este projeto precisou fazer para aumentar a usabilidade do espaço sob as escadas foi encaixar algumas prateleiras bem medidas, resultando em prateleiras abertas muito mais úteis.

Usando espaços de baixa altura como assentos

Casa CBO / MOLD Architects

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 5 de 20
© Giorgos Sfakianakis

Uma alternativa fácil para aproveitar os espaços encontrados sob as escadas é criar uma nova área de estar. Com a simples inclusão de um degrau baixo e uma almofada plana, este pequeno lar de planta aberta ganha um sofá de canto.

Apartamento MUSA / flipê arquitetura

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 10 de 20
© Carolina Lacaz

Ao utilizar a área baixa sob as escadas como assento e espaço de armazenamento adicional, o Apartamento MUSA consegue reservar os espaços mais altos para atividades mais elevadas, como a instalação de uma parede de escalada em uma área de jantar de altura dupla, para um cliente amante de esportes.

House HD / MDDM Studio

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 11 de 20
© Jonathan Leijonhufvud

O ângulo elevado do telhado desta casa geminada significa que apenas as bordas distantes do espaço de convivência do último andar apresentam perigo para a cabeça dos moradores. Ao posicionar um elemento de assento com as costas na base da inclinação, os usuários sentados dificilmente interferirão com o teto, seja ao sentar-se ou levantar-se.

Utilizando telhados inclinados para home office

Trabalhar em casa é outra atividade que fazemos sentados, e cada vez mais as casas tem que atender a essa necessidade. Ao se encontrarem de repente precisado de mesas em casa, muitos recorreram ao espaço de meia altura sob tetos inclinados.

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 4 de 20
© Francisco Nogueira

O Apartamento Casa do Arco, por exemplo, possui um espaço de convivência com pouquíssimas paredes externas retas, mas não tem problema em oferecer um escritório em casa, pois consegue posicionar uma ampla escrivaninha dupla em uma das bordas, que, de outra forma, seria inutilizável.

Casa M / Studio Atomic

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 12 de 20
© Sebastian Bach

Um mezanino elevado se torna o cenário perfeito para um espaço de trabalho domiciliar idílico na Casa M, posicionado com as claraboias do telhado ao nível dos olhos.

Levando espaços de baixa altura até o limite

Nhà Voi 7 Gardens House / DA VÀNG studio

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 13 de 20
© Minq Bui

Em muitas outras situações, as pessoas naturalmente usam apenas a área abaixo da altura da cintura. Esta casa, por exemplo, utiliza um nicho acolhedor sob a escada como uma lavanderia separada, já que os usuários precisam apenas se curvar ao utilizá-la.

Deventon Residence / Jolson Architecture and Interiors

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 14 de 20
© Lucas Allen

Uma pia de banheiro dupla – num ponto em que os usuários, com as mãos estendidas, formam triângulos com as formas de seus corpos – encaixa facilmente sob a parte mais baixa deste teto na Residência Deventon.

Apartamento Marvila / KEMA studio

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 15 de 20
© Eliza Borkowska (KEMA studio)

As obras de reforma no Apartamento Marvila incluíram a expansão da cozinha compacta e dos armários embutidos até a parte inferior do espaço de telhado já convertido, a fim de maximizar a seção mais alta entre eles.

Usando espaços de baixa altura para a inação horizontal do sono

Nicolai Paris Apartment / noa* network of architecture

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 16 de 20
© Antoine Huot

Outra atividade doméstica comum que raramente exige a altura total de um cômodo é o sono. Enquanto os usuários precisam de altura na cabeceira da cama para se sentarem confortavelmente, pouca altura é necessária acima do colchão na outra extremidade. Ao posicionar uma cama sob um teto baixo e inclinado, o Apartamento Nicolai Paris, por exemplo, consegue encaixar uma cama extra para hóspedes em seu apertado nível superior.

Garcia Apartment / Luis Paulo Andrade Arquitetos

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 17 de 20
© Manuel Sá

Este apartamento mostra que você não precisa de um teto inclinado para se beneficiar da altura reduzida de uma cama. A cobertura com mais de 6.000 pés quadrados não carece de espaço, mas ao adicionar camas extras em mezaninos sobre outras em três dos quartos, o apartamento consegue expandir sua capacidade para acomodar até 22 hóspedes.

Outros projetos com camas em locais baixos

Edifício Rosa / Aurora Arquitectos + Furo

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 18 de 20
© do mal o menos

A utilização de espaços de meia altura como quartos para bebês de até 1 ano

Casa Liang / Atelier ArchFAN

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 19 de 20
© Haiting Sun

Um uso de difícil identificação para esses espaços de altura reduzida, que deveria ser mais evidente, é destiná-los a áreas específicas para crianças. Sob um teto abobadado inclinado, por exemplo, esta casa consegue incluir um quarto infantil de dois andares.

House in Marutamachi / td-Atelier + ENDO SHOJIRO DESIGN

19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento - Imagem 20 de 20
© Matsumura Kohei

Em vez de estar situado sob um teto rebaixado, o quarto infantil no segundo andar desta casa é mais baixo em relação aos quartos vizinhos devido a um piso elevado. A diferença de altura de 600 mm permite que as crianças interajam mais confortavelmente com aqueles ao seu redor.

Encontre esses espaços internos de altura reduzida nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo faz parte de uma série do ArchDaily que explora características da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses destacaremos como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços interiores em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily agradecemos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "19 Soluções criativas para criar espaços internos de armazenamento" [Utilizing Low-Height Interior Spaces: 19 Creative Solutions for Extra Storage in Attics and Under Stairs] 03 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009378/19-solucoes-criativas-para-criar-espacos-internos-de-armazenamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.