Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© Francisco Nogueira

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de InterioresApartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada, CorrimãoApartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, MesaApartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Mais Imagens+ 27

  • Promotor: Campinoise
  • Cidade: Leiria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, localizado numa das praças mais emblemáticas da cidade de Leiria, a Praça Rodrigues Lobo, insere-se no núcleo histórico da cidade, num lote de gaveto, num edifício de 4 pisos completamente remodelado, sendo o último, onde se localiza o apartamento, as águas-furtadas.

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira

A intervenção nas águas-furtadas deste edifício do século XIX, com uma ampliação no início do século XX, datada de 1912, resultou numa amálgama de coberturas, com 6 águas com diferentes inclinações, consequência da menor intervenção possível exterior.

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira
Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Francisco Nogueira

A cliente contactou-nos durante o decorrer da obra, quando se deparou com um apartamento completamente descaracterizado, com uma cobertura idêntica a uma tenda de circo, perdida sobre que rumo tomar em relação ao desenho dos tectos e móveis. Na reabilitação do apartamento de 135m2 havia a necessidade de ter todas as zonas formais que uma habitação exige, sendo que tínhamos toda a receptividade por parte da cliente para trabalharmos em plano aberto, com toda a flexibilidade que isso permite.

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Imagem 32 de 32
Planta Baixa
Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira

O trabalho desenvolvido, de minúcia e detalhe, foi desde logo muito condicionado pela área disponível, resultante do trabalho de coberturas. Idealmente o número de águas seria reduzido ao mínimo, sem baixar muito o pé direito disponível. Conseguiu-se passar de 6 para 3 águas, mantendo todas as coberturas inclinadas à excepção do escritório, instalações sanitárias e hall de entrada. Este jogo de tectos acabou por permitir trabalhar o plano aberto de diferentes formas, marcando os espaços e introduzindo amplitude e contenção consoante a necessidade.

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Francisco Nogueira
Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Viga
© Francisco Nogueira

Uma vez definidos os tectos, e tendo cozinha, refeições, zona de estar, hall de entrada e escritório, tudo no mesmo espaço, optou-se por criar um ambiente uniforme, recorrendo a poucos materiais: chão em soalho de pinho, móveis do espaço social em contraplacado de bétula e paredes brancas. Na zona privada do apartamento, por serem espaços mais pequenos, diferenciou-se com lacados brancos e, mais uma vez todo o mobiliário desenhado à medida, aproveitando todos os espaços possíveis. Nas instalações sanitárias utilizaram-se as pias que foram possíveis de recuperar durante o decorrer da obra de todo o prédio.

Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva - Fotografia de Interiores, Mesa
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leiria, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Casa do Arco / ArquitecturaViva" 17 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963476/apartamento-casa-do-arco-arquitecturaviva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.