Apartamento Marvila / KEMA studio

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraApartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáApartamento Marvila / KEMA studio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos Líderes: Arch. Eliza Borkowska, Arch. Magdalena Czapluk
  • Engenharia: PROJECTINSPE – Certificação e Projectos, Unipessoal, Lda
  • Quantificação: GANDARA
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto localiza-se em Marvila, numa das mais antigas zonas industriais e operárias de Lisboa, num espaço que, não estando totalmente enquadrado na cidade, acabou por lhe pertencer de forma integral. Este bairro, chamado antigamente “Vila do Mar”, está num processo de regeneração urbana pelo qual se esperava desde há décadas.

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores
© Eliza Borkowska (KEMA studio)
Apartamento Marvila / KEMA studio - Imagem 26 de 32
Isométrica

O projeto teve como objetivo a transformação de um apartamento em sótão, sem condições de habitabilidade, num espaço luminoso e aberto com uma deslumbrante vista para o Rio Tejo, criando um género de “farol”, um abrigo no topo do edifício, que se relaciona com as vistas para o envolvente construído, à distância, enquadrado pelo céu e mar, desligando-se do distúrbio da cidade.

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores
© Eliza Borkowska (KEMA studio)

Visto a compartimentação interior disfuncional do apartamento e o muito mau estado da estrutura existente, tornou-se necessário substituir toda a cobertura e remodelar todo o interior do apartamento. Os únicos elementos possíveis de manter foram as vigas do pavimento e as paredes de empenas. Através de uma intervenção profunda e da alteração da geometria da escada conseguiu-se criar uma casa de banho completa e uma entrada no apartamento mais confortável e privada, corrigindo os defeitos preexistentes no espaço: a casa de banho localizava-se dentro do espaço de trapeira e o acesso ao apartamento era feito por um portão muito baixo.

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy
Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy

O objetivo principal deste projecto era a criação de um espaço o mais aberto e luminoso possível.  Para alcançar este objectivo, decidiu-se conter as zonas privativas – quarto e casa de banho – num volume independente e desconectado da cobertura, deixando o restante espaço ao aberto como espaço de estar – uma sala com kitchenette. A fim de manter a sala maximamente desimpedida, toda a arrumação e cozinha ficaram contidas num volume criado ao longo deste espaço – um elemento incorporado na empena, que ao mesmo tempo serve como proteção térmica adicional.  Através de um processo de subtração a este volume, foram criados dois nichos: um que serve como zona de bancada da kitchenette e outro que serve como zona de sofá, um recanto confortável que não sobrecarrega o espaço à volta e do qual podemos admirar toda a beleza da geometria cuidadosamente estudada do interior.

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy

Iluminámos o espaço introduzindo quatro novas janelas zenitais e duas trapeiras, dotando o espaço de muita transparência, reforçando deste modo a relação entre o interior e exterior.  Nas zonas onde não era possível introduzir iluminação directa, foram criadas pequenas faixas envidraçadas de iluminação indireta, igualmente durante o dia e noite, criando assim um ambiente especial no interior do apartamento. Adicionalmente, para multiplicar a percepção de espaço e luz, decidiu-se instalar espelhos de grandes dimensões em lugares particulares deste projecto.

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Alexander Bogorodskiy
Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy

Ao nível do ambiente, optámos por um design minimalista, com claridade e tons naturais, contribuindo assim para a sensação de espaço no apartamento. Sobre esta base essencialmente homogénea decidimos introduzir alguns elementos decorativos em metal e tijolo para trazer à memória o carácter industrial da zona.  

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy
Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy

Um ponto fundamental de qualquer um dos nossos projetos é a escolha cuidadosa e responsável dos materiais.  Neste projecto, utilizámos materiais sustentáveis e ecológicos, tais como: painéis de fibra de cimento, painel de fibras de madeira coloridas na massa, contraplacado, metal, plaquetas de tijolo e piso de madeira.

Apartamento Marvila / KEMA studio - Fotografia de Interiores
© Eliza Borkowska (KEMA studio)

Em resultado desta intervenção conseguimos criar um espaço funcional, luminoso e aberto, um espaço que deixa respirar e que, apesar do seu caráter moderno, vive o espírito da zona em que foi criado.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Afonso Annes Penedo, 1950-013 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Marvila / KEMA studio" 10 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996204/apartamento-marvila-kema-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.