Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023

No dinâmico cenário do desenvolvimento urbano contemporâneo, a arquitetura pública é uma força essencial na reformulação das cidades. Na verdade, esse elemento de regeneração urbana pode recuperar economias e reativar áreas comerciais. Nessa era de mudanças, as cidades da China se transformaram em centros financeiros, atraindo empresas e arquitetos de renome mundial que estão redefinindo esses horizontes. Por sua vez, essas metrópoles se tornam reflexos da inovação e de um estilo de vida do futuro.

As cidades da China se tornaram centros de modernidade como resultado de sua explosiva proeminência na economia mundial. As cidades se tornaram ímãs para maravilhas arquitetônicas que vão além da simples funcionalidade, desde a reinvenção incessante de Xangai até o renascimento cultural de Pequim. Bem como, o inegável surgimento de Shenzhen como um centro global de tecnologia, pesquisa, fabricação, negócios, economia, finanças, turismo e transporte, com o Porto de Shenzhen, o quarto porto de contêineres mais movimentado do mundo. Em geral, essas cidades são uma porta de entrada crucial para a compreensão da dinâmica de desenvolvimento em ambientes metropolitanos.

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 2 de 6Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 3 de 6Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 4 de 6Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 5 de 6Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Mais Imagens+ 1

Continue lendo para descobrir os quatro projetos de paisagens públicas construídas que estão mudando a estrutura arquitetônica da China.


Artigo Relacionado

Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China

1- Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 4 de 6
© CreatAR Images |Parque e Centro Cívico New Horizon High Land de Xangai / URBAN ARCHITECTURE

O novo Parque e Centro Cívico de Xangai é um projeto de renovação de um edifício antigo. O projeto está localizado em Gaojing, distrito de Baoshan, Xangai, em uma antiga e abandonada estação ferroviária de carga. O local é adjacente ao Ramal Ferroviário de Beiyang, uma linha férrea que atravessa o centro de Xangai, sendo cortado pelo tráfego de estradas, criando um espaço abandonado e negligenciado na trama urbana.

2- O·POWER Culture & Arts Centre / Shenzhen Huahui Design

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 3 de 6
© ZC Architectural Photography Studio | O·POWER Culture & Arts Centre / Shenzhen Huahui Design

A Usina de Energia Huazhong, localizada no distrito de Nanshan, na área da Overseas Chinese Town de Shenzhen, inicialmente abasteceu a região durante o rápido crescimento econômico de Shenzhen em 1989. Na verdade, ela foi desativada em 2006 para se alinhar ao desenvolvimento urbano e às preocupações ambientais. Como uma relíquia industrial, a renovação da fábrica concentrou-se em manter o tema e o esquema de cores predeterminados do parque, ao mesmo tempo que equilibrava as restrições ambientais, a funcionalidade e a integração paisagística. Baseando-se no significado histórico e de desenvolvimento do projeto, o design o posiciona como um futuro líder cultural dentro da comunidade artística da área de Overseas Chinese Town. Ao integrar cultura, arte e comunidade, procura estabelecer uma sala de estar urbana e um centro humanístico criativo que permitirá a reabertura do antigo centro de energia na cidade e servirá como fonte de inspiração.

3- Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 6 de 6
© Zhang Yong | Hangzhou Riverfront Public Space -the Fengyuan Station / TJAD Original Design Studio

Localizada na margem sul do Rio Qiantang, em Hangzhou, China, a Estação Fengyuan é um paraíso tridimensional para crianças e faz parte do projeto de renovação do espaço público de 12 quilômetros no distrito realizado pelo Original Design Studio of TJAD. Para solucionar os problemas das pistas de ciclismo e corrida planas e monótonas, falta de conexão entre o interior da cidade e a área ribeirinha e instalações de serviço limitadas, renovamos sincronicamente o espaço público ao redor da estação de serviços Fengyuan. Na densa floresta, selecionamos o local original de atividades para crianças e o projetamos em conjunto com a nova estação e paisagem.

4- Landscape Design of Shanghai Suhe MixC World / Lab D+H

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 2 de 6
© Luwei Teng | Projeto paisagístico do Shanghai Suhe MixC World / Lab D+H

O Parque do Rio Suzhou foi projetado para reconectar e revitalizar um edifício com seu parque vizinho e infraestrutura de transporte. Ao dedicar áreas significativas no nível do solo para uso público, o projeto reduz deliberadamente a proeminência da entrada original da zona comercial para enfatizar sua compreensão como um novo espaço público. De fato, tanto acima quanto abaixo do solo, todos os espaços disponíveis promovem a vegetação e o lazer. Por meio de várias intervenções arquitetônicas, o projeto se comunica com seu entorno e sua identidade.

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023 - Imagem 5 de 6
© Luwei Teng | Projeto paisagístico do Shanghai Suhe MixC World / Lab D+H

A evolução arquitetônica nas cidades dinâmicas da China reflete a influência global do país e seu compromisso com a inovação. Desde potências econômicas como Xangai e Shenzhen, a capitais culturais como Pequim, essas cidades são testemunhos vivos do progresso e da criatividade, moldando a vida urbana como a conhecemos hoje. Ao explorarmos as maravilhas arquitetônicas dentro dessas cidades, testemunhamos uma fascinante combinação de modernidade e design com propósito, mostrando o potencial ilimitado dos espaços públicos para inspirar e reconectar pessoas em todo o mundo.

Este artigo faz parte de uma série com curadoria do ArchDaily que se concentra em projetos construídos de nosso banco de dados agrupados sob temas específicos relacionados a cidades, tipologias, materiais ou programas. Mensalmente, destacaremos uma coleção de projetos que encontram um ponto em comum entre contextos anteriormente incomuns, revelando a profundidade da influência em nossos ambientes construídos. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023" [2023's Public Architecture in China: Exploring Emerging Hubs and Established Urban Centers] 10 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009376/arquitetura-e-espacos-publicos-da-china-projetos-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.