4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação

Há alguns anos, os arquitetos do Studio Bark, em colaboração com a Structure Workshop e a Cut and Construct, começaram a desenvolver a ideia de um kit de partes projetado para que qualquer pessoa com habilidades razoáveis ​​de construção pudesse construir sua própria estrutura. Este é o U-Build, um sistema modular feito de painéis de madeira trabalhados com a precisão de uma máquina de corte controlada por computador (CNC). Os painéis são entregues no local de construção em uma caixa compacta, prontos para serem montados, empilhados e parafusados para moldar as paredes, pisos e tetos. Apenas algumas ferramentas são necessárias, como um martelo de borracha, uma furadeira, uma fita métrica e um nível.

Embora esse sistema permita a construção de vários tipos de edifícios, seu alto nível de personalização encontra utilidade e eficácia particular em projetos habitacionais de variadas escalas. De uma pequena casa para um casal optando pela simplicidade, até uma cabana "off-grid" na floresta, uma extensão de uma casa georgiana e uma casa com eficiência energética com 3 quartos, U-Build deu vida a casas pré-fabricadas de madeira extraordinárias.

A simplicidade artesanal de uma pequena casa

No rastro da pandemia de COVID-19, como muitos em 2020, Connie e Jasper começaram a reavaliar seus planos, buscando um estilo de vida mais simples conectado à natureza. A intenção do casal de gerar menores emissões de CO₂ os aproximou do movimento Tiny House. Sua nova casa foi construída rapidamente e facilmente usando o sistema U-Build.

A casa sobre rodas, com aproximadamente 16 metros quadrados, foi meticulosamente projetada para incorporar todos os elementos essenciais: um quarto, uma cozinha funcional, um banheiro e espaços de armazenamento e lavanderia planejados de forma inteligente. Transportada para o local por um caminhão reboque, a casa é caracterizada pelo seu distintivo telhado em duas águas, complementado por móveis artesanais e um revestimento de cortiça exposta, uma característica valorizada por seus proprietários.

4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 19 de 25
Tiny Home for Jasper & Connie
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 20 de 25
Tiny Home for Jasper & Connie / Plan + Section
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 2 de 25
Tiny House for Jasper & Connie. Image © U-Build
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 4 de 25
Tiny House for Jasper & Connie. Image © U-Build
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 5 de 25
Tiny House for Jasper & Connie. Image © U-Build

Uma cabana para um retiro autossustentável

Unplugged.rest, uma empresa especializada em retiros de desintoxicação, colaborou com a equipe U-Build para instalar uma de suas cabanas no coração de uma floresta. A cabana 'Olive' funciona completamente fora da rede, alimentada por baterias e painéis solares, e inclui um banheiro de compostagem e um fogão a lenha.

Como todas as estruturas construídas com o sistema U-Build, especialmente aquelas que podem ser planejadas para serem temporárias, a cabana pode ser desmontada, realocada e reutilizada. Neste caso, as peças pré-fabricadas foram cuidadosamente montadas em pilares removíveis parafusados, eliminando a necessidade de concreto.

4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 21 de 25
Cabin for Unplugged.rest
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 22 de 25
Cabin for Unplugged.rest / Plan + Section
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 6 de 25
Cabin for Unplugged.rest. Image © Pasco Photography
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 7 de 25
Cabin for Unplugged.rest. Image © Pasco Photography
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 8 de 25
Cabin for Unplugged.rest. Image © Pasco Photography

Simplificar a ampliação doméstica com módulos pré-fabricados

As extensões de edifícios existentes se tornaram uma solução cada vez mais comum em um mundo onde a habitação está evoluindo de sua configuração tradicional para incorporar novas funcionalidades. Esses espaços adicionais não apenas aumentam a área disponível, mas também criam zonas versáteis para escritórios domésticos, áreas multiuso ou quartos adicionais.

O projeto Mill Lane é uma extensão de uma casa georgiana dos anos 1830, que foi desenvolvida anexando módulos U-Build às estruturas existentes. Concluída em colaboração com sua empresa irmã, Studio Bark, esta renovação amplia a seção traseira da casa, apresentando uma suíte de hóspedes no andar superior e uma cozinha aberta e área de jantar no térreo. Os componentes modulares foram cuidadosamente fabricados pela Cut and Construct e depois entregues na obra em formato flat-pack.

4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 23 de 25
Mill Lane Extension by Studio Bark / Drawings
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 10 de 25
Mill Lane Extension by Studio Bark. Image © U-Build
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 11 de 25
Mill Lane Extension by Studio Bark. Image © U-Build
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 13 de 25
Mill Lane Extension by Studio Bark. Image © U-Build

Uma casa modular ecológica de 3 quartos

Os módulos U-Build podem compreender toda a estrutura de um imóvel, incluindo pisos, paredes, tetos, divisórias internas e portas. No caso da Nest House, também produto da colaboração entre U-Build e Studio Bark, o sistema cria uma casa ecológica acessível de 3 quartos .

O projeto evita o uso de fundações de concreto, optando por pés de apoio modulares ajustáveis ​​e removíveis. A laje estrutural e o telhado são construídos a partir das caixas U-Build que se encaixam, e suas paredes têm 300 mm de espessura, apresentando impressionantes valores U de 0,15 W/m2k. A casa é alimentada por painéis solares, baterias e aquecimento infravermelho inteligente, reduzindo significativamente seu consumo de energia operacional.

4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 24 de 25
NestHouse by Studio Bark / Plans
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 25 de 25
NestHouse by Studio Bark / Sections
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 15 de 25
NestHouse by Studio Bark. Image © Jim Stephenson
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 16 de 25
NestHouse by Studio Bark. Image © Jim Stephenson
4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação - Imagem 17 de 25
NestHouse by Studio Bark. Image © Jim Stephenson

Saiba mais sobre esse revolucionário sistema de autoconstrução aqui.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Habitação modular. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "4 Construções modulares de madeira: tiny house, cabana, extensão e habitação" [4 Modular Wooden Homes: Tiny House, Cabin, Extension, and Dwelling] 26 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009265/4-construcoes-modulares-de-madeira-tiny-house-cabana-extensao-e-habitacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.