Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio

As interseções entre arte e arquitetura são muitas: a fruição estética, a composição de elementos formais, a relação com o lugar, a abstração, entre outras inúmeras. As combinações possíveis entre aspectos desses dois campos do conhecimento faz com que cada escritório de arquitetura (ou artista) destaque-se em sua prática e linguagem. O Diogo Aguiar Studio é um dos escritórios de arquitetura que explora esses cruzamentos entre arte e arquitetura, e distende os contornos que separam um campo do outro.

Essa atuação entre arquitetura e arte informa e move cada projeto, resultando em um trabalho que não apenas busca atender as necessidades funcionais, mas também explora novas fronteiras no que diz respeito à pesquisa espacial. Destacam-se especialmente a pesquisa material e sensorial de espaços arquitetônicos e artísticos imersivos.

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 2 de 15Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 3 de 15Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 4 de 15Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 5 de 15Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Mais Imagens+ 10

Fundado em 2016 por Diogo Aguiar – previamente co-fundador da LIKEarchitects, cujo interesse também era a provocação e exploração da arquitetura –, o escritório conta com uma pequena equipe composta por Daniel Mudrák, Adalgisa de Castro Lopes, João Teixeira, Claudia Ricciuti, Marta Bednarczyk, Aiala Bastero Acha, Mario Basurko Rico e Mia Martina Pei. Apesar do time enxuto, projetos de grandes áreas são concebidos com a mesma competência e qualidade. Frequentemente, o Diogo Aguiar Studio colabora com outros escritórios, o que indubitavelmente enriquece a prática. O intercâmbio de repertórios e métodos amplia a experiência daqueles envolvidos no processo, o que espelha, de certa forma, o constante interstício entre os campos da arte e arquitetura que pauta a atuação do estúdio.

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 9 de 15
Museu Temporário Roy Lichtenstein © Fernando Guerra | FG+SG

A palavra que parece unir os dois campos – pelos vários significados que assume – é abstração. Recorrente nas defesas de projeto e na descrição do site do escritório, a abstração de formas e referências intensifica a geometria como partido ao mesmo tempo em que abre campo para leituras e associações diversas do observador. Por exemplo, a instalação Start é baseada na divisão de um icosaedro, apenas sugerido aos transeuntes. Enquanto a estrutura é montada em módulos metálicos cruciformes – assumidamente inspiradas em Mies van der Rohe –, o aspecto geral não deixa de lembrar as esculturas-pinceladas de Mark di Suvero.

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 6 de 15
Spring Rain, Mark di Suvero (Mannheim, Alemanha, 1992) © Immanuel Giel via Wikimedia Commons

O paralelo com a arte é mais anunciado em instalações temporárias, monumentos e projetos de pequena escala, mas demonstram o processo especulativo do escritório para com o espaço onde se inserem as obras. Além disso, também informam uma linhagem de referências que se apresentam em elementos de cada projeto, seja sua área e programa pequenos e simples ou grandes e complexos.

A escala reduzida e o caráter temporário permitem maior experimentação material e formal, e os projetos constantes – porém nunca repetitivos – de expografia servem como um exercício de criação e ressignificação do espaço e dos materiais que o constituem, o que derradeiramente amplia a concepção da arquitetura “fixa”. Ademais, a própria demanda de projetos menores ou temporários também é o que permitiu que o escritório pudesse atuar de maneira destacada e ser eleito uma das Melhores Práticas de Arquitetura de 2023.

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 12 de 15
Edifício para Enoturismo © Fernando Guerra | FG+SG

A fluidez entre o conceito e a materialização prática é uma característica marcante nos projetos desenvolvidos pelo Diogo Aguiar Studio. A ampla variedade formal dos projetos e o uso diverso de cores e materiais resulta numa igualmente vasta experiência arquitetônica para aqueles que ocupam (ou circundam) as obras. Valendo-se de preceitos básicos da arquitetura – luz e sombra, fechamento e abertura –, o grupo segue criando espaços e sensações únicas a cada projeto. Esta abordagem também faz parte da postura arquitetônica do estúdio: a investigação espacial.

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 7 de 15
Casa Pavilhão / Andreia Garcia Architectural Affairs + Diogo Aguiar Studio © Fernando Guerra | FG+SG

Com a compreensão de que a arquitetura configura espaço, a exploração material e sensorial dos projetos questiona e testa o espaço a todo instante, o que leva a um portfólio extenso de soluções e ambientes que transmitem sentidos variados. O intuito segue o mesmo, a investigação do espaço, e a partir dele, desenrolam-se os aspectos pelos quais essa investigação se dá. A imersão espacial – que já implica a ideia de arquitetura – pode mobilizar os ocupantes através de arquétipos, citações arquitetônicas ou ressignificação de materiais ou objetos conhecidos, como um ready-made de Marcel Duchamp.

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 14 de 15
Museu Temporário Paula Rego / Diogo Aguiar Studio + João Jesus Arquitectos © Fernando Guerra | FG+SG

A atuação atual e fresca do Diogo Aguiar Studio rendeu-lhe uma lista de indicações em premiações europeias desde seu surgimento, com vitórias nos Leonardo Award (2019), na VIII Minsk International Biennale of Young Architects e o Europe 40 Under 40 (2019), do European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies. A ambivalência entre fixo e temporário, pequena e grande escala, arquitetura e arte impede uma definição rígida da produção do estúdio, e talvez por isso mesmo, suas obras sejam tão ricas formalmente e tão diferentes entre si.

Start

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 2 de 15
Start © Fernando Guerra | FG+SG

Casa Pavilhão / Andreia Garcia Architectural Affairs + Diogo Aguiar Studio

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 3 de 15
Casa Pavilhão / Andreia Garcia Architectural Affairs + Diogo Aguiar Studio © Fernando Guerra | FG+SG

Museu Temporário Nadir Afonso

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 4 de 15
Museu Temporário Nadir Afonso © Ivo Tavares Studio

Pavilhão no Jardim do Museu de Serralves

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 5 de 15
Pavilhão no Jardim do Museu de Serralves © Francisco Nogueira

Museu Temporário Roy Lichtenstein

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 8 de 15
Museu Temporário Roy Lichtenstein © Fernando Guerra | FG+SG

Prudêncio Studio / Diogo Aguiar Studio + Andreia Garcia Architectural Affairs

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 10 de 15
Prudêncio Studio / Diogo Aguiar Studio + Andreia Garcia Architectural Affairs © Fernando Guerra | FG+SG

Edifício para Enoturismo

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 11 de 15
Edifício para Enoturismo © Fernando Guerra | FG+SG

Museu Temporário Paula Rego / Diogo Aguiar Studio + João Jesus Arquitectos

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 13 de 15
Museu Temporário Paula Rego / Diogo Aguiar Studio + João Jesus Arquitectos © Fernando Guerra | FG+SG

Fernando Guerra | Dupla Exposição

Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio - Imagem 15 de 15
Fernando Guerra | Dupla Exposição © Fernando Guerra | FG+SG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Dissolver os contornos entre arte e arquitetura: conhecendo a obra de Diogo Aguiar Studio" 19 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009262/dissolver-os-contornos-entre-arte-e-arquitetura-conhecendo-a-obra-de-diogo-aguiar-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.