MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica

Sete escritórios de arquitetura, incluindo o MVRDV, projetaram edifícios independentes no aguardado masterplan para o empreendimento Lake Side em Bruxelas. Para garantir a diversidade, o masterplan busca promover uma vida mais densa e vibrante no distrito de Tour & Taxis, oferecendo diferentes serviços aos moradores, além de espaços de trabalho e um parque de nove hectares. O masterplan foi coordenado pelo MVRDV, que também projetou um dos 17 edifícios que fazem parte do empreendimento.

MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 2 de 6MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 3 de 6MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 4 de 6MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 5 de 6MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Mais Imagens+ 1

O distrito Tour & Taxis se localiza perto da Estação Norte de Bruxelas e deverá se tornar um lugar dinâmico para viver e trabalhar. O masterplan para o Lake Side inclui várias opções de moradia, incluindo apartamentos de coabitação, além de locais de trabalho, instalações de lazer e espaços públicos verdes. É dividido em três partes: a porção leste do terreno possui um campus de escritórios mistos e habitação; a parte do meio compreende uma jardim público ladeado por 14 edifícios que produzem a energia que consomem.

MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 5 de 6
Courtesy of RZ Graphics | MVRDV

Finalmente, a terceira porção do masterplan integra o bairro ao Parque Tour & Taxis e inclui o "Edifício do Parque". Em colaboração com o arquiteto coordenador Bureau Bouwtechniek, o MVRDV está trabalhando com outras seis equipes para tirar o masterplan do papel. As equipes incluem três escritórios belgas (Binst Architect, Polo e Hub) e três dinamarqueses (3XN, Cobe e Effekt Arkitekter).

O tijolo é o material mais usado nos edifícios, buscando uma continuidade com o estilo arquitetônico tradicional do região. Em relação ao paisagismo, o Bureau Bas Smets apresentou três abordagens, uma para cada porção do masterplan: uma floresta sombreada na seção leste, pequenas colinas no jardim público central e um parque que ocupa o restante da área.

MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 2 de 6
Courtesy of RZ Graphics | MVRDV
MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica - Imagem 4 de 6
Courtesy of MVRDV

O MVRDV já projetou muitos edifícios e masterplans em todo o mundo. Recentemente, a renovação do Centro de Mulheres e Crianças de Shenzhen foi concluída e já está aberta ao público. Situado no distrito de Futian em Shenzhen, o projeto compreende uma torre de uso misto com uma variedade de funções públicas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "MVRDV projeta masterplan para distrito Tour & Taxis em Bruxelas, Bélgica" [MVRDV Transorms the Tour & Taxis District in Brussels with Qualitative Masterplan] 31 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008826/mvrdv-projeta-masterplan-para-distrito-tour-and-taxis-em-bruxelas-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.