Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa

A terra compactada é um dos métodos mais antigos de construção de paredes e ainda possui um grande potencial na construção moderna com terra. Um aspecto desse potencial são suas cores e camadas, que se tornam visíveis à medida que as fôrmas são removidas. Como um processo que envolve a compressão camada por camada de cascalho, areia, silte e argila, sua aparência resultante é uma estratificação horizontal de tons de terra, conteúdo material e procedimentos de cura. Essa aparência colorida das paredes de terra compactada pode ser controlada e explorada por meio de padrões, textura, pigmentação e cores naturais da argila, oferecendo uma oportunidade para ampliar seus limites na arquitetura.

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 2 de 12Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 3 de 12Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 4 de 12Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 5 de 12Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Mais Imagens+ 7

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 4 de 12
Exploração de cores de terra batida com padrões ondulados. Imagem © Hive Earth

As diferentes cores das paredes de terra compactada resultam das distintas propriedades do solo encontradas nas regiões. O tipo de solo não apenas afeta as propriedades mecânicas das camadas compactadas, onde há uma relação direta entre a densidade seca e a resistência à compressão do material (quanto mais denso o material, maior sua resistência), mas também influencia a aparência das paredes. Isso ocorre porque a argila natural apresenta diferentes cores, incluindo vermelho, branco, amarelo e roxo. Isso a torna personalizada em relação à riqueza de seus recursos de solo e questiona até que ponto a pigmentação é necessária para criar variação em suas camadas.

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 8 de 12
Cubo de teste de taipa pigmentada de Tobias Helmersson. Imagem © Tobias Helmersson

Em um workshop conduzido por Erika Alatalo, uma arquiteta finlandesa, em colaboração com Doedoe, um artista gambiano, na vila de Karsi Kunda, no extremo leste da Gâmbia, eles se concentraram na construção de paredes de terra compactada. Essa técnica de construção era desconhecida pela comunidade na época. O workshop tinha como objetivo estudar o impacto das cores naturais de argila já presentes na vila, bem como os efeitos de pigmentos introduzidos no tipo de solo. Dada a diversidade das cores da argila local, eles compactaram cada camada com uma cor diferente para uma iteração. Na outra iteração com pigmentos introduzidos, a aparência variou. Os pigmentos vermelho e preto criaram uma cor forte, enquanto os pigmentos amarelo, azul e branco simplesmente desapareceram na mistura. Apesar dos efeitos impressionantes dos pigmentos vermelho e preto, a arquiteta percebeu que eles não se misturavam bem ou não pareciam tão bonitos quanto aqueles criados pelas variações naturais de argila.


Artigo Relacionado

Construção em taipa: 15 projetos impressionantes

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 12 de 12
Usando diferentes cores de argila nesta parede de taipa. Imagem © Erika Alatalo

A mistura eficaz de pigmentação na terra compactada foi uma questão de pesquisa explorada por Tobias Helmersson, um estudante da Escola de Arquitetura de Chalmers, na Suécia, em 2021. Ele realizou testes usando óxido de ferro vermelho, óxido de ferro preto e ocre amarelo em quantidades variadas em cubos pequenos. Curiosamente, o ocre amarelo resultou em uma diferença visual mínima em comparação com os outros, provavelmente porque combinava com a cor de sua amostra de terra. Por meio de sua pesquisa, ele descobriu que permitir a erosão na fachada das paredes de terra compactada pode criar um gradiente de cor. Quando água de alta pressão é aplicada a um cubo de terra compactada vermelha, o pigmento erodido aparece menos vermelho do que a superfície não erodida. Isso indica que a cor da terra compactada muda à medida que a profundidade da erosão aumenta.

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 7 de 12
Testes de pigmentação com óxido de ferro vermelho, óxido de ferro preto e ocre amarelo de Tobias Helmersson. Imagem © Tobias Helmersson
Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 3 de 12
Cubo de teste de taipa pigmentada de Tobias Helmersson. Imagem © Tobias Helmersson

O impressionante trabalho de Joelle Eyeson e sua empresa de construção com terra compactada, Hive Earth, em Gana, mostra maestria na harmonia e contraste usando cores naturais de argila e pigmentos. A Hive Earth se esforça para construir habitações acessíveis e ecologicamente corretas na África Ocidental, utilizando materiais localmente disponíveis. Sua exploração de cor desafia as percepções e preferências das pessoas em relação aos materiais terrosos. Eles projetam habilmente camadas com ondas e texturas naturais, misturando tons de terra e criando contrastes marcantes com pigmentação. Cada parede é intencionalmente elaborada, transformando-a em uma obra de arte, e cada parede moldada dentro de uma fôrma é única. Em uma entrevista anterior ao ArchDaily, Joelle explica: "Muitas das cores que você vê nas paredes são cores naturais da terra. Em Gana, temos uma ampla variação de terra, o que nos permite obter tons de bege claro, cinza, vermelho e até preto. Às vezes, se solicitado pelo cliente, adicionamos pigmentos de óxido de ferro para criar cores mais vivas".

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 9 de 12
Exploração de cores de terra batida com padrões ondulados. Imagem © Hive Earth
Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 2 de 12
Amostra de terra batida. Imagem © Hive Earth

Os acabamentos das paredes de terra compactada possuem uma qualidade quente, com cada iteração mostrando a riqueza de vários solos. O interior do restaurante Nando's em Chesterfield é um exemplo primordial de como argila pigmentada pode ser usada para criar cores vibrantes e texturas robustas, melhorando o ambiente de refeições. Outra aplicação notável é vista no Hundertwasser Park Centre, Kawakawa, Nova Zelândia. Sua camada colorida é uma representação direta de vistas específicas da paisagem local, incluindo enseadas do oceano e nuvens. A versatilidade da terra compactada se estende para além dos edifícios sendo vista também em móveis e acessórios de interiores. O Local Collective, por exemplo, projetou bancos de terra para o Festival de Arquitetura de Londres e Network Rail, sobrepondo diferentes cores de terra local. Este espaço público permite que as pessoas experimentem e sintam as qualidades naturais do material.

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 5 de 12
Parque Te Hononga Hundertwasser, Kawakawa Paredes de taipa. Imagem © Sirewall

A integração de técnicas de construção mais modernas na implantação de paredes de terra compactada é a base para explorações futuristas. Embora tenha limitações, a natureza maleável da terra compactada enfatiza a necessidade de ser moldada e projetada em várias formas dentro da arquitetura. Portanto, explorar a harmonia e o contraste entre as cores naturais da terra e a pigmentação serve como ponto de partida para reintroduzir esse elemento no design contemporâneo. Tal abordagem destaca a necessidade de processos artísticos intencionais dentro das práticas de construção padronizadas e desafia as percepções dos usuários sobre materiais feitos com terra local no sul global.

Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa - Imagem 10 de 12
Parque Te Hononga Hundertwasser, Kawakawa Paredes de taipa. Imagem © Sirewall

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Misturando cores naturais da argila e pigmentação artificial em paredes de taipa" [Designing the Appearance of Rammed Earth Walls: The Interplay Between Natural Clay Colors and Pigmentation] 18 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008596/misturando-cores-naturais-da-argila-e-pigmentacao-artificial-em-paredes-de-taipa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.