Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável

Semelhante a um camaleão que muda de cor para se misturar com seu ambiente, a arquitetura deve constantemente evoluir e se adaptar às demandas em mudança. Há algumas décadas, as casas costumavam ser associadas apenas à vida privada e ao descanso, enquanto os espaços de trabalho eram exclusivamente projetados apenas para isso: trabalho. Era comum que cada uso fosse separado em seu próprio quarto, tornando espaços fechados e rígidos a norma padrão para os arquitetos seguirem. Isso é, é claro, até que novos padrões de vida e trabalho tenham borrado essas fronteiras para responder às tendências contemporâneas.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 2 de 11Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 3 de 11Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 4 de 11Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 5 de 11Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Mais Imagens+ 6

A expansão demográfica, a fragmentação da família nuclear, orçamentos apertados e maior expectativa de vida se traduziram em espaços menores e mais lotados com várias necessidades programáticas [1]. E com a pandemia de COVID-19 fortalecendo o trabalho remoto e relegando muitos a passar a maior parte do tempo em ambientes fechados, a qualidade desses espaços tornou-se ainda mais relevante para o bem-estar físico e mental [2].

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 2 de 11
Superlofts / Marc Koehler Architects. Image © Marcel van der Burg

Então, como os espaços se reinventaram para atender às tendências sociais atuais? No final das contas, tudo se resume à arquitetura adaptável, flexível e multiuso. Em vez de projetar espaços para funções específicas, cada vez mais os arquitetos estão criando ambientes que podem atender a uma ampla gama de usos. Isso explica, por exemplo, o popular conceito de cozinha aberta ou o surgimento do design modular, ambas as iniciativas que permitem um estilo de vida híbrido. Acomodando mudanças, é comum que casas modernas tenham um quarto que também funciona como escritório em casa, um banheiro que também funciona como área de lavanderia ou uma cozinha que serve simultaneamente como sala de jantar. Dessa forma, diferentemente da habitação convencional - a configuração rígida tende a restringir essas possibilidades espaciais -, os edifícios híbridos são capazes de integrar uma variedade de funções complexas relacionadas ao trabalho e aos hobbies.

Transformador, multiuso e evoluindo: a habitação está se adaptando aos ocupantes, e não o contrário. Como se estivesse brincando com os blocos de construção, adaptamos os quartos para atender às nossas necessidades, buscando modularidade máxima para o espaço. -Saint-Gobain

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 3 de 11
Topo's Shed Workspace and Housing / Pía Mendaro. Image © Manuel Ocaña

Em relação aos espaços de escritórios, arquitetos enfrentaram um desafio importante: criar ambientes que melhorassem a produtividade e a colaboração, mas que também fossem projetados para uma nova realidade. No início da pandemia, isso se tratava mais de criar um ambiente seguro com contato humano limitado para minimizar as infecções. Hoje, a tendência evoluiu para repensar toda a paisagem dos locais de trabalho, deixando para trás o modelo tradicional para integrar áreas destinadas a colaboração, lazer e relaxamento por meio de configurações adaptáveis.

"O design de interiores está permitindo que os espaços de trabalho evoluam", diz Virginie Lasalle, professor de design de interiores da Escola de Design da Universidade de Montreal. "Agora, mais híbrido, eles precisam ser projetados para atender às necessidades específicas de seus usuários". Afinal, à medida que mais pessoas trabalham em casa e preferem empregos híbridos, é imperativo que os empregadores forneçam condições atraentes, promovendo conforto, flexibilidade e interação dentro de um espaço.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 4 de 11
Armazem Cowork / oitoo. Image © Ricardo Loureiro

A flexibilidade é sinônimo de sustentabilidade e bem-estar

Para que um edifício seja sustentável, seus arquitetos e designers precisam considerar seu impacto a longo prazo. De fato, essa é uma parte importante de programas como o LEED, um sistema de certificação de construção orientado para a ecologia que considera, entre outros fatores, o compromisso de longo prazo como padrão ao certificar edifícios [3]. Os fatores de usabilidade nesse impacto a longo prazo, como um espaço multiuso será mais sustentável ao longo do tempo, porque pode mudar facilmente e se adaptar às novas necessidades. Além disso, ao concentrar múltiplas funções relacionadas à vida cotidiana -como é o caso deste projeto de habitação de estudantes- ambientes multifuncionais requerem menos viagem e deslocamentos, o que é sempre bom para reduzir as emissões de carbono.

Então, o que faz um edifício sustentável? Simplificando, é um que tem um impacto ambiental mínimo ao atender simultaneamente às várias necessidades de seus ocupantes. – Sustainability project area, University of Queensland [4].

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 5 de 11
Once-Abandoned Chinese Cloth Factory Refurbished Into a Thriving Cultural Center/ O-Office. Image © Laurian Ghinitoiu

Ao mesmo tempo, um dos maiores benefícios da arquitetura híbrida e adaptável é a necessidade reduzida de novas construções. Edifícios que são incapazes de atender às necessidades enfrentam o risco de serem demolidos a longo prazo, o que geralmente resulta em enormes quantidades de resíduos, poluição e emissões de carbono [5]. Pelo contrário, projetos híbridos que acomodam diferentes requisitos se encaixam no conceito de reutilização adaptativa, que se refere a espaços que podem ser reutilizados para um propósito que não seja o que eles foram originalmente construídos. Como o arquiteto Carl Elegante disse uma vez: "o edifício mais sustentável é o que já está construído". E, de acordo com Planet Ark, uma das organizações ambientais mais respeitadas da Austrália "," edifícios projetados para reuso reduzem emissões em 88%"[6] .

Um edifício sustentável não é aquele que deve durar para sempre, mas que pode se adaptar facilmente à mudança. - Peter Graham, Environment Design Guide, Royal Institute of Australian Architects [7].

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 6 de 11
Former warehouse is transformed into a family home / Ian Moore Architects . Image © Rory Gardiner

Da mesma forma, como sugerido pela Rede Europeia de Observação para o Desenvolvimento Territorial e Coesão (ESPON), "reutilizar espaços e edifícios pode ser visto como uma maneira eficaz de reduzir a expansão urbana e seus impactos ambientais e manter os bairros ocupados e vitais" [8]. Os edifícios híbridos, portanto, tendem a andar de mãos dadas com a sustentabilidade, o que é crítico no meio de uma crise climática em andamento. Mas, além do impacto ambiental, a arquitetura adaptável também está ligada ao bem-estar humano. Casas e espaços de trabalho que hospedam várias funções aprimoram estilos de vida flexíveis, facilitam a interação humana, capacitam os usuários e incentivam uma ampla gama de atividades.

Como os espaços podem responder a um estilo de vida híbrido?

Ambientes híbridos certamente podem abrir caminho para um ambiente mais sustentável e saudável. Mas, para fazer isso, certos critérios devem ser atendidos. Para maximizar o bem-estar, por exemplo, é crucial priorizar a luz natural; isso não apenas contribui para espaços mais atraentes, mas também foi provado melhorar os ritmos circadianos, padrões de sono, produtividade e saúde física e psicológica geral [9]. Incorporar inovações como a solução de vidro Eclaz® da Saint-Gobain é uma boa maneira de otimizar o acesso à luz do dia em interiores [10], mantendo altos níveis de isolamento e, se necessário (para grandes janelas de área), adaptando a renda solar para o superaquecimento do verão. O conforto interno realmente deve ser gerenciado de maneira holística, especialmente em espaços híbridos.

Além disso, além de ter uma estrutura aberta e flexível, os edifícios multiuso devem incorporar elementos de design que permitem uma adaptação fácil, mantendo qualidade, durabilidade e segurança. O Priva-Lite® da Saint-Gobain, por exemplo, é um vidro inteligente que pode mudar instantaneamente de um estado translúcido para um transparente com um clique, mantendo altos níveis de luz enquanto separa visualmente os espaços abertos [11]. Essa flexibilidade é especialmente adequada para espaços de trabalho, instalações de saúde ou outras configurações que precisam responder continuamente (e com segurança) a diferentes necessidades, pois permite que os usuários mantenham uma sensação de privacidade ou promovam a colaboração em um espaço aparentemente aberto.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 7 de 11
Saint-Gobain's PRIVA-LITE®. Image Courtesy of Saint-Gobain

Em uma nota semelhante, o Placo® Modulo se adapta a novas necessidades e maneiras de trabalhar, consistindo em partições leves, móveis ou fixas que permitem aos usuários criar, reorganizar ou separar espaço em várias configurações. Os painéis têm acabamentos sóbrios e podem brincar com cor e transparência, dando lugar a uma sensação de abertura ou privacidade quando necessário [12].

Para ajudar os arquitetos a projetar espaços híbridos que melhorem a sustentabilidade e o bem-estar, abaixo, apresentamos uma seleção de interiores capazes de servir várias funções. Todos eles incorporam soluções Saint-Gobain, do isolamento a sistemas inovadores de vidro.

Armazem Cowork / oitoo

O que costumava ser um antigo armazém agora é um escritório de trabalho moderno e adaptável. Usando cortinas como partições, o espaço responde às necessidades de mudança, seja para aprimorar a colaboração ou a privacidade.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 8 de 11
Armazem Cowork / oitoo. Image © Ricardo Loureiro

Broissin Toreo Offices / BROISSIN

Esse espaço corporativo pós-pandemia integra vários programas em um espaço aberto, variando de uma estação de café e salas de reuniões, a zonas vegetadas e áreas de estar confortáveis.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 9 de 11
Broissin Toreo Offices / BROISSIN. Image © Alexander D'La Roche

Stacked Student Housing / Thirdspace Architecture Studio

Localizado em um pequeno local, o projeto de habitação estudantil teve que concentrar diferentes usos em uma área mínima do piso. Para isso, uma série de espaços semiprivados é organizada verticalmente em torno de uma área comum flexível que permite que os alunos realizem várias atividades diárias.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 10 de 11
Stacked Student Housing / Thirdspace Architecture Studio. Image © Hermant Patil

The Garden / Eike Becker Architekten

Assim como muitos interiores contemporâneos, essas moradias deixam para trás o modelo de habitação fechado tradicional, gerando áreas de estar abertas e espaçosas que podem integrar mais de uma função.

Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável - Imagem 11 de 11
The Garden / Eike Becker Architekten . Image Courtesy of Eike Becker Architekten

Considerando que gastamos 90% do nosso tempo em ambientes fechados, os arquitetos são responsáveis por criar espaços que promovam o bem-estar humano e ambiental. Nesse sentido, os espaços híbridos se tornaram mais relevantes do que nunca, tornando-se a nova norma em um mundo em rápida mudança -com necessidades e complexidades variadas.

Referências

[1] Saint-Gobain. Our lives are evolving. . . our homes too! Julho 2019. Disponível neste link.
[2] Saint-Gobain. HOME: Working spaces to promote everyone's well-being. Disponível neste link.
[3] U.S. Green Building Council. Long-term commitment. Disponível neste link.
[4] Sustainability - University of Queensland. Better buildings: Designing solutions for sustainable architecture. Disponível neste link.
[5] Anupa Manewa. Adaptable buildings for sustainable built environment. October 2015. Disponível neste link.
[6] Planet Ark. Building designed for reuse reduces emissions by 88%. November 2020. Disponível neste link.
[7] Peter Graham. Design for adaptability - an introduction to the principles and basic studies. February 2005. Disponível neste link.
[8] ESPON. Reuse of spaces and buildings. May 2020. Disponível neste link.
[9] Cynthia Cobb. What to know about the health benefits of sunlight. November 2020. Disponível neste link.
[10] Saint-Gobain. ECLAZ®. Disponível neste link.
[11] Saint-Gobain. Offices, conference halls. Disponível neste link.
[12] Saint-Gobain. Placo® innovates and launches its first range of movable partitions: Placo® Modulo. January 2021. Disponível neste link.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Projetos multiuso: espaços híbridos para um futuro sustentável" [Multi-Purpose Design: Hybrid Spaces for a Sustainable Future] 11 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008262/projetos-multiuso-espacos-hibridos-para-um-futuro-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.