Psicoarquitetura: uma intervenção de Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona

De 14 de setembro a 8 de outubro de 2023, estará em cartaz Psicoarquitectura no Pavilhão Alemão de Mies Van der Rohe e Lilly Reich em Barcelona. A Fundação Mies van der Rohe em colaboração com a LAB 36 e a Galeria Senda apresentam esta intervenção artística temporária do artista e arquiteto Oscar Abraham Pabón que aborda a materialidade desta obra icônica do movimento moderno a partir de sua dimensão interpretativa e psicológica.

No âmbito da Barcelona Gallery Weekend e do festival Swab, o projeto Psicoarquitetura propõe uma nova interpretação do Pavilhão Alemão de Barcelona a partir da psicologia, refletindo sobre a relação entre as formas desenhadas nas paredes do edifício e as manchas do teste de Rorschach. Investigando a materialidade construtiva a partir dos tijolos, suas camadas e fragmentos, a intervenção de Oscar Abraham Pabón é abordada em dois atos: um introdutório e como referência, e outro que envolve a intervenção artística propriamente dita, incorporada ao Pavilhão que inspirou sua reflexão.

Psicoarquitetura: uma intervenção de Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona - Imagem 4 de 10
© Anna Mas

Tendo como referência as formas simétricas das superfícies do Pavilhão, o artista busca estabelecer um paralelismo com as formas das lâminas criadas pelo psiquiatra Hermann Rorschach (1884-1922) ao dobrar uma folha com uma mancha de tinta como método projetivo para avaliar e diagnosticar aqueles que as observam de acordo com o que veem. Na busca por encontrar um sentido figurativo para a ambiguidade das formas, as respostas revelam os aspectos da vida mental implícitos no ato de conhecer. Da mesma forma, Oscar propõe nos levar, a partir do objeto, a interpretar o sujeito interpretado.


Artigo Relacionado

Artigo relacionado

Psicoarquitetura: uma intervenção de Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona - Imagem 3 de 10
© Anna Mas

"Se o pavilhão da Alemanha de 1929 simboliza o futuro da casa moderna, a proposta "Psicoarquitetura" poderia oferecer uma interpretação do devir dessa modernidade, mas agora a partir de uma dimensão psíquica e somatizada, entendo o tijolo de argila como uma pele que cobre grande parte da arquitetura e da cidade herdada do projeto moderno." - Oscar Abraham Pabón

Psicoarquitetura: uma intervenção de Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona - Imagem 6 de 10
© Anna Mas

Um muro é construído sobre o lago do Pavilhão, feito com blocos de barro cozido (Calibric ONE) onde é entalhado o desenho de uma nova mancha de tinta em sua superfície, a partir da própria interpretação do autor quanto a relação do Pavilhão e seu reflexo na água. O bloco de argila se apresenta como objeto de interpretação. O muro atua como uma superfície ou pele que torna tangível e transmite para a superfície uma dimensão interna por meio dos diferentes níveis de camadas que o compõem, envolvendo não apenas a história construtiva do material, mas também seu papel na arquitetura e urbanismo do século XX.

Psicoarquitetura: uma intervenção de Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona - Imagem 8 de 10
© Anna Mas

Vale ressaltar que Mies van der Rohe usou o tijolo como material estrutural e, devido às suas características estéticas, em algumas de suas obras contemporâneas ao Pavilhão de Barcelona, como, por exemplo, a Haus Lange e a Haus Esters em Krefeld. Como destacou Werner Blaser em Mies van der Rohe: The Art of Structure, "a estrutura de uma parede de tijolos começa já com a menor unidade divisível: o tijolo". Por meio de um muro isolado e trabalhado, essa unidade básica é transferida desta vez para o Pavilhão, a fim de enfatizar a relação entre estrutura, materialidade e beleza.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Psicoarquitetura: uma intervenção de Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona" [Psicoarquitectura: una intervención de Oscar Abraham Pabón en el Pabellón Mies van der Rohe de Barcelona] 29 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007257/psicoarquitetura-uma-intervencao-de-oscar-abraham-pabon-no-pavilhao-mies-van-der-rohe-de-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.