Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição

Entre os dias 4 e 8 de outubro ocorre a 15ª edição do Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã (Architecture Film Festival Rotterdam - AFFR) . O programa envolve uma extensa lista com quase 100 filmes sobre arquitetura e a cidades, com figuras proeminentes como Rem Koolhaas, Inez Weski e Martin Koolhoven entre os convidados. O festival inclui estreias de filmes, exibições clássicas, excursões, entre outras atividades.

Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 2 de 5Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 3 de 5Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 4 de 5Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 5 de 5Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Mais Imagens

Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 3 de 5
Imagem cortesia de Elettra Fiumi, 2023 | Radical Landscapes

Acontecendo no Theatre Zuidplein, o AFFR 2023 abre com a estreia internacional de "A Plan for Paradise" de Kati Juurus. Filmado no Nepal, o filme expõe as disparidades profundamente enraizadas entre as ideias de design ocidentais e a realidade do país. Ao longo dos quatro dias, o AFFR apresenta um programa variado de filmes sobre arquitetura, cidade e paisagem, todos a partir da base do festival, o LantarenVenster. Isso inclui filmes que apresentam retratos de arquitetos e seus trabalhos, bem como aqueles que examinam questões contemporâneas como a forma como lidamos com a água, a cultura de trabalho na indústria da arquitetura e a indústria globalizada de resíduos. O foco deste ano está centrado na nação indiana e se concentra na década crítica de 1970 e nos desenvolvimentos que ocorreram durante essa década. Na verdade, o tema central do AFFR 2023 é "Espaço Contestado".

Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 4 de 5
Imagem cortesia de Shaunak Sen, 2022 | All that Breathes

A programação do AFFR também inclui filmes animados, um videoclipe sobre arquitetura e documentários investigativos e aprofundados. Há diversas oportunidades para palestras, visitas e debates com convidados notáveis da indústria do design. O guia do AFFR inclui sugestões de especialistas de diferentes áreas. Estes incluem "Point of Origin" (Frans Parthesius, 2023), seguido por um Q&A com Rem Koolhaas e o cliente; "Stalker" (Andrei Tarkovsky, 1979), com uma introdução do arquiteto Floris Alkemade; "All that Breathes" (Shaunak Sen, 2022), focado na escassez em Delhi e na Índia como um todo.

O AFFR é o maior festival internacional de cinema dedicado ao planejamento urbano, arquitetura e paisagem. Os filmes do festival consideram o espaço público e seus usuários, a construção, a crise habitacional e a gentrificação, com documentários sobre a crise de emissões de nitrogênio, desmatamento e o futuro da agricultura. Além disso, o festival explora o poder do cinema como forma de contar histórias com e sobre o ambiente construído. Outro exemplo de um filme centrado no tecido urbano é "Touki Bouki" de Djibril Diop Mambéty. A mostra segue um jovem casal em Dakar, ansioso para escapar da capital senegalesa pelo fascínio de Paris. Um novo filme de arquitetura que retrata a terra natal de Singapura foi lançado recentemente, refletindo sobre o planejamento urbano, a arquitetura e os parques do país. “A Wes Anderson-ish Singapore” é um documentário de 20 minutos ambientado no ano de 2023, explorando o ar rejuvenescedor de Singapura.

Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição - Imagem 2 de 5
Imagem cortesia de Nikolaus Geyrhalter, 2023 | Matter out of Place

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Com participação de Rem Koolhaas, Festival de Cinema de Arquitetura de Roterdã anuncia 15ª edição" [Architecture Film Festival Rotterdam Announces 15th Edition Featuring Rem Koolhaas] 28 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007084/com-participacao-de-rem-koolhaas-festival-de-cinema-de-arquitetura-de-roterda-anuncia-15a-edicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.