A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos

A Índia possui muitos museus, galerias de arte, bibliotecas públicas, teatros e centros de preservação do patrimônio cultural. No entanto, muitos desses locais estão abandonados e negligenciados, assim como os objetos que deveriam expor e proteger. Historicamente, o desenvolvimento da infraestrutura cultural na Índia tem sido responsabilidade do governo, o que muitas vezes resultou em um estado de estagnação. No entanto, nas últimas duas décadas, temos observado uma mudança significativa na cena cultural do país. O crescente interesse de instituições privadas abriu caminho para diversos projetos culturais, geralmente em parceria com autoridades locais. Esses projetos têm como objetivo celebrar a riqueza da cultura indiana, tanto histórica quanto contemporânea, tornando-se destinos populares para a classe média em ascensão.

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 2 de 8A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 3 de 8A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 4 de 8A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 5 de 8A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Mais Imagens+ 3

A cidade de Bangalore, no estado de Karnataka, é uma das que mais se desenvolveu nesse aspecto, com instituições renomadas como o Teatro Ranga Shankara, o Museu Indian Music Experience, o recém-inaugurdo Museu de Arte e Fotografia, de Mathew and Ghosh Architects, e o próximo capítulo da Science Gallery em Bangalore. A arquiteta sócia-diretora da Mathew and Ghosh Architects, Nisha Mathew Ghosh, relembra o início de um movimento crescente com seu projeto no concurso para o Freedom Park no início dos anos 2000. "Pela primeira vez, o governo, que nunca havia se envolvido com arquitetos indianos, começou a colaborar com o mundo privado para facilitar o desenvolvimento infraestrutural", ela compartilha em conversa com o ArchDaily. O Freedom Park foi criado por um órgão público-privado para dar visibilidade a cidade.

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 7 de 8
The Museum of Art and Photography Bangalore / Mathew and Ghosh Architects. Imagem © Iwan Baan

O projeto vencedor da Mathew and Ghosh Architects propôs a criação de um parque urbano do século XXI, que seria democrático e ofereceria uma variedade de programas culturais. Essa iniciativa trouxe uma nova direção para a cidade, incentivando várias melhorias, como a expansão das calçadas, a construção de banheiros públicos e a famosa Church Street, que se transformou em uma rua compartilhada para pedestres. Com a inauguração do Freedom Park, muitos empresários passaram a abordar autoridades municipais com ambições para a cidade e quantias generosas de capital. Como resultado, as parcerias público-privadas na área da infraestrutura cultural têm cada vez mais destaque no contexto da arquitetura urbana na Índia.

Parte do amplo histórico de iniciativas privadas impulsionando projetos para a cidade, temos o Bangalore International Center (BIC), projetado pelo escritório de arquitetura Hundredhands. O BIC foi criado como um espaço para promover o diálogo e gerar ideias entre diferentes culturas, religiões, regiões, sociedades e economias, oferecendo eventos culturais gratuitos para a comunidade. Inclui um auditório, salas de seminário, uma galeria de arte, uma biblioteca, um restaurante e um espaço flexível para reuniões, todos localizados atrás de uma fachada de vidro que o conecta visualmente ao ambiente ao redor. Bijoy Ramachandran, sócio-diretor da Hundredhands, destaca que o que torna o BIC um espaço cultural bem-sucedido e apreciado na cidade é a administração por trás dele, onde as pessoas se apropriaram do edifício e o transformaram em um local único, organizando eventos. Além disso, o BIC também está explorando um novo modelo de programação, com empreendimentos comerciais para atrair um público mais diversificado.

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 3 de 8
Bangalore International Centre / Hundredhands. Imagem © Andre Fanthome
A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 4 de 8
Bangalore International Centre / Hundredhands. Imagem © Andre Fanthome

Embora tenha um papel significativo, a expressão arquitetônica não é o único determinante do sucesso de um projeto de infraestrutura cultural - a curadoria e a administração também são fundamentais para imbuir valor real no espaço. Sem apoio e ambição pública, as instituições culturais se tornam propriedades inativas. "Construir infraestrutura cultural é a parte mais fácil - a dificuldade está em garantir a vida útil desses espaços. Injetar um programa adequado e igualitário neles é de suma importância", conclui Ramachandran.

Embora haja um interesse crescente do governo na produção de infraestrutura cultural interativa, são as parcerias público-privadas que têm mais sucesso. À escala da cidade, a capacidade das entidades privadas para gerir instituições culturais é mais meticulosa. Hoje em dia, as oportunidades de colaboração entre o governo e artistas, pensadores e criadores são cada vez mais possíveis. "É importante exercitar essa intersecção entre o governo e o público. É a união de recursos governamentais e ideais públicos que permite que os espaços culturais assumam a curadoria do povo", comenta Mathew Ghosh.

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 2 de 8
Jawahar Kala Kendra / Charles Correa. Imagem © Sanyam Bahga

À medida que a demanda por espaços culturais no país aumenta, devido ao crescimento da cena musical e artística contemporânea, bem como à melhoria na qualidade de vida, arquitetos indianos e internacionais estão desenvolvendo modelos que contribuirão para a imagem em evolução da Índia. Ao construir com base no passado, esses designers podem aprender com as contribuições do renomado arquiteto Charles Correa para o cenário cultural indiano. Seus projetos para o Jawahar Kala Kendra e o Museu Memorial Gandhi refletem um profundo senso de abertura e inclusão em seu design. Em um país tão diversificado como a Índia, é crucial não apenas envolver, mas também incentivar a participação e a apropriação de todas as partes da sociedade.

A arquitetura cultural contemporânea na Índia, em comparação com seus precedentes passados, é bastante diferente. "Os projetos do período pós-independência, como o Museu Nacional de Artesanato de Correa, nasceram de uma rica compreensão da cultura, da economia, das pessoas e das artes. Eles tinham uma visão mais ampla que era compartilhada por muitas pessoas e vinha de um ponto de vista mais socialista", observa o arquiteto principal e sócio da Mathew and Ghosh Architects, Soumitro Ghosh. Ele percebe uma mudança na estética dos projetos culturais contemporâneos em direção ao que ele chama de "arquitetura do entretenimento". Estes projetos refletem um sentimento de ansiedade, desejos de reconhecimento global, prazos apertados e declarações políticas ruidosas. Que resultados são espaços que se tornam tentativos e desconectados dos meios que impactam tanto os guardiões quanto os espectadores da cultura?

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 5 de 8
Gandhi Memorial Museum / Charles Correa. Imagem © Nichalp

Em direção a uma era de arquitetura cultural responsável, é necessário um nível mais elevado de inclusão e generosidade em relação ao público. Após a instauração da democracia, a infraestrutura cultural tornou-se um meio de construir a identidade de uma nação democrática, reconhecendo as culturas locais e tribais e reduzindo a desigualdade entre os privilegiados e os desfavorecidos. As parcerias público-privadas que atualmente predominam na paisagem urbana precisam continuar promovendo esse esforço, mantendo uma conexão com as histórias das pessoas que elas atendem. Do ponto de vista arquitetônico, esses projetos devem funcionar como espaços públicos e garantir acessibilidade tanto física quanto cognitiva. Isso pode se traduzir em limites permeáveis, localização acessível e uma maior diversidade de usos para os espaços. A arquitetura cultural deve ser incorporada à memória coletiva das pessoas em relação à cidade.

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 6 de 8
Kiran Nadar Museum of Art / Adjaye Associates. Imagem cortesia de Adjaye Associates and KNMA

Na Índia, os projetos culturais podem ser divididos em duas categorias: iniciativas de pequena escala, que são localizadas, e infraestruturas maiores, que abrangem cidades e áreas maiores. Enquanto os projetos em grande escala representam as ambições da Índia em um contexto global, são as iniciativas de base das comunidades culturais que vão sustentar o futuro. "O que se percebe em Bangalore é um palpável pulsar criativo de pessoas com uma visão para a cidade", afirma Ramachandran, "O país precisa desse tipo de gestão localizada para criar espaços influentes de significado cultural, em vez de demonstrações ambiciosas e em grande escala de valores externos."

À medida que a população da Índia cresce e as cidades se tornam mais densas, surgem mais oportunidades para o encontro de pessoas com interesses semelhantes. Com base em uma energia criativa compartilhada, comunidades culturais unidas começam a se formar. A trajetória da arquitetura cultural na Índia depende de esforços colaborativos e do cuidado compartilhado, envolvendo tanto o público quanto instituições privadas e o governo. O sucesso desses projetos não será medido pelo aumento no número de visitantes, mas pela diversidade de pessoas que se sintam bem-vindas no espaço. O que servirá de precedente para futuros projetos são espaços onde a cultura possa ser compartilhada.

A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos - Imagem 8 de 8
National War Memorial, Nova Deli. Imagem cortesia do governo da Índia.

This article is part of an ArchDaily series titled India: Building for Billions, where we discuss the effects of population rise, urbanization, and economic growth on India’s built environment. Through the series, we explore local and international innovations responding to India’s urban growth. We also talk to the architect, builders, and community, seeking to underline their personal experiences. As always, at ArchDaily, we highly appreciate the input of our readers. If you think we should feature a certain project, please submit your suggestions.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneos" [The Shift in India's Cultural Landscape: A Look at Contemporary Projects] 24 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006254/a-mudanca-na-paisagem-cultural-da-india-em-projetos-contemporaneos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.