Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais

A cidade de Osaka, no Japão, foi a escolhida para sediar a Expo Mundial de 2025, um evento internacional que deverá atrair milhões de visitantes. Prevista para começar em 13 de abril de 2025 e terminar em 13 de outubro do mesmo ano, essa é a segunda vez que o Japão é o anfitrião — a primeira foi em 1970. Ao longo de sua história, as Exposições Mundiais têm sido o local onde novas tecnologias e produtos são apresentados e popularizados, levando a avanços tecnológicos e projetos inovadores. O tema desta edição é Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas, dividido em três subtemas que aprofundam a proposta: Salvando Vidas, Empoderando Vidas e Conectando Vidas. O arquiteto Sou Fujimoto é o responsável pelo projeto do masterplano da Expo, além de coordenar e oferecer diretrizes para os países participantes.

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 5 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 11 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 2 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 6 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Mais Imagens+ 14

Sou Fujimoto divulgou as primeiras imagens de seu masterplan, desenvolvido em colaboração com as empresas TOHATA ARCHITECTS & ENGINEERS e Azusa Sekkei Co. Ltd. O projeto inclui uma estrutura de madeira de 60.000 m² que envolve o terreno da mostra. Com uma cobertura verde acessível ao público, o Ring Roof se inspira na tradicional técnica japonesa de construção artesanal em madeira, encontrada em estruturas icônicas como o palco do Templo Kiyomizu de Kyoto. Com uma altura que varia de 12 a 22 metros, e aproximadamente 600 metros de diâmetro, a estrutura é parte fundamental da circulação da Expo, oferecendo abrigo contra intempéries e uma série de serviços de apoio para a experiência do visitante.

A Expo 2025 Osaka receberá mais de 150 nações e várias organizações internacionais, cada uma desenvolvendo pavilhões e instalações para mostrar sua própria interpretação do tema da exposição. De acordo com Sou Fujimoto, jovens designers e arquitetos terão oportunidade de receber comissões para construções em pequena escala em todo o local, visando impulsionar a inovação e experimentação. Continue lendo para descobrir alguns dos primeiros conceitos dos pavilhões nacionais revelados para a Expo 2025 Osaka.


Artigo Relacionado

"A sociedade do futuro" será o tema principal da Expo 2025 em Osaka, Japão

Pavilhão da China / China Architecture Design Group

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 7 de 19
Pavilhão Chinês Expo Osaka 2025. Cortesia da imagem do China Architecture Design Group

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 2 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 3 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 4 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 5 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Mais Imagens+ 14

O Pavilhão da China, projetado pelo China Architecture Design Group (CADG), combina técnicas tradicionais de construção em bambu com a expressão de caracteres chineses e livros antigos, simbolizando a essência cultural da China. Intitulado Placas Inscritas da China, o pavilhão busca enfatizar a harmonia entre a humanidade, a natureza e o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável na era contemporânea.

Pavilhão da República Tcheca / Apropos Architects

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 12 de 19
Pavilhão da República Tcheca na Universal World EXPO 2025 em Osaka, Japão. Imagem cortesia de Apropos Architects - Renders by ZAN Studio

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 10 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 11 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 8 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 9 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Mais Imagens+ 14

A Apropos Architects venceu o concurso para projetar o Pavilhão da República Tcheca para a Expo Osaka 2025 com uma proposta que enfatiza o movimento e a espiritualidade. Situado à beira da promenade costeira, a fachada de vidro do pavilhão presta homenagem à herança da fabricação de vidro tcheca. Uma rampa em espiral guia os visitantes pelas exposições, culminando em um terraço com vista para o mar e um restaurante.

Pavilhão do Brasil / Studio MK27 e Magnetoscope

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 15 de 19
Pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025. Projetado pelo Studio MK27 e Magnetoscope. Imagem © Apex Brasil

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 13 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 16 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 17 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 14 de 19Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Mais Imagens+ 14

Liderado pelo arquiteto Marcio Kogan, o Pavilhão do Brasil é assinado por profissionais do MK27 e Magnetoscope em colaboração com os arquitetos Renata Furlanetto e Marcello Dantas. Características notáveis incluem rampas acessíveis e um espaço frontal aberto. O pavilhão serve como plataforma para mostrar a identidade do Brasil e promover investimentos. O tema da Expo Osaka 2025, Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas orienta a presença do pavilhão, que será construído no distrito dedicado ao subtema Empoderando Vidas.

O Pavilhão da Espanha / Néstor Montenegro (EXTUDIO), Enorme Studio, Smart and Green Design

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais  - Imagem 6 de 19
Pavilhão da Espanha na Expo Osaka 2025 / Enorme Studio, Néstor Montenegro e Smart and Green Design. Cortesia de imagem da Acción Cultural Española (AC/E)

Os escritórios de arquitetura e design Néstor Montenegro (EXTUDIO), Enorme Studio e Smart and Green Design foram selecionados por meio de um concurso público pela Ação Cultural Espanhola (AC/E) para projetar o Pavilhão da Espanha na Expo Osaka 2025. Nomeado A Corrente Kuroshio, o pavilhão rende homenagem à longa relação cultural e comercial da Espanha com o Japão. O projeto busca destacar esse vínculo por meio de materiais naturais e de baixo impacto ambiental.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais " [First Look at Expo 2025 Osaka: Previewing Sou Fujimoto's Masterplan and the Initial National Pavilion Designs] 23 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005506/expo-2025-osaka-conheca-o-masterplan-de-sou-fujimoto-e-alguns-pavilhoes-nacionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.