Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade

A Apropos Architects venceu o concurso para projetar o Pavilhão da República Tcheca na Universal World EXPO 2025 em Osaka, Japão. A arquitetura da intervenção prioriza o movimento como componente crucial para preservar a saúde física.

O conteúdo do pavilhão exige uma conexão criativa com ideais espirituais e culturais, enquanto incentiva abertamente os visitantes a se envolverem em atividades físicas. Ele se concentra no conceito de que o movimento do corpo e da alma pode moldar um lugar, com uma espiral ascendente dinâmica projetada como metáfora para o caminho ideal da vida. À medida que os visitantes se movem dentro do pavilhão, o conteúdo cultural se materializa, culminando em uma jornada que gera uma duradoura energia interior.

Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 2 de 7Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 3 de 7Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 4 de 7Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 5 de 7Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Mais Imagens+ 2

O pavilhão planejado chama a atenção independente das condições climáticas com sua impressionante fachada de vidro, destacando sua localização na beira da promenade costeira. Ele presta homenagem à longa tradição de fabricação de vidro na República Tcheca e tem salas de exposição únicas com ambientes internos sempre em mudança.

O design do pavilhão tem grande significado. A trajetória espiral congelada corresponde diretamente ao arranjo interno que molda o exterior da casa. A rampa espiral acessível abrange o espaço de exposição, girando em torno do elemento central do tubo multifuncional oco do auditório. Este tubo tem um diâmetro de quinze metros e meio e atinge uma altura de doze metros. Ao lado dele, a rampa de exposição sobe, acompanhada por uma rampa de assentos que cria um auditório dentro do auditório, acessível a partir de vários pontos ao longo da espiral.

Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 7 de 7
Pavilhão da República Tcheca na Universal World EXPO 2025 em Osaka, Japão. Cortesia da imagem de Apropos Architects - Renders by ZAN Studio

Seguindo uma sequência lógica ao redor do auditório, a espiral funciona como uma rampa de exposição e comunicação, permitindo que os visitantes subam suavemente e de forma linear. O espaço de exposição na rampa abrange 402 metros quadrados, e a largura da rampa varia entre 1,8 e 7 metros. No ponto de 12 metros, a rampa se transforma em um amplo terraço com vista, completo com um restaurante e bar. Este espaço adicional oferece uma vista serena da superfície do mar e um vislumbre através do teto de vidro no auditório.

Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 3 de 7
Pavilhão da República Tcheca na Universal World EXPO 2025 em Osaka, Japão. Cortesia da imagem de Apropos Architects - Renders by ZAN Studio

Uma escada, integrada na cavidade das paredes duplas do cilindro, fornece um caminho até o térreo do prédio comercial, que também serve como parte integrante da exposição, servindo como seu capítulo final. O conceito estrutural gira em torno de um sistema de armação regular de painéis de madeira CLT, formando uma estrutura contínua que harmoniza com a rampa de exposição espiral escolhida. A rampa é dividida em trinta e seis segmentos dentro de uma única revolução ao redor do auditório. Essa divisão garante prontidão de construção suficiente, facilidade de desmontagem e transportabilidade.

Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 2 de 7
Pavilhão da República Tcheca na Universal World EXPO 2025 em Osaka, Japão. Cortesia da imagem de Apropos Architects - Renders by ZAN Studio

Seguindo o conceito geral do terreno da exposição, a fonte de energia primária do pavilhão é a eletricidade. A água da chuva é coletada das áreas pavimentadas e reutilizada após as modificações necessárias. A geometria do pavilhão contribui ativamente para sombrear os espaços internos e externos, auxiliada por persianas de tela integradas. Uma unidade central de ar-condicionado também será instalada na sala de utilidades e conectada a uma fonte central de resfriamento. O projeto deve ser concluído em 2025, servindo como o Pavilhão da República Tcheca na Universal World Expo 2025 em Osaka.

Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade - Imagem 5 de 7
Pavilhão da República Tcheca na Universal World EXPO 2025 em Osaka, Japão. Cortesia da imagem de Apropos Architects - Renders by ZAN Studio

Em 2018, o Bureau International des Expositions (BIE) declarou Osaka, Japão, como o anfitrião escolhido para a Expo Mundial 2025, uma reunião altamente antecipada projetada para atrair milhões de participantes. A exposição está programada para começar em 13 de abril de 2025 e terminar em 13 de outubro de 2025. Esta será a segunda vez que o Japão sediará o evento, já que outra Exposição Mundial foi realizada em Osaka em 1970. O Pavilhão do Brasil para a Expo Osaka 2025 será projetado pelo Studio MK27.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão da República Tcheca na Expo Osaka 2025 explora movimento e espiritualidade" [The Pavilion of the Czech Republic for the 2025 Osaka Expo Explores Movement and Spirituality] 31 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001415/pavilhao-da-republica-tcheca-na-expo-osaka-2025-explora-movimento-e-espiritualidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.