DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia

O escritório DAGOpen OÜ venceu recentemente o concurso de projeto de arquitetura para residências ucranianas com sua proposta "Hata". A competição convidou 17 escritórios estonianos e ucranianos para desenvolverem "um projeto padrão para pequenos grupos de residências unifamiliares modernas a serem construídas na Ucrânia".

DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 2 de 7DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 3 de 7DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 4 de 7DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 5 de 7DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Mais Imagens+ 2

A estrutura se assemelha a uma residência ucraniana convencional em sua forma e disposição, mas é executada com técnicas contemporâneas. Embora possa ser montada como uma moradia pré-fabricada, ela não se parece com uma casa tipicamente pré-fabricada. Além disso, o projeto incorpora diversos elementos da Baukultur de Davos, garantindo que as crianças possam crescer em um ambiente espacial diversificado.

DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 4 de 7
Cortesia de KUM | Hata por DAGOpen OÜ
DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 7 de 7
Cortesia de KUM | Hata por DAGOpen OÜ

Concursos de arquitetura são muito importantes para os esforços de reconstrução da Ucrânia, pois oferecem a melhor oportunidade de criar um ambiente de vida de alta qualidade e são uma maneira eficaz de impedir a corrupção nos processos de projeto. — Andro Mänd, Presidente da União de Arquitetos Estonianos.

Em segundo lugar, "Ruut" da Molumba Architects criou um modelo pré-fabricado que se adapta ao contexto de uma crise. O projeto evita a típica compartimentalização devido ao uso de corredores e usa a área comum como a espinha dorsal da casa. A área comum cria uma diversidade espacial, permitindo que moradores de diferentes idades passem seu tempo pessoal sem interrupções.

DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 3 de 7
Cortesia de KUM | Ruut por Molumba Architects
DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 2 de 7
Cortesia de KUM | Ruut por Molumba Architects

Em terceiro lugar, a KUU Architects projetou "Krestiki Noliki". O projeto oferece um layout claro e compacto com viabilidade. Inclui uma área de biblioteca, permitindo que crianças de diferentes idades tenham a possibilidade de privacidade, mesmo em um contexto de crise. O design é minimalista na aplicação e possui componentes bem escolhidos que o diferenciam.

DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 5 de 7
Cortesia de KUM | Krestiki Noliki por KUU Architects
DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia - Imagem 6 de 7
Cortesia de KUM | Krestiki Noliki por KUU Architects

A crise na Ucrânia ainda está em andamento, com soldados e civis sendo vítimas e muitos outros se tornando refugiados. À medida que as implicações da crise atingem o restante do mundo, muitas iniciativas humanitárias e culturais têm sido realizadas para minimizar os impactos da tragédia. Para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura em Veneza, o Pavilhão da Ucrânia apresentou "Before the Future". A exposição explora as possibilidades de construir um futuro a partir de um presente em colapso. Por fim, Shigeru Ban acaba de revelar a intenção de colaborar com a prefeitura de Lviv para projetar uma expansão para o hospital. A proposta apresenta madeira laminada cruzada e juntas inspiradas em técnicas tradicionais de marcenaria, a fim de criar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que adoeceram durante a guerra.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "DAGOpen OÜ vence concurso para projetar residência unifamiliar para a crise da Ucrânia" [DAGOpen OÜ Wins Architectural Competition to Design Modern Family Home in Ukraine Crisis] 08 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004929/dagopen-ou-vence-concurso-para-projetar-residencia-unifamiliar-para-a-crise-da-ucrania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.