Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas

A campanha "Green Obsession" lançada por Stefano Boeri Architetti foi eleita vencedora do SDG Action Awards, o mais importante reconhecimento de projetos que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Como parte da Campanha de Ação dos ODS, as Nações Unidas se propuseram a premiar iniciativas que "mobilizam, inspiram e conectam comunidades para promover mudanças positivas". A iniciativa vencedora pretende melhorar a relação entre a natureza e o urbanismo, implementando os princípios da arborização urbana. "Green Obsession" representa uma série de conferências, programas públicos e um livro, Green Obsession: Trees Towards Cities, Humans Towards Forests, publicado em 2021 e apoiado pela Graham Foundation.

Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 2 de 6Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 3 de 6Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 4 de 6Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 5 de 6Campanha Green Obsession de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Mais Imagens+ 1

"Green Obsession" visa apresentar e popularizar a filosofia de projeto de Stefano Boeri com base em sua abordagem para melhorar os ambientes urbanos por meio da arquitetura, planejamento urbano e a cuidadosa integração de elementos naturais nas estruturas construídas. Essa visão de um futuro possível inclui reimaginar as cidades contemporâneas por meio da integração de jardins na cobertura, jardins comunitários nos quintais, agricultura urbana e ruas arborizadas. Indo além de projetos individuais, essa abordagem promoveria a criação de corredores ecológicos, melhorando a biodiversidade urbana, contribuindo para diminuir os efeitos das ilhas de calor urbanas e aumentar a qualidade de vida de todos os moradores.

Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 3 de 6
Palazzo Verde / Stefano Boeri Architetti. Imagem © Stefano Boeri Architetti

A iniciativa foi selecionada entre mais de 5.000 inscrições de 190 países, cada um engajado na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. "Green Obsession" foi selecionado como vencedor da categoria INSPIRE por seus esforços para promover uma nova perspectiva sobre as cidades com base em colaborações globais e ações políticas transformadoras. Ao empregar uma abordagem criativa de planejamento urbano, conectividade ecológica e arborização urbana, o projeto demonstra a priorização da boa saúde e bem-estar, ao mesmo tempo, em que contribui para ações climáticas positivas.


Artigo Relacionado

Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27

Em nome do escritório, Maria Chiara Pastore, Chefe do Departamento de Pesquisa do Stefano Boeri Architetti e Pesquisadora do Politécnico de Milão, aceitou o prêmio durante a cerimônia realizada em Roma. A Campanha de Ação dos ODS da ONU foi criada para encorajar pessoas de todo o mundo a agir, envolver a sociedade civil e mobilizar governos locais e pessoas a trabalhar para alcançar os ODS em lares, comunidades e além.

Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 4 de 6
Maria Chiara Pastore, Chefe do Departamento de Pesquisa de Stefano Boeri Architetti e Pesquisador do Politécnico de Milão, recebeu o prêmio durante a cerimônia realizada em Roma. Imagem © Stefano Boeri Architetti

Green Obsession reúne 20 anos de ideias e projetos destinados a trazer a natureza e especialmente árvores e florestas para nossas cidades. Devemos colocar árvores e plantas sempre que possível: nas praças, pátios, avenidas, telhados e fachadas das casas. Os dois grandes desafios da biodiversidade e da coabitação de espécies vivas são, na verdade, a base de cada projeto de transição ecológica e redução dos danos causados pelas mudanças climáticas. Green Obsession é, portanto, um compromisso de trabalho e, ao mesmo tempo, um sentimento que gostaríamos de compartilhar com todos que olham com coragem e otimismo para o futuro de nossas cidades e de nossa espécie no planeta. - Stefano Boeri

Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas - Imagem 2 de 6
Bosco Verticale / Stefano Boeri Architetti. Imagem © Paolo Rosselli

À medida que mais e mais cidades em todo o mundo relatam recordes de altas temperaturas, representando uma ameaça para milhões de residentes, a importância de integrar estratégias de mitigação torna-se cada vez mais estridente. Os espaços verdes urbanos provaram ser uma das formas mais adequadas e acessíveis de reduzir os efeitos das ilhas de calor urbanas e criar ambientes seguros e confortáveis ​​para os cidadãos urbanos. Stefano Boeri Architetti tem estado na vanguarda desse esforço, defendendo “a necessidade de uma nova proximidade com a natureza”, desenvolvendo protótipos de florestas verticais apresentados durante a COP27 e ajudando a projetar uma transição ecológica para a cidade de Roma, Itália.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Campanha "Green Obsession" de Stefano Boeri Architetti vence o SDG Action Awards das Nações Unidas" [Stefano Boeri Architetti’s Green Obsession Campaign Wins the United Nations SDG Action Awards] 04 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004809/campanha-green-obsession-de-stefano-boeri-architetti-vence-o-sdg-action-awards-das-nacoes-unidas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.