Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura

Na arquitetura, o desenho é uma expressão técnica e artística que envolve a criação de representações visuais usando vários instrumentos analógicos. Embora o desenho permaneça relevante e atual na prática arquitetônica, esforços têm sido feitos para realizar tarefas e estudos arquitetônicos de maneira mais eficiente. A prancheta foi um desenvolvimento significativo nesse sentido, possibilitando traços precisos usando menos instrumentos. No entanto, o surgimento de ferramentas computacionais, como o desenho assistido por computador (CAD), revolucionou o fluxo de trabalho, aproveitando as vantagens oferecidas pelos computadores. Os arquitetos agora podem desempenhar um papel mais direto e criativo no processo de design, reduzindo sua dependência de desenhos demorados e tarefas repetitivas. Além disso, as melhorias no fluxo de trabalho têm incentivado uma colaboração mais efetiva entre os diferentes envolvidos no processo arquitetônico.

Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 2 de 18
via Wikimedia Commons / Author: Fortepan

O uso de computadores preparou o terreno para uma revolução digital na arquitetura, catalisando o surgimento de novas ferramentas e plataformas que vão desde impressão 3D até o projeto de espaços no metaverso. Em ambientes digitais e físicos, fica evidente que projetar espaços é essencial para atender a requisitos financeiros, técnicos e humanos. Consequentemente, a revolução tecnológica em andamento na arquitetura trouxe várias ferramentas e plataformas de design generativo que atendem a diferentes aspectos, como testes de ajuste, estudos de viabilidade e design abrangente de edifícios e interiores.

Indiscutivelmente, a integração de ferramentas computacionais oferece vastas possibilidades e aplicações para o design generativo. Essas ferramentas nos permitem trabalhar com maior precisão e consciência, otimizando recursos e enfatizando a tomada de decisões críticas. Portanto, selecionamos algumas ferramentas e plataformas que demonstram o potencial de otimizar o design de espaços por meio de avanços tecnológicos, smartphones, Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e outras tecnologias relacionadas.

Hypar

Hypar é uma plataforma de design generativo baseada em nuvem que ajuda equipes a criar projetos de construção e sistemas de produtos. Combina perfeitamente diferentes sistemas de construção para gerar propostas, incluindo ferramentas de análise e simulação para prever e otimizar o desempenho. Além disso, facilita a tomada de decisões por meio de um processo bem documentado de estratégias generativas que aprimoram progressivamente as propostas arquitetônicas. O Hypar integra o HyparSpace, uma ferramenta de planejamento de espaço que permite aos usuários desenvolver ajustes de teste. Permite que os usuários desenhem plantas de piso, rastreiem uma imagem ou importem de diferentes softwares.

Ark AI

Ark AI é uma ferramenta alimentada por IA para estudos de design esquemático e ajuste para arquitetos. Essa ferramenta gera projetos de construção otimizados e estudos de viabilidade em conformidade com os códigos, incluindo projetos esquemáticos e gráficos de área. Facilita a criação das configurações mais lucrativas, otimizando a densidade e a lucratividade e automatizando tarefas manuais para aprimorar a tomada de decisões de design. A plataforma analisa e aprende com metadados de projetos arquitetônicos, gerando variações que atendem às regulamentações e códigos locais. Os projetos criados com essa ferramenta estão prontos para serem enviados ao cliente ou podem ser exportados para software da Autodesk para desenvolvimento adicional.

Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 6 de 18
Preliminary study for approximately 140-unit Multi-family development in NYC. Image Courtesy of Ark / Fischer Makooi Architects

Planner 5D

O Planner 5D é uma plataforma de design de interiores all-in-one projetada para facilitar o início do design de interiores, incorporando um chatbot chamado "Bernard", alimentado pelo GPT-4, que responde a perguntas sobre design de interiores, reforma e outros tópicos relacionados em tempo real. Os usuários podem fazer upload e converter uma imagem de planta baixa 2D em uma cena 3D. A plataforma reconhece automaticamente o plano, permitindo que os usuários experimentem diferentes visualizações, organizem elementos, editem e apliquem superfícies e materiais personalizados de vários ângulos. O recurso de renderização captura o design como uma imagem realista, adicionando sombras, iluminação e texturas para produzir modelos e visualizações fotorrealistas. O Planner 5D é alimentado por tecnologias de IA, RV e RA.

Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 7 de 18
Automated furniture arrangement tool - Smart Wizard. Image Courtesy of Planner 5D
Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 8 de 18
Automated furniture arrangement tool - Smart Wizard. Image Courtesy of Planner 5D

ARCHITEChTURES

Usando tecnologia baseada em aprendizado de máquina, o ARCHITEChTURES é uma plataforma de design de construção generativo e alimentada por IA que facilita o processo de design residencial, combinando a expertise humana com a inteligência artificial. A plataforma usa geração em tempo real de geometria que se alinha com os objetivos e critérios de design especificados pelo usuário para uma massa conceitual, permitindo interação direta com os resultados gerados. Ao concluir, os usuários podem avaliar os resultados geométricos e analíticos e iterar no design até obter um resultado satisfatório. Além disso, a plataforma fornece métricas abrangentes instantaneamente para avaliar o impacto detalhado das decisões de design. Essa tecnologia possibilita o BIM alimentado por IA, aprimorando a intuição, precisão e eficiência dos designers.

Maket

Maket é uma ferramenta de IA generativa que oferece um conjunto abrangente de recursos para facilitar a geração automatizada de plantas baixas residenciais, exploração de estilos e personalização. Ele cria instantaneamente propostas com base nas necessidades de programação, seja por meio de parâmetros ou linguagem natural, permitindo a geração de variações para iterar em conceitos de design iniciais. O Maket faz a transição perfeita de restrições ambientais, especificações do programa e requisitos do cliente para um modelo tridimensional totalmente interativo, proporcionando um fluxo de trabalho eficiente. Ele também oferece a capacidade de visualizar instantaneamente estilos diferentes com apenas um prompt de texto. Além disso, incorpora um assistente virtual que orienta materiais, custos e códigos, aprimorando ainda mais a experiência do usuário.

Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 11 de 18
Courtesy of Maket
Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 12 de 18
Courtesy of Maket

Coohom

Oferecendo uma plataforma com várias ferramentas de design, o Coohom traz avanços significativos para renderização 3D e visualização de produtos. É projetado para atender às indústrias de design de interiores, decoração de interiores, hospitalidade, iluminação, reforma e construção. O Coohom permite que os usuários entreguem soluções de CGI e criem experiências imersivas de realidade aumentada, resultando em eficiência aprimorada e melhores resultados de design em grande escala. O processo de uso envolve uma série de etapas em que a planta baixa é desenhada em 2D/3D, seguida pelo uso de modelos 3D inteligentes com bibliotecas abundantes para produzir renderizações fotorrealistas e panoramas em um curto período de tempo.

Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 13 de 18
Courtesy of Coohom
Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 14 de 18
Courtesy of Coohom

TestFit

Essa plataforma oferece a otimização de estudos de viabilidade imobiliária para avaliar múltiplos cenários em pouco tempo, reduzindo a gama de resultados, garantindo um planejamento adequado para projetos de construção, economizando tempo em trabalho manual e maximizando o potencial do local. Usando algoritmos e IA, a ferramenta gera o volume do edifício com base em dados GIS do local real, fornecendo insights em tempo real sobre design, construtibilidade e custo. No geral, o TestFit ajuda a entender como diferentes tipos de edifícios podem se comportar no local e fornece área em metros quadrados, fachadas e área interna versus área externa para estimar o custo de um determinado projeto.

Homestyler

Uma plataforma baseada na Web que oferece ferramentas de design de interiores all-in-one, o Homestyler pretende fornecer um fluxo de trabalho 3D online eficiente para designers e oferecer alternativas para transformação digital no setor de móveis e imóveis. Com sua solução de planta, os usuários podem projetar interiores e fornecer produtos de várias marcas. O resumo do design permite que os usuários visualizem todos os itens usados e cliquem neles para serem redirecionados para o site da marca. Para visualização, essa plataforma integra a realidade aumentada e a tecnologia de realidade virtual, permitindo que os usuários digitalizem o piso para adicionar opções de móveis ou navegar no modelo 3D andando por aí.

Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 17 de 18
Courtesy of Homestyler
Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura - Imagem 18 de 18
Courtesy of Homestyler

Novas ferramentas, especificamente aquelas otimizadas pela inteligência artificial, têm sido frequentemente rotuladas por ameaças para as novas gerações. No entanto, da perspectiva de visualizá-las e compreendê-las como instrumentos com aplicativos específicos, representam oportunidades significativas para arquitetos e designers. Sejam estudantes, recém-formados ou profissionais com uma carreira estabelecida, essas ferramentas fornecem melhorias no fluxo de trabalho para os profissionais de arquitetura, oferecendo mais tempo para se concentrar em tomar decisões e explorar várias soluções para alcançar os melhores resultados no desenvolvimento de qualquer projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Design generativo de espaços: explorando 8 ferramentas transformadoras em arquitetura" [Generative Space Design: Exploring 8 Transformative Tools in Architecture] 23 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003161/design-generativo-de-espacos-explorando-8-ferramentas-transformadoras-em-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.