Prêmio reconhece projetos que transformam as cidades em “caminháveis”

No Brasil, mais de 80% da população vive em ambientes urbanos e o modo de locomoção principal nas cidades é o caminhar, que representa 39% dos deslocamentos diários, segundo a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Se considerarmos que os deslocamentos por transporte público terminam e começam a pé, o caminhar está presente em cerca de 67% dos deslocamentos diários. Já sendo a mobilidade à pé a realidade dos brasileiros, o que falta? Melhorar as estruturas das cidades para que elas sejam mais “caminháveis”.

Em 2023, o Instituto Caminhabilidade, com apoio internacional da Walk21, volta a realizar o Prêmio Cidade Caminhável, que teve sua primeira edição em 2021. Com um forte time de juradas, o objetivo é reconhecer, mapear e premiar projetos e iniciativas públicas que promoveram a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras. No entanto, nesta segunda edição, os projetos devem ter sido realizados nos anos de 2021 e 2022.

“O Prêmio tem conseguido dar relevância aos projetos nacionais não só no Brasil, como internacionalmente, sendo referência para a transformação das cidades com foco nas pessoas e no caminhar, o que faz com que mais projetos nesse sentido sejam fomentados no país”, afirma a Diretora Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, que relembra, por exemplo, que as iniciativas vencedoras de 2021 foram apresentadas na Conferência Internacional de Caminhabilidade Walk21.


Artigo Relacionado

Fortaleza, Caruaru e Conde vencem o primeiro Prêmio Cidade Caminhável

Os projetos ganhadores da primeira edição foram a reurbanização do centro de Conde (PB), a Via Parque Caruaru (PE) e o Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza (PMCFor) nas categorias Cidade Pequena, Cidade Média e Cidade Grande, respectivamente. Essas são algumas das cidades brasileiras que mostraram caminhos possíveis para construir cidades que priorizem pedestres, com impacto, participação social, colaboração e inovação.

Conheça mais sobre as vencedoras no site ou nos vídeos dos projetos no Youtube: Reurbanização do Centro Conde / Via Parque Caruaru / PMCFor.

Quem pode participar

Nesta segunda edição, serão aceitos projetos e iniciativas implementados a partir de 01 janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022 – ainda que já estivessem em elaboração e discussão antes deste período. Todos os municípios brasileiros podem participar do Prêmio, já que são contempladas três categorias de cidades: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800.000 habitantes) ou grandes (mais de 800.000 habitantes).

Prêmio reconhece projetos que transformam as cidades em “caminháveis” - Imagem 2 de 2
Projeto Via Parque. Imagem © Prefeitura de Caruaru, PE

Além disso, são consideradas diversos tipos de projetos, como: requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; medidas de acalmamento de tráfego; acessibilização de rotas; informação para pessoas a pé; programas de abertura de ruas para pessoas; pesquisas e dados sobre deslocamento a pé; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros.

Os projetos serão avaliados por júri composto por quatro mulheres especialistas em cidades caminháveis e acessíveis, sendo elas: Circe Monteiro, arquiteta e urbanista paranaense, professora titular da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE (Universidade Federal do Rio de Janeiro), doutora em Sociologia Urbana na University of Oxford e coordenadora do grupo de pesquisa transdisciplinar para inovações em cidades, o INCITI/UFPE; Gessica Macano, cientista política moçambicana e diretora executiva do Centro de Estudos Urbanos de Moçambique (CeUrbe); Hannah Machado, arquiteta e urbanista paulista, mestre em Gestão e Políticas Públicas, ex-Coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg; e Taynara Gomes, paraense, mestre e doutoranda em arquitetura e urbanismo, professora e gerente de projetos da ONG Laboratório da Cidade.

Todas as iniciativas inscritas irão compor o mapa público de iniciativas e projetos para a caminhabilidade, que serve de referência nacional. Já as iniciativas vencedoras ganharão a realização de um mini webdocumentário audiovisual e a gravação de um episódio de podcast no Canal Cidades Caminháveis do Instituto Caminhabilidade. Os projetos vencedores receberão entradas para a conferência Walk21 2023 com espaço de participação como conferencistas.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do formulário no site do Prêmio Cidade Caminhável entre os dias 12 de junho e 21 de julho de 2023. A divulgação das vencedoras acontecerá no dia 08 de agosto de 2023, Dia Mundial do Pedestre, como parte da programação da Semana do Caminhar 2023.

Sobre este autor
Cita: CicloVivo. "Prêmio reconhece projetos que transformam as cidades em “caminháveis”" 01 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002854/premio-reconhece-projetos-que-transformam-as-cidades-em-caminhaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.