O maior empreendimento urbano em madeira do mundo começará a ser construído em 2025 em Estocolmo

A Atrium Ljungberg divulgou recentemente o projeto Stockholm Wood City, o maior empreendimento urbano em madeira do mundo. A construção está prevista para iniciar em 2025 e os primeiros edifícios devem ser concluídos em 2027. 

Com impressionantes 250 mil metros quadrados, o projeto estabelece um exemplo sustentável para o mercado imobiliário, o que é essencial já que o ambiente construído contribui com 40% das emissões mundiais de CO₂. Além disso, a Stockholm Wood City está prestes a se tornar um ponto de virada na arquitetura e planejamento urbano sustentável. Situada em Sickla, no sul de Estocolmo, este bairro inovador oferecerá mais de duas mil residências e sete mil espaços comerciais. Ao mesclar espaços de trabalho, residências, comunidades, estabelecimentos gastronômicos e espaços de varejo, o objetivo é criar um ambiente urbano vibrante e dinâmico.

As estruturas de madeira oferecem muitos benefícios para o meio ambiente, saúde humana e bem-estar geral. Numerosos estudos mostraram que as estruturas de madeira têm qualidade de ar superior, levam a níveis mais baixos de estresse e níveis de produtividade mais altos e podem armazenar dióxido de carbono. A Stockholm Wood City também inclui várias vantagens ambientais adicionais, além dos benefícios da madeira. O foco nos espaços de escritórios é uma estratégia para abordar a falta de locais de trabalho ao sul do distrito comercial central de Estocolmo e reduzir os tempos de deslocamento. O projeto se concentrará em energia autoproduzida, armazenada e compartilhada em uma nação onde o fornecimento de energia e a eficiência estão no topo da agenda nacional. O Atrium Ljungberg procura alterar a função do desenvolvedor urbano, investindo em técnicas de construção com eficiência de recursos e fluxos circulares de materiais.


Artigo Relacionado

Henning Larsen apresenta primeiro conjunto inteiramente em estrutura de madeira da Dinamarca

O maior empreendimento urbano em madeira do mundo começará a ser construído em 2025 em Estocolmo - Imagem 2 de 4
Cortesia de Artium Ljungberg | Henning Larsen

"Estamos orgulhosos de apresentar a Stockholm Wood City. Este não é apenas um passo importante para nós como empresa, mas um marco histórico para a capacidade de inovação sueca. A Stockholm Wood City manifesta o nosso futuro. Dos lojistas, há uma forte demanda por soluções inovadoras e sustentáveis – uma demanda que atenderemos com esta iniciativa". - Annica Ånäs, CEO da Atrium Ljungberg.

O maior empreendimento urbano em madeira do mundo começará a ser construído em 2025 em Estocolmo - Imagem 3 de 4
Cortesia de Artium Ljungberg | Henning Larsen

A ambição do incorporador é ser um catalisador para a inovação em todo o setor imobiliário e de planejamento urbano. Além disso, pretendem criar um ambiente onde aqueles que ali viverão e trabalharão possam participar do desenvolvimento e projeto do futuro bairro da cidade. A Atrium Ljungberg colaborou com muitos escritórios de arquitetura, especificamente em Estocolmo. Em 2020, eles foram os incorporadores designados para o projeto vencedor do concurso do novo edifício de escritórios no Distrito 15 projetado pela 3XN. Semelhante ao “Stockholm Wood City”, em Copenhague, a Henning Larsen anunciou recentemente uma proposta para um bairro todo de madeira na cidade. Ambas as construções de madeira transformam a compreensão mundial da vida sustentável e mostram a adoção de princípios ambientais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "O maior empreendimento urbano em madeira do mundo começará a ser construído em 2025 em Estocolmo" [Stockholm Wood City: Construction of the World's Largest Urban Development Project in Wood to Begin in 2025] 29 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002842/o-maior-empreendimento-urbano-em-madeira-do-mundo-comecara-a-ser-construido-em-2025-em-estocolmo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.