Henning Larsen apresenta primeiro conjunto inteiramente em estrutura de madeira da Dinamarca

A Henning Larsen acaba de apresentar o projeto daquele que será o primeiro condomínio residencial inteiramente construído em estruturas de madeira da cidade de Copenhague. Chamado de Fælledby, o mais novo bairro sustentável da capital dinamarquesa incluirá uma extensa área de reflorestamento, a qual deverá ocupar 40% da área total do terreno onde antigamente operava um depósito de lixo e que agora será transformado em um novo modelo de bairro sustentável, com capacidade para abrir uma população de até 7.000 habitantes.

Henning Larsen apresenta primeiro conjunto inteiramente em estrutura de madeira da Dinamarca - Mais Imagens+ 10

Cortesia de Henning Larsen

O novo bairro conta com uma série de características bastante incomuns, como pequenos abrigos para pássaros e pequenos animais selvagens. Em busca de promover uma maior biodiversidade em uma área completamente devastada e infértil, a proposta contempla desde espaços para ninhos de pássaros e morcegos até uma nova lagoa para sapos e salamandras assim como novos jardins com flores que deverão atrair uma infinidade de insetos como abelhas e borboletas. Como a equipe explica, o projeto procura mesclar tipologias mais urbanas com formas mais comuns em áreas rurais da Dinamarca. A intenção é criar um projeto híbrido que pretende promover um equilíbrio entre o estilo de vida moderno e o ambiente rural de Fælledby. Desta forma, o projeto foi concebido para ser construído em etapas, evoluindo de dentro para fora a partir de três pequenos "núcleos" que juntos deverão criar um bairro integrado capaz de construir um sentimento de pertencimento e comunidade. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a equipe de biólogos e engenheiros ambientais da MOE, os quais têm trabalhado no desenvolvimento de um plano de reflorestamento para pelo menos 40% da área total deste terreno de pouco mais de dezoito hectares.

Cortesia de Henning Larsen
Cortesia de Henning Larsen

“A decisão de resgatar e promover a biodiversidade junto ao novo projeto residencial de Fælledby, o qual surgiu com o compromisso de aproximar as pessoas da natureza. Especificamente, optamos por um sistema construtivo menos agressivo ao meio ambiente como é a construção em estrutura de madeira. Fælledby deverá ser o primeiro condomínio da cidade de Copenhague inteiramente construído em estrutura de madeira, além de incorporar e promover uma maior biodiversidade de flora e fauna incentivando o re-desenvolvimento de uma área anteriormente degradada”, diz Signe Kongebro, arquiteto sócio da Henning Larsen. “Buscando inspiração nas tradicionais vilas da paisagem rural dinamarquesa, estamos propondo um novo bairro sustentável para a cidade de Copenhague, uma comunidade vibrante onde a biodiversidade e a qualidade de vida serão os principais atrativos para este novo modelo ou estilo de vida.”

Cortesia de Henning Larsen

A opção por um sistema de construção em madeira proposto pela Henning Larsen visa reduzir o impacto ambiental em uma área historicamente frágil. Fælledby é a mais nova iniciativa dentro de uma recente onda de novos projetos de construção em estrutura de madeira na Escandinávia, fortalecendo a imagem de uma região profundamente comprometida com a salva guarda de nosso planeta. “Fælledby é um projeto inovador, diferente de tudo que já foi feito em outras regiões da cidade de Copenhague. Durante o processo de projeto, nossa mensagem para a comunidade local de Fælledby foi muito clara - estávamos conscientes da nossa responsabilidade ambiental em desenvolver um projeto em uma área com um histórico ambiental tão sensível, ao mesmo tempo, estávamos comprometidos em desenvolver o projeto mais sustentável possível para este cenário. Nos concentramos desde o início no desenvolvimento de um plano diretor consciente para Fælledby, principalmente em termos ambientais”, diz Anne Skovbro, diretora da By & Havn.

“Como nas tradicionais vila rurais da Dinamarca, o novo bairro de Fælledby se destaca em meio a uma paisagem natural praticamente intocada. Esta configuração nos ofereceu a oportunidade de criar um bairro compacto e devidamente sensível às prioridades ambientais”, explica Kongebro. “Este projeto é uma oportunidade para construir um novo modelo de cidade, o qual poderá ter um grande impacto na sensibilização das novas gerações, proporcionando ainda um ambiente agradável para aquelas pessoas que procuram um novo estilo de vida mais próximo e em harmonia com a natureza. Para nós, o Fælledby será a prova de que um novo modelo de vida mais sustentável é possível e viável.”

Via Henning Larsen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Henning Larsen apresenta primeiro conjunto inteiramente em estrutura de madeira da Dinamarca" [Henning Larsen to Design Copenhagen’s First All Timber Neighborhood] 11 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931624/henning-larsen-apresenta-primeiro-conjunto-inteiramente-em-estrutura-de-madeira-da-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.