Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023

O Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 é um convite aos arquitetos de todo o mundo para se encontrarem em Copenhague de 2 a 6 de julho e explorar como a arquitetura influencia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Há mais de dois anos, a Science Track e seu Comitê Científico internacional analisam as várias formas pelas quais a arquitetura responde aos ODS. O trabalho resultou na formulação de seis painéis científicos: arquitetura para Adaptação Climática, arquitetura para Repensar Recursos, arquitetura para Comunidades Resilientes, arquitetura para Saúde, arquitetura para Inclusão e arquitetura para Parcerias e Mudanças.

Uma chamada internacional de trabalhos foi divulgada em 2022 e 296 das mais de 750 inscrições de 77 países foram convidadas a participar do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 em Copenhague. O ArchDaily está colaborando com a UIA para compartilhar artigos relacionados aos seis temas como preparação para a abertura do Congresso.

Neste terceiro artigo, nos reunimos com os co-presidentes do painel arquitetura para Comunidades Resilientes, Anna Rubbo, Pesquisadora Sênior, Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável (CSUD), The Climate School, Columbia University, e Juan Du, Professor e Reitor da John H. Daniels Faculty of Architecture, Landscape and Design Universidade de Toronto.

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 2 de 37Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 3 de 37Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 4 de 37Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 5 de 37Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Mais Imagens+ 32

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 10 de 37
Cumprindo a demanda histórica do bairro mugica com as pessoas como parceiros. Imagem © Gobierno de Buenos Aires/ cortesia de Joaquin Lavelli

Continue lendo a seguir.


Artigo Relacionado

Arquitetura para adaptação climática no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023

A resiliência no contexto da arquitetura e do ambiente construído é uma noção ampla e complexa. Quais ponderações vocês consideram como as mais urgentes a serem abordadas e como isso se refletiu em seu trabalho no painel?

AR e JD: A resiliência é, de fato, uma noção ampla e complexa. Assim como a palavra sustentabilidade, ela é muito usada e está prestes a perder seu significado. Em sua definição mais ampla, é a capacidade de resistir e se recuperar de dificuldades, que podem se aplicar a pessoas, natureza, escolhas de materiais e projetos de edifícios ou paisagens, em ambientes que podem ser urbanos ou rurais. Ao pensar em arquiteturas para comunidades resilientes, tentamos incutir um significado útil à palavra, por meio do foco no nexo das pessoas à medida que interagem e vivenciam a arquitetura e os ambientes construídos e naturais. Visto dessa maneira, imediatamente gravitamos em torno de questões de equidade, e não menos importante é o impacto das mudanças climáticas nas pessoas e também no planeta. Ao desenvolver os parâmetros iniciais para a convocação de trabalhos do painel Comunidades Resilientes para o Congresso - e dentro do tema geral "Não deixar ninguém para trás" - ficou claro que a mudança climática, a COVID e as convulsões políticas em muitos países revelam desigualdades sociais, econômicas e ambientais que ameaçam comunidades em todo o mundo. Como escrevemos em nossa chamada de artigos em 2022, essas falhas afetam desproporcionalmente os pobres, as pessoas de cor, os racial e etnicamente marginalizados e as mulheres. É fundamental, portanto, que as iniciativas de resiliência trabalhem e capacitem as comunidades – em vez de impor abordagens de cima para baixo – em esforços globais para lidar com adversidades inevitáveis.

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 23 de 37
Como uma combinação de espaço público e esfera privada/projeto de renovação da estação de serviço público da rua Hunan, distrito de Xuhui, em Xangai. Imagem © Xiao Xiao/ cortesia de steamarchitecture

De que maneiras vocês acham que o envolvimento com os 17 ODS da ONU pode contribuir para a pesquisa e as práticas arquitetônicas? Quais são seus pensamentos sobre como podemos crescer e apoiar uma compreensão contínua e compromisso com o papel ativo da arquitetura na condução da transformação sustentável de nossas sociedades?

AR: Minha opinião é que o envolvimento com os ODS pode ser extremamente benéfico para a educação, pesquisa e prática da arquitetura. Adotados em 2015 por 193 nações, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas oferecem um roteiro para um futuro mais sustentável. Em sua amplitude - o Objetivo 1 (Erradicação da pobreza) e o Objetivo 17 (Parcerias para os Objetivos) são apoios centrais para pesquisas, e os objetivos intermediários fornecem estratégias úteis para os arquitetos e um “aide-memoire” muito importante, uma lista de verificação, que permite uma abordagem mais profunda e interdisciplinar do projeto do que a maioria das certificações de sustentabilidade. Eu sugeriria que um bom LEED ou outra pontuação não é mais suficiente para que os profissionais do ambiente construído descansem sobre os louros. No que diz respeito à transformação geral necessária para que as comunidades sejam resilientes, isso parece ser especialmente verdadeiro. A adoção dos ODS também permite uma linguagem comum entre os setores, um enorme benefício para enfrentar os desafios globais e impulsionar a transformação sustentável em todas as geografias. A maior ambição defendida pelo UIA 2023 CPH, “tornar a arquitetura uma ferramenta central para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU” é, a meu ver, um passo na direção certa para permitir essa transformação.

JD: A arquitetura, na prática e na teoria, moldou como vivemos e o que consideramos casas, vilas e cidades ideais, e há responsabilidades e oportunidades para contribuirmos coletivamente com novas ideias e práticas que desaceleram ou até revertem os perigos globais. Enfrentar os desafios de um futuro sustentável é fundamental para a pesquisa e prática de arquitetos, designers e educadores em todo o mundo. Os ODS da ONU são uma estrutura e um recurso útil para permitir que indivíduos e organizações se envolvam nas complexidades dos desafios que enfrentamos, desde ambiental e social até econômico e político, espacial e material. No entanto, os ODS devem ser considerados pontos de partida e não metas, pois o caminho para a transformação sustentável de nossas cidades e comunidades está na adaptação de contextos, economias e culturas locais específicos.

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 30 de 37
Cave Urban Trabalhando com a Comunidade. Imagem cortesia de Jed Long, Cave Urban

Os desafios que as pessoas e as comunidades enfrentam – e os recursos disponíveis para enfrentá-los – variam consideravelmente entre regiões e sociedades. Quais foram suas considerações sobre a troca de conhecimento entre essas diferenças de condições? E que reflexões vocês tiveram sobre o significado dessas trocas práticas e teóricas entre diferentes culturas?

AR: Há uma enorme variação entre geografias e sociedades em relação à capacidade de enfrentar desafios para tornar as comunidades resilientes. A vontade política deve estar no topo da lista, mas também as micro circunstâncias no nível do bairro. “Ismos” podem sufocar ou promover mudanças. Em muitos países desenvolvidos, o NIMBYismo (não no meu quintal) pode enfrentar o YIMBYismo (sim no meu quintal), geralmente resultando em um impasse que pode impedir ou permitir, por exemplo, uma iniciativa de compostagem ou aumento da densidade habitacional e mistura social. O intercâmbio entre diferentes culturas é crucial para a compreensão de diversas geografias. Para citar um velho ditado, conhecimento é poder. A internet e agora a IA oferecem muitos caminhos para o conhecimento além dos domínios tradicionais e isolados; uma questão chave para as disciplinas é o que fazer com o conhecimento. Como podemos aprender a ouvir o que as pessoas mais afetadas têm a dizer? Como respeitamos todas as culturas?

JD: Este aspecto é talvez o maior desafio em uma abordagem global abrangente, como os ODS da ONU. Pelas minhas experiências de trabalho na Ásia, Europa e América do Norte durante as últimas duas décadas, existem grandes diferenças entre culturas e percepções específicas em relação às necessidades e desafios agudos de alcançar a sustentabilidade social e ambiental. No entanto, a troca de conhecimento é absolutamente necessária entre as geografias, pois algumas das ideias e práticas mais inovadoras estão acontecendo em localidades que tradicionalmente vemos como problemas, e não como fontes de soluções e inovações como, por exemplo, derivar princípios de comunidade e acessibilidade para assentamentos informais a fim de reexaminar como estamos planejando e projetando habitação social pública em cidades e regiões mais desenvolvidas.

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 26 de 37
Nexus, Artéria e Reservatório: uma taxonomia para uma percepção corporificada de infraestruturas. Imagem Cortesia de Lars Rolfsted Mortensen

Quais são os projetos mais empolgantes e movimentos promissores que vocês identificaram nos artigos enviados ao Painel 3: Arquitetura para Comunidades Resilientes?

AR: Foi emocionante receber tantos artigos de todo o mundo sobre os subtemas que identificamos como críticos para tornar as comunidades resilientes. Em nossa chamada de artigos, desafiamos os autores a considerar os ODS. Ao longo de 12 sessões nos dias 3,4 e 5 de julho, os autores apresentarão artigos sobre cinco tópicos que são os capítulos da próxima publicação da Springer, Design for Resilient Communities. Esses tópicos são os ODS e a Vida Cotidiana, População como Parceira, A Crise Global e Projetando Resiliência, Habitação e o Direito à Cidade e Educação em Arquitetura e Comunidades Resilientes. Projetos emocionantes podem ser encontrados em muitos mas, no geral, o imperativo contínuo é lutar por ambientes igualitários por meio de um bom projeto. Isso significa que precisamos: trabalhar com as comunidades como parceiras; respeitar o conhecimento local; descolonizar a educação e a prática; persistir na tentativa de fornecer moradia segura e acessível adequada e aproveitar as ferramentas digitais que podem apoiar melhor as comunidades resilientes.

JD: Entre os trabalhos submetidos ao painel, havia uma grande variedade de tópicos, métodos de pesquisa, teorias de investigação e escalas de intervenção. O tema Moradia e Direito à Cidade recebeu o maior número de envios de artigos do maior número de países diferentes – destacando verdadeiramente a importância da habitabilidade, qualidade e acessibilidade quando se trata de questões de comunidade e sustentabilidade urbana. Como uma coleção, os papéis rompem os limites do que é convencionalmente definido como arquitetura sustentável ou design comunitário. Os artigos demonstram o papel da arquitetura e a vontade de arquitetos e acadêmicos de se envolver com as práticas e políticas humanísticas, urbanas, regionais, nacionais e geopolíticas que impactam as comunidades.

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 17 de 37
Reflexões sobre abordagens centradas nas pessoas para intervenções no bairro autoconstruído Quito Equador. Imagem Cortesia de Farzana Gandhi, Carmen Mendoza Arroyo, Sara Latorre, Gonzalo Lizarralde, Myriam Paredes

O que vocês esperam que os participantes do Congresso levem com eles do Congresso Mundial 2023 CPH e que legado do evento vocês esperam ver?

AR: Os seis temas desenvolvidos pelo Comitê Científico moldaram a programação do Congresso, desde apresentações na Science Track  até palestras, debates e sessões Next-Gen. Minha esperança para o Congresso é que os participantes aprendam muito sobre os seis temas de todas essas fontes, levem esse conhecimento para casa, escrevam artigos, façam palestras e compartilhem o conhecimento adquirido em suas comunidades mais amplas. Minha esperança é que eles também ajam: em seus escritórios, escolas e comunidades. Maimunah Sharif, Diretora Executiva da UN-Habitat, a organização encarregada de promover vilas e cidades sociais e ambientais, frequentemente desafia a comunidade global a agir. Para ela, o tempo de apenas falar já passou: é preciso agir. Então, para mim, uma questão-chave é: os participantes farão mudanças em casa? Eles aplicarão os ODS em suas próprias comunidades? Se a prática de projeto, a pesquisa e a educação assumirem a amplitude dos ODS conforme pretendido, este será um legado impressionante. Se, por meio de sua exposição aos ODS no Congresso, mais arquitetos enviarem projetos na próxima edição do Prêmio UIA-UN Habitat 2030, isso também será uma conquista importante.

JD: Eu também espero que o Congresso tenha um impacto duradouro em termos de informar e capacitar os participantes e construir comunidades locais e globais no processo. Esforços individuais, em práticas, salas de aula e estúdios, serão fundamentais para promover a resiliência presente e futura, mas uma mudança coordenada e abrangente por parte das disciplinas de arquitetura e design é essencial para que a sustentabilidade e a segurança reais sejam alcançadas. Eu gostaria de ver a expansão das redes de intercâmbio e futuras colaborações emergirem deste evento, com conhecimento e experiência suficientes eventualmente gerados para potencialmente melhorar os ODS da ONU por meio dos esforços coletivos de arquitetos, designers e estudiosos da área. Tais atitudes tornariam o UIA 2023 CPH uma reunião de grande importância, talvez até um ponto de virada.

Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 18 de 37
Reflexões sobre abordagens centradas nas pessoas para intervenções no bairro autoconstruído Quito Equador. Imagem Cortesia de Farzana Gandhi, Carmen Mendoza Arroyo, Sara Latorre, Gonzalo Lizarralde, Myriam Paredes
Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 11 de 37
Cumprindo a demanda histórica do bairro mugica com as pessoas como parceiros. Imagem © Gobierno de Buenos Aires/ cortesia de Joaquin Lavelli
Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023  - Imagem 29 de 37
Desde a construção de infraestrutura resiliente até a facilitação de comunidades resilientes. Imagem Cortesia de WXYStudio/ Adam Lubinsky, Abby Zan, Nathalie Kauz

Fique atento à nossa colaboração com o Congresso Mundial de Arquitetura da UIA 2023 e à nossa cobertura de Copenhague, a Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO de 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bärnheim, Pernille Maria . "Arquitetura para comunidades resilientes no Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2023 " [Design for Resilient Communities at the UIA World Congress of Architects 2023] 27 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002729/arquitetura-para-comunidades-resilientes-no-congresso-mundial-de-arquitetos-uia-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.