Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia

A água, e suas conotações religiosas enquanto símbolo de purificação e vida, tem um significado enorme em muitas culturas. Mas em nenhum outro lugar esse respeito pela água é mais evidente do que na Índia, um país que reverencia seus rios como sagrados. Os corpos d'água servem como testemunho da veneração e uso da água em rituais religiosos, incorporando o patrimônio cultural como espaços públicos, locais de rituais e locais de cremação. Central para a vida diária na Índia, a água e a arquitetura aquática entrelaçam a espiritualidade e as tradições culturais, oferecendo um vislumbre das ricas tradições das comunidades.

Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 2 de 6Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 3 de 6Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 4 de 6Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 5 de 6Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Mais Imagens+ 1

As antigas cidades da Índia cresceram em torno dos rios. Guiados pela geografia e clima, recursos locais limitados e histórias individuais, as paisagens fluviais surgiram como uma expressão de design única para cada assentamento. Uma forma construída típica, se não única, da Índia, são os Ghats. Eles surgiram como resposta às necessidades religiosas, espirituais e sociais ao longo das margens, tornando-se lugares de congregação humana. Originários da palavra sânscrita "ghatta" que significa "um local de pouso", os Ghats são um conjunto de degraus construídos paralelamente ao fluxo do rio e levando à água. Eles são construídos para fornecer acesso ao rio, reter solo, estabilizar e definir as margens do rio, guiar o fluxo de água e proteger os povoados de enchentes. Construídos dentro da paisagem fluvial, os Ghats fortalecem a conexão duradoura entre natureza, cultura, pessoas e água.

Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 5 de 6
Os barcos são acessados a partir dos Ghats em Varanasi. Imagem © Srivatsan Balaji

Ao longo da história, as margens dos rios foram um imã para o estabelecimento de complexos de templos, locais de peregrinação, palácios, fortalezas e capitais durante vários reinados e períodos. Entre os Ghats espalhados pelo país, que ficam às margens do Ganges são os mais celebrados, pois o rio é honrado como uma deusa viva e acredita-se que ele tenha propriedades de cura. Na tradição hindu, estágios cruciais da vida estão profundamente conectados com o Ganges - desde a unção de recém-nascidos e cerimônias de iniciação até casamentos e cremações em suas margens. Localizados na cidade de Varanasi, esses Ghats simbolizam de forma simbólica a natureza cíclica da existência na filosofia hindu, manifestando-se fisicamente como uma cascata plana no rio sagrado.

Em Varanasi, os Ghats são uma fina fatia de espaço público entre a cidade densa e o Ganges. Oitenta e quatro conjuntos de degraus alinham a borda urbana, seu número aumentando com subdivisões graduais. Ruas estreitas levam moradores, peregrinos e turistas para os amplos desembarques dos Ghats, onde as pessoas se envolvem em adoração, banho e rituais de cremação junto ao rio. Seu papel como cenários para a prática contínua de tradições antigas contribui para seu status como patrimônio cultural, sustentando memórias, crenças e valores culturais.

Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 2 de 6
Atividade pública diária no Ghats. Imagem © Parvi Bansal

Os Ghats de Varanasi são moldados a partir da necessidade de se adaptar aos níveis de água em constante mudança do Ganges. A profundidade do rio varia significativamente, cerca de 10-15 metros durante as estações de monções e secas. O fluxo sazonal de água dá origem a uma paisagem dinâmica ao longo das margens do Ganges, intrinsecamente ligada a um calendário de rituais e festivais influenciados por movimentos celestes. A interface terra-água é organizada em seções com base nos níveis de inundação - os espaços de banho estão no nível mais baixo, as áreas de reunião pública e as comodidades estão posicionadas em degraus mais altos e mais seguros, e os espaços rituais estão no meio.

Refletindo a vida diversa e vibrante ao longo do rio, os Ghats também testemunham uma infinidade de atividades ao longo do dia. Ao amanhecer, tornam-se um espaço para lavar utensílios e gado e para caminhadas matinais. Vendedores ocupam o local após o meio-dia, atendendo a crianças e adultos que usam o espaço para reuniões e descanso. Ao lado deles, padres meditam e realizam cerimônias rituais, enquanto peregrinos rezam em templos adjacentes e nos Ghats. Esses locais auspiciosos servem para cerimônias religiosas e sociais, incluindo casamentos e rituais de fertilidade. Também é comum ver cremações nos Ghats.

Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 6 de 6
A mudança dos níveis de água do rio Ganga. Imagem cortesia de Morfogênese

A crença em um ciclo cósmico nos Ghats do Ganges, uma promessa de quebrar o ciclo de vida e morte para alcançar nirvana, resultou no desenvolvimento de Varanasi ao longo das margens do rio. Várias estruturas comemorativas e religiosas foram construídas para facilitar práticas ritualísticas em resposta à presença do rio. A paisagem cultural da interface terra-água é adornada com templos, edifícios públicos, pavilhões, tanques de água (kunds), ruas e praças. A infraestrutura de apoio adicional surgiu do desenvolvimento à beira do rio. A evolução da paisagem cultural dos Ghats seguiu uma ordem espaço-temporal, decorrente de sistemas auto-organizados de culto e peregrinação.

Servindo a um propósito prático vital, os Ghats funcionam como guardiões da margem do rio, ao mesmo tempo em que fornecem um caminho seguro e acessível para o rio. Sua estrutura resiliente resistiu ao tempo, mantendo-se firme diante de desastres naturais e agitações culturais. Essas maravilhas arquitetônicas integram perfeitamente o rio fluente com o tecido urbano, garantindo sua proteção contra as correntes. Reparos regulares são realizados para combater as forças erosivas exercidas pelas águas correntes e os danos causados pelos sistemas de drenagem com vazamentos que lamentavelmente descarregam esgoto no Ganges.

Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 4 de 6
Cremação em Manikarnika Ghat nas margens do rio Ganga. Imagem © Akella Srinivas Ramalingaswami

Eles oferecem insights sobre o domínio do planejamento da orla, apresentando estratégias engenhosas concebidas para combater a erosão, gerenciar inundações e garantir melhor acesso à água. Ao contrário de muitas outras cidades indianas que muitas vezes carecem de uma resposta física à água, os Ghats são um testemunho de uma resposta arquitetônica imbuída de profundo significado religioso e cultural. Estudar seu design e layout pode trazer lições sobre como criar espaços funcionais e convidativos à beira-mar que atendam às necessidades humanas.

Em contraste com as grandes cidades internacionais, onde apartamentos de luxo e empresas de luxo ocupam suas margens, as margens dos rios indianos são enraizadas em um contexto sociocultural tradicional. Dentro da paisagem do rio, os Ghats reforçam o vínculo entre natureza, cultura e pessoas. O rio é uma força unificadora, eliminando as divisões sociais e fortalecendo um sentimento de humanidade compartilhada. São recipientes de identidade comunitária e herança cultural onde se desenrola o ciclo ritualístico da vida. Os Ghats de Varanasi não são apenas estruturas - são limiares onde a terra e a água; humanos e natureza; e o divino e o mundano se fundem.

Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia - Imagem 3 de 6
Um padre sentado no Ghats em Varanasi. Imagem © Abhishek Mittal

This feature is part of an ArchDaily series titled AD Narratives where we share the story behind a selected project, diving into its particularities. Every month, we explore new constructions from around the world, highlighting their story and how they came to be. We also talk to the architect, builders, and community seeking to underline their personal experiences. As always, at ArchDaily, we highly appreciate the input of our readers. If you think we should feature a certain project, Your Dashboard please submit your suggestions.

This article is part of the ArchDaily Topics: Water in Architecture, proudly presented by Hansgrohe.

“Water is life and our passion. And water conservation is climate protection. We at Hansgrohe are committed to making a difference in how water is considered in Architecture, with products that save water while maintaining the same showering experience.”

Every month we explore a topic in-depth through articles, interviews, news, and architecture projects. We invite you to learn more about our ArchDaily Topics. And, as always, at ArchDaily we welcome the contributions of our readers; if you want to submit an article or project, contact us.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Ghats de Varanasi: as paisagens ribeirinhas adaptáveis da Índia" [Varanasi's Ghats: The Adaptable Riverscapes of India ] 09 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002300/ghats-de-varanasi-as-paisagens-ribeirinhas-adaptaveis-da-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.