O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto busca requalificar a relação da Índia com o rio Ganges

Projeto busca requalificar a relação da Índia com o rio Ganges

Projeto busca requalificar a relação da Índia com o rio Ganges
Projeto busca requalificar a relação da Índia com o rio Ganges, Vista dos Ghats. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Vista dos Ghats. Imagem Cortesia de Morphogenesis

A empresa Morphogenesis, com sede em Déli, concluiu recentemente uma proposta para um projeto que reabilita e desenvolve os ghats (escadarias que levam ao rio) e crematórios ao longo de um trecho de 210 quilômetros do rio Ganges, o rio mais longo da Índia. O projeto, intitulado "A River in Need", faz parte da Missão Nacional de Ganges Limpa (NMCG), uma empresa do Ministério dos Recursos Hídricos do Governo indiano formada em 2011 com dois objetivos: garantir uma redução efetiva da poluição do rio além de conservá-lo e revitalizá-lo.

Organização Seccional do Programa. Imagem Cortesia de Morphogenesis Ghat típico no nível de água normal. Imagem Cortesia de Morphogenesis Layout de Crematório. Imagem Cortesia de Morphogenesis Colunas inteligentes para criar espaço sombreado. Imagem Cortesia de Morphogenesis + 23

Vista dos Ghats. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Vista dos Ghats. Imagem Cortesia de Morphogenesis

O Ganges é venerado como uma deusa viva pelos 966 milhões de hindus da Índia que acreditam fortemente nas propriedades curativas do rio; Ter as cinzas espalhadas no rio é a forma simbólica de alcançar a libertação eterna no ciclo da reencarnação. Mas a dura realidade do despejo de toneladas de corpos incompletamente cremados, para não mencionar galões de efluentes industriais e esgoto bruto, fizeram com que o rio nacional da Índia se tornasse o mais poluído do mundo. Enquanto o Ganges sustenta um décimo da população mundial, também causa cerca de 600.000 mortes por ano em razão de doenças transmitidas pela água. Com o aumento da densificação das cidades indianas - duas urbes do país já figuram nas oito da lista das mais densas do mundo da ONU Habitat - existe também uma necessidade urgente de proporcionar espaços para a construção da comunidade e o engajamento público.

Ghat típico no nível da água baixa. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Ghat típico no nível da água baixa. Imagem Cortesia de Morphogenesis

A intervenção urbana do Morphogenesis, em um esforço para abordar esses problemas urgentes, visa redesenhar a interface histórica da Índia entre o rio e a apropriação humana, ao mesmo tempo em que transforma a cidade e fornece espaços cívicos na beira do mesmo.

Ganges e a tradição hindu. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Ganges e a tradição hindu. Imagem Cortesia de Morphogenesis

A tradição hindu dita que seus seguidores se conectam com o Ganges em vários estágios significativos de sua vida, seja para ungir um recém-nascido com a água benta do rio, na iniciação na fé através do ritual Janeu (cordão sagrado), na cerimônia de casamento de um indivíduo ou sua eventual cremação. Morphogenesis reconheceu que, para entregar uma solução culturalmente contextual, eles primeiro precisariam estudar e entender esse ciclo ritualístico: "onde as pessoas se reunirão, onde esperarão, onde estarão de luto, onde haverá celebração". A empresa desenvolveu o projeto com o objetivo final de se unificar ao rio - fechando o círculo da vida ao redor do Ganges através da convivência sensível de um programa variado.

Zonas de intervenção. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Zonas de intervenção. Imagem Cortesia de Morphogenesis

O escritório trabalhou em um total de 33 escadarias (ghats) e 20 crematórios ao longo do trecho do rio entre as cidades sagradas de Allahabad e Varanasi. Ao olhar para a revitalização do rio, as principais preocupações de projeto incluíram a erosão da margem do rio e as inundações. A empresa observou como o desmatamento ao longo da margem, resultante da necessidade de madeira para as piras funerárias tradicionais, havia desgastado a borda da terra e a reduziu a um "buraco sedimentado".

Questões hidrológicas. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Questões hidrológicas. Imagem Cortesia de Morphogenesis

Este fato direcionou Morphogenesis a propor tubos para estabilizar a bancada de terra, enquanto eles redesenhavam os crematórios - e as próprias piras - para reduzir a quantidade de madeira necessária em apenas trinta por cento do requisito tradicional. Isso proporcionou o benefício social adicional de reduzir o custo da cremação que era, muitas vezes, maior do que a renda anual de um agregado familiar.

Vista do crematório. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Vista do crematório. Imagem Cortesia de Morphogenesis

A empresa voltou-se para um estudo sobre a língua vernácula em busca de maneiras de tratar a margem do rio: os Ghats foram a resposta natural, pois eles se prestam a estabilizar o rio enquanto fornecem uma interface para o engajamento humano com a água. O design dos ghats de Morphogenesis combinou o uso de várias tipologias de plataforma para atender a diversas funções: extensões para acesso ao transporte marítimo em todos os níveis, menores para rituais diários e grandes patamares para eventos.

Ghat típico no nível de água normal. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Ghat típico no nível de água normal. Imagem Cortesia de Morphogenesis

A provisão é tal que todas as atividades usam a água de forma controlada, levando a redução da poluiçã : as plataformas foram projetadas para serem suportadas por colunatas para garantir que o fluxo do rio permaneça ininterrupto. Além disso, as mudanças de direção foram fornecidas perto da parte destinada aos rituais de banho.

Colunatas para fluxo de água ininterrupta. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Colunatas para fluxo de água ininterrupta. Imagem Cortesia de Morphogenesis

O programa variado dos ghats é organizado de forma distinta - diferentes níveis atendem à diferentes atividades. Esta segregação se baseia em níveis de inundação: enquanto os espaços de banho ocupam o nível mais baixo, os espaços públicos de coleta são conceitualizados em níveis mais altos e seguros, com espaços de rituais intercalados. A empresa reintroduziu a histórica estrutura de assentos de Chaupal - gurus que davam palestras aos seus alunos sob a sombra de uma árvore - para providenciar locais de interação da comunidade; O reflorestamento empregou plantas resilientes que trabalharam com os diferentes níveis. O projeto também incorpora varejo temporário informal e para se certificar de que os ghats permanecem ativos durante o dia e o ano.

Organização Seccional do Programa. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Organização Seccional do Programa. Imagem Cortesia de Morphogenesis

Na tentativa de adicionar a função religiosa tradicional dos ghats, Morphogenesis projetou os novos desenvolvimentos para serem habilitados para wifi; A empresa prevê que os ghats sejam espaços urbanos importantes para o discurso e a divulgação do conhecimento. Os ghats também funcionarão quase inteiramente por energia solar: os painéis solares são instalados no topo de "Smart Columns", que atuam como dispositivos de sombreamento, ao mesmo tempo que cumprem as funções essenciais de fornecer água potável e conectividade com a internet. Além disso, os materiais disponíveis localmente e de baixa manutenção foram usados para reduzir o impacto ecológico: o revestimento será de pedra porosa para permitir que a água percorra, enquanto as estruturas serão construídas predominantemente em tijolos.

Colunas inteligentes para criar espaço sombreado. Imagem Cortesia de Morphogenesis
Colunas inteligentes para criar espaço sombreado. Imagem Cortesia de Morphogenesis

Ver a galeria completa

Cita: Zishan Langar, Suneet. "Projeto busca requalificar a relação da Índia com o rio Ganges" [Massive River Development Plan Hopes to Rejuvenate India's Relationship to the Ganges] 09 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877071/projeto-busca-requalificar-a-relacao-da-india-com-o-rio-ganges> ISSN 0719-8906