Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África

À medida que a Bienal de Arquitetura de Veneza apresenta sua 18ª edição intitulada O Laboratório do Futuro, ela se concentra na África como um lugar para testar e explorar possíveis soluções para o mundo. De acordo com a curadora Lesley Lokko, a Bienal explora conceitos arraigados como clima, direitos à terra, decolonização e cultura. Isso nos desafia a questionar como a história da África pode ser uma ferramenta radical para a imaginação e nos lembra da declaração de Stephen Covey: "Viva fora da sua imaginação, não apenas da sua história". O título da bienal é provavelmente a questão mais ambiciosa dos últimos anos e nos obriga a revisitar todas as fronteiras das sociedades históricas do continente, explorar a influência das fronteiras coloniais impostas sobre elas e examinar as identidades que surgiram disso. Devemos considerar como essas identidades podem ser instrumentos de criatividade e, mais importante, reconhecer que cada sociedade africana tem um ponto de vista específico. Esse ponto de vista anseia por colaboração intercultural como uma ferramenta poderosa para a imaginação.

Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 2 de 7Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 3 de 7Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 1 de 7Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 4 de 7Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Mais Imagens+ 2

A África é um continente de extensa diversidade cultural. No entanto, essa diversidade não se alinha com as fronteiras nacionais criadas pelas potências colonizadoras. A partição do continente foi feita com conhecimento limitado de suas estruturas socioculturais, usando características regionais físicas e a busca por riquezas naturais para definir fronteiras. Como resultado, as sociedades étnicas tiveram que suportar o desaparecimento de suas estruturas culturais, que agora estão sobrepostas pelas fronteiras de suas novas nações. Sociedades étnicas similares tiveram que estabelecer novas identidades culturais, e múltiplas sociedades étnicas foram forçadas a formar uma nova entidade e negociar uma nova identidade. Essa é uma história fundamental de uma história complexa que ressoa em todo o continente.

O atrito dessa dualidade da identidade africana levanta constantemente questões sobre como a arte, o design e a arquitetura podem ser engajados. Por exemplo, o que exatamente é uma arquitetura nacional que engloba várias etnias? Qual seria uma reinvenção moderna da arquitetura iorubá que se encaixa na Nigéria, e como seria diferente em tradução dos iorubás que são nacionalidades da República do Benin? Essas perguntas oferecem múltiplas camadas de recursos que artistas e designers têm que interrogar, mas também apresentam uma oportunidade rara para um processo radical de criatividade e construção de conhecimento por meio de colaborações interculturais.

A colaboração entre sociedades com similaridades culturais históricas e novas diferenças nacionais seria uma ferramenta inovadora para a imaginação e ofereceria novas maneiras de ver o futuro. Essa abordagem desmorona as fronteiras impostas à história e permite a interação étnica e regional em todo o continente.

Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 5 de 7
Kere Architecture_Conteract_Venince Architecture Biennale_2023. Imagem © Claire Brodka

Múltiplas instalações na Bienal deram voz às histórias construídas da África. A peça da Kere Architecture, intitulada "Counteract", ou Contrariar, retrata os aspectos internos e externos da paisagem urbana de Burkina Faso. O exterior emprega gráficos para exibir a natureza utilitária de anúncios, nomes de lojas e informações públicas no país. Esses elementos são colados juntos, mas uma mensagem escrita em negrito se destaca na parede da instalação: "Só porque nossa história foi interceptada por outros, não significa que nosso futuro precise ser". É um destaque provocativo desta instalação, que celebra o passado da arquitetura da África Ocidental, faz um balanço do que está presente e instiga uma abordagem diferente. O artista Olalekan Jeyifous também criou uma instalação na Bienal que apresenta uma sala montada como o modelo "All-Africa Protoport (AAP)". Esta instalação oferece uma visão de um futuro potencial construído sobre as histórias construídas das tecnologias renováveis nativas da África.

Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 3 de 7
Silver Lion-Olalekan Jeyifous_Venince Architecture Biennale_2023. Imagem © Marco Zorzanello

O passado sempre será um recurso importante para a imaginação, mas a maneira como interagimos com a história complexa da África pode ser diferente. Ao investigar o atrito das fronteiras socioculturais que existiam e as coloniais atuais, podemos examinar a dicotomia entre a herança cultural compartilhada em toda a África e suas identidades sociais atuais. Essa fricção está no cerne de cada africano e é refletida nas múltiplas línguas que falam, tanto culturais quanto coloniais. Define como vemos o mundo, nos envolvemos com ele e propomos ideias para ele. Podemos usar essa dualidade como pontos de fricção para explorar a criatividade, o conhecimento, a arte, o design e a arquitetura em todas as nacionalidades do continente.

A ideia de colaboração na cena artística africana pode ser rastreada até o movimento de arte pan-africano do início do século XX. Esse movimento surgiu em resposta às experiências coloniais e pós-coloniais dos africanos, com o objetivo de unificar as culturas africanas e promover um senso de identidade, história e expressão criativa compartilhada. Isso abriu caminho para que artistas em todo o continente deixassem sua marca na cena artística global e estabelecessem festivais de arte que mostrassem a rica herança cultural de seu povo. Exemplos notáveis incluem o Festival Mundial de Artes Negras inaugural em Dakar, Senegal, em 1966, e o Segundo Festival Mundial de Artes e Cultura Negra e Africana em Lagos, Nigéria, em 1977. Embora esses festivais tenham celebrado identidades individuais em uma plataforma compartilhada, eles também serviram como precursor para uma colaboração que interroga as múltiplas lentes da diversidade africana.

A música, por exemplo, tem sido um meio proeminente para explorar a colaboração intercultural. "Yamore", uma música de Salif Keita com Cesária Évora, é um excelente exemplo disso. Cantada pelo cantor e compositor maliano e a artista cabo-verdiana, a música é uma mistura soulful de língua e cultura que fala sobre o amor. Em diferentes pontos da música, os artistas usam suas respectivas línguas culturais e coloniais como formas instintivas de autoexpressão, resultando em uma melodia que entrelaça o cabo-verdiano, inglês, francês e bambara. Através dessa diversidade linguística, a mensagem subjacente de amor é transmitida de forma eficaz. A música serve como um modelo que pode ser aplicado a outras formas de arte, design e arquitetura como meio de promover a criatividade.

Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África - Imagem 6 de 7
Kere Architecture_Conteract_Venince Architecture Biennale_2023. Imagem © Jacopo Salvi/ La Biennale di Venezia

Por fim, a bienal é um momento de reflexão para artistas e designers. Procura maneiras através do design de permitir que as pessoas se entendam em um continente tão diverso. Artistas, designers, arquitetos, pesquisadores e educadores podem construir sobre isso, curando intencionalmente colaborações interculturais em projetos prospectivos. Isso reconhece que todos têm uma maneira única de ver o mundo, e para alguém na África, é uma nova devido às complexas camadas da história. Quando múltiplos pontos de vista são interrogados intencionalmente para dar à luz algo novo, os resultados são ideias poderosas e distintas que o futuro da África merece.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Colaboração entre culturas: uma ferramenta para imaginar o futuro da África" [Cross-Cultural Collaboration: A Tool for Imagining Africa's Future] 18 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001567/colaboracao-entre-culturas-uma-ferramenta-para-imaginar-o-futuro-da-africa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.