Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários

Entroncamentos rodoviários evoluíram de infraestruturas para distribuir o tráfego a marcos que definem e rasgam a paisagem das cidades. Essas intersecções envolvem viadutos, rotatórias e pontes, podendo ter muitos níveis. Elas se torcem, viram e fazem voltas, criando áreas vazias entre as pistas e em seus baixios. Esses espaços podem ser vistos como liminares e de transição, sem um uso específico. Na sua imprecisão, contudo, podem ser transformados em lugares mais amigáveis à escala humana, voltando a fazer parte dos tecidos urbanos.

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 2 de 14Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 3 de 14Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 4 de 14Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 5 de 14Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Mais Imagens+ 9

Ao considerar suas possibilidades espaciais, é importante pensar para além de usos fixos e específicos. Esses espaços podem receber eventos que ocorrem sob a proteção de pontes, por exemplo. Ou, ainda, intervenções urbanas podem ser pensadas de modo a ampliar o potencial dessas imponentes infraestruturas.

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 11 de 14
The Bentway - A urban park under a highway bridge: Toronto, Ontario Canada - May 26, 2019. Image © Eltonlaw/Shutterstock

Alguns exemplos de intervenções incluem parques públicos, espaços com estruturas de arte interativas, abrigos para outras formas de transporte, mercados, livrarias e espaços para eventos. Muitos projetos já exploraram esses espaços e outras áreas liminares, veja alguns a seguir:

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 3 de 14
Urban Park_2021. Image © Torino Stratosferica

Torino Stratosferica transforma trilho de bondes abandonado em parque urbano

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 9 de 14
Urban Park_2021. Image © Torino Stratosferica

O projeto recupera uma faixa de 800 metros de comprimento no centro do Corso Gabetti e da Ponte Regina Margherita em Turim, que havia sido abandonada. Ele utiliza elementos como estruturas de contêineres, bancos de madeira e uma paleta de cores amarela para convidar as pessoas a utilizarem o espaço de vegetação. Projetos como o Burnside Skatepark em Portland e o Lynch Family Skatepark em Boston são outros exemplos que apontam para explorações criativas que podem ativar esses espaços residuais.

Green Square/ Urban Interventions + Vallo Sadovský Architects

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 6 de 14
Green Square Urban Intervention_2011. Image © Pato Safko

Essa intervenção urbana explora o potencial dos baixios das intersecções rodoviárias como abrigos e terminais de ônibus. Conta com uma pintura de 1.000 m² que transforma a atmosfera sob a rodovia. A intervenção tem como objetivo destacar o ambiente disfuncional do espaço inferior. Outros projetos, como o Chicano Park em San Diego, The Underline em Miami, Underpass Art Park em Washington DC, Underground Ink Block em Boston e o Sabine Promenade em Houston, são exemplos de explorações que utilizam a parte inferior das intersecções rodoviárias como espaços para esculturas de arte interativas e eventos.

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 10 de 14
Green Square Urban Intervention_2011. Image © Pato Safko

À medida que a dependência de carros aumenta no sul global e mais intersecções rodoviárias são construídas para acompanhar o crescimento, surgem oportunidades para repensar os espaços residuais criados por essas estruturas. Na maioria das cidades africanas, eles fornecem abrigo e uma plataforma para arquitetura informal. Isso inclui comércio, espaços para oração, restaurantes e outras formas de espaços públicos auxiliares. 

Warwick Triangle, Durban, África do Sul

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 2 de 14
Warwick Triangle, Durban, Southafrica. Image © Michelle Hankinson

A intervenção artística de Faith47 no cruzamento rodoviário Warwick Triangle celebra o comércio informal como uma forma de amplificar o espaço. Murais de com o retrato de comerciantes da área foram pintados na parte inferior da rodovia para homenagear o comércio de rua . Essa intervenção atrai comerciantes e clientes que se identificam com ela, que utilizam o espaço para diversos fins, como mercado e terminal de ônibus. Nas palavras da artista:

A arte em espaços públicos cria uma lacuna visual para se respirar; nada está sendo vendido ou anunciado. Há apenas a comunicação do artista para o pedestre, permitindo que o espectador encontre seu próprio significado a partir das obras. Esse tipo de intervenção é necessário, pois grande parte do nosso espaço público e arquitetura urbana é alienante para o indivíduo.

Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários - Imagem 4 de 14
Warwick Triangle, Durban, Southafrica. Image © Michelle Hankinson

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Possibilidades espaciais para entroncamentos e cruzamentos rodoviários" [What are the Spatial Possibilities for Enclosures Within the Highway Interchange?] 29 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001351/possibilidades-espaciais-para-entroncamentos-e-cruzamentos-rodoviarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.