Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio

A 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, intitulada O Laboratório do Futuro, terá sua inauguração oficial no sábado, 20 de maio, e permanecerá aberta ao público até 26 de novembro de 2023. A ocasião inclui a cerimônia de premiação, durante a qual o júri internacional presidido por Ippolito Pestellini Laparelli concederá os prêmios oficiais: o Leão de Ouro para a melhor Participação Nacional, o Leão de Ouro para o melhor participante, e o Leão de Prata para um jovem participante promissor. O Leão de Ouro pela Trajetória de Vida será entregue a Demas Nwoko, artista, designer e arquiteto nascido na Nigéria.

Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 2 de 12Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 3 de 12Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 4 de 12Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 5 de 12Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Mais Imagens+ 7

Para esta edição da Bienal, foram convidados 64 participantes nacionais para organizar exposições nos pavilhões nos Giardini, Arsenale e no centro da cidade de Veneza. A Nigéria participa pela primeira vez da Bienal enquanto que o Panamá estreia primeira seu próprio pavilhão. Seguindo a direção geral proposta pela curadora Lesley Lokko, uma infinidade de desdobramento são explorados nas exposições apresentadas nos pavilhões nacionais.

Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 7 de 12
Opening press conference. Image © Jacopo Salvi

Países como Canadá, República Tcheca, Ucrânia e Estônia estão focando em questões sociais urgentes presentes em suas regiões, desde a crise habitacional até conflitos armados ou condições de trabalho deficientes. Outros, como Estados Unidos, Bélgica, Alemanha ou Bahrain, questionam o uso de recursos e encontram potencial no caráter único de seus países. Enquanto alguns pavilhões adotaram um tom lúdico, como é o caso da Letônia, outros estão abrindo debates sobre temas abrangentes maiores, como a decolonização, no caso do Pavilhão do Brasil, ou a descarbonização e sustentabilidade, abordados por países como Espanha, Turquia, Chile ou Países Baixos.

Além dos pavilhões nacionais, foram anunciados 9 eventos colaterais que desdobram as perspectivas e temas explorados na Bienal. Os eventos, aprovados pela curadora Lesley Lokko e promovidos por instituições nacionais e internacionais sem fins lucrativos, ocorrem em diversos locais espalhados pela cidade. Eles incluem exposições focadas na experiência migratória, na relação entre linguagem e paisagem, ou na sabedoria das práticas tradicionais, como aquelas praticadas ao longo da história de Taiwan. Como parte dos eventos colaterais oficiais, a Fundació Mies van der Rohe concederá o prêmio Young Talent 2023 como parte do EUmies Awards, enquanto a New European Bauhaus está organizando conferências como prática para um laboratório do futuro.

Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 2 de 12
Overview Arsenale. Image © Andrea Avezzù-Courtesy of La Biennale di Venezia

Pela primeira vez, o foco está voltado para a África e a Diáspora Africana, essa cultura fluida e interligada de pessoas de ascendência africana que agora se estende por todo o globo. O que queremos dizer? Como o que dizemos irá mudar alguma coisa? E, talvez o mais importante de tudo, como o que dizemos irá interagir e impregnar aquilo que 'outros' dizem, de modo que a exposição não seja uma única história, mas múltiplas histórias que refletem o desafiador, magnífico caleidoscópio de ideias, contextos, aspirações e significados que é cada voz respondendo às questões de seu tempo? — Lesley Lokko

Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 9 de 12
Corderie. Image © Giulio Squillacciotti - Courtesy La Biennale di Venezia

Esta edição também inclui uma colaboração com o Victoria and Albert Museum, em Londres, na forma do Projeto Especial do Pavilhão das Artes Aplicadas, que apresenta uma exposição intitulada Tropical Modernism: Architecture and Power in West Africa, com curadoria de Christopher Turner (V&A) em colaboração com Nana Biamah-Ofosu e Bushra Mohamed (AA). Além disso, o programa O Laboratório do Futuro é enriquecido pelo Carnival, um ciclo de eventos de seis meses que inclui palestras, mesas-redondas, filmes e performances.

Concebido como um espaço de libertação em vez de um espetáculo ou entretenimento, o Carnival oferece um espaço de comunicação no qual palavras, visões, perspectivas e opiniões são trocadas, ouvidas, analisadas e lembradas. Políticos, tomadores de decisão, poetas, cineastas, documentaristas, escritores, ativistas, organizadores comunitários e intelectuais públicos compartilharão o palco com arquitetos, acadêmicos e estudantes. Este programa de eventos públicos é cada vez mais uma forma de prática arquitetônica que tenta reduzir a lacuna entre arquitetos e o público. — Lesley Lokko

Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio - Imagem 8 de 12
© Jacopo Salvi

Além disso, durante as Sessões da Bienal, universidades, academias de belas artes e outras instituições de ensino superior realizarão visitas de grupos de pelo menos 50 estudantes e professores. Isso enfatiza o papel educacional assumido pela Bienal na última década, dedicando maior atenção a atividades de aprendizagem e iniciativas educacionais direcionadas ao público.

Acompanhe a cobertura completa do ArchDaily para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público no dia 20 de maio" [The 2023 Venice Architecture Biennale Opens to the Public on May 20th] 19 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001280/bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023-abre-ao-publico-no-dia-20-de-maio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.