Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 divulgou o júri da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura. Presidido pelo arquiteto e curador italiano Ippolito Pestellini Laparelli, o júri conta também com a arquiteta e curadora palestina Nora Akawi, a diretora e curadora americana do The Studio Museum in Harlem, Thelma Golden, a fundadora e coeditora sul-africana da Cityscapes Magazine, Tau Tavengwa; e a arquiteta, pesquisadora e educadora polonesa radicada em Londres, Izabela Wieczorek.

O Júri Internacional concederá o "Leão de Ouro para a Melhor Participação Nacional", o "Leão de Ouro para o melhor participante da Exposição Internacional - O Laboratório do Futuro", bem como o "Leão de Prata para um jovem promissor na Exposição Internacional O Laboratório do Futuro". O Júri poderá ainda atribuir uma menção honrosa a uma Participação Nacional, e no máximo duas menções honrosas aos participantes da Mostra Internacional O Laboratório do Futuro. Os anúncios e a cerimônia de premiação acontecerão em Veneza no sábado, 20 de maio de 2023.

Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente - Imagem 7 de 7
Laboratório do Futuro / Fred Swart. Imagem cortseia da La Biennale di Venezia

Na edição de 2021, o júri concedeu o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional aos Emirados Árabes Unidos com sua contribuição intitulada Wetland, com curadoria de Wael Al Awar e Kenichi Teramoto. O Leão de Ouro de Melhor Participante na Exposição Internacional - Como vamos viver juntos?, foi para RAUMLABORBERLIN- Instâncias de Prática Urbana. O Leão de Prata para um jovem promissor participante da Exposição Internacional foi para a Border Ecoologies e a Gaza Strip- Foundation for Achieving Seamless Territory (FAST).


Artigo Relacionado

"Dissecando a política e a mecânica das instituições": em conversa com o curador do Pavilhão Russo, Ippolito Pestellini Laparelli, na Bienal de Veneza de 2021

Continue lendo para saber mais sobre os membros do Júri Internacional de 2023.

Ippolito Pestellini Laparelli (Itália) - presidente - é um arquiteto e curador italiano radicado em Milão. Ele é fundador da 2050+, uma agência interdisciplinar que atua nas áreas de tecnologia, política, design e práticas ambientais. Laparelli foi o curador do Open, o Pavilhão Russo na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza em 2021, e co-curador da 12ª edição da Manifesta em Palermo em 2018. Entre 2007 e 2019, trabalhou como arquiteto e sócio do OMA (Office for Metropolitan Architecture). Além disso, ensina no Royal College of Arts em Londres Data Matter, um estúdio de pesquisa e design que explora a relação emaranhada entre dados e o mundo material. Seus projetos mais recentes incluem Synthetic Cultures na 10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã; o díptico de curta-metragem Riders Not Heroes; as exposições Aquaria no MAAT em Lisboa e Penumbra em Veneza; o projeto para o espaço da coleção Fredriksen no Museu Nacional da Noruega em Oslo; e a transformação do edifício ícone modernista La Rinascente em Roma.

Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente - Imagem 6 de 7
Ippolito Pestellini Laparelli. Imagem © Federico Scaglia

Nora Akawi é uma arquiteta e curadora palestina que vive em Nova York. Ela é professora assistente de arquitetura na Cooper Union for the Advancement of Science and Art e co-fundadora do estúdio de pesquisa e design interdisciplinar interim. Akawi foi co-curadora do Pavilhão de Barhain na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, intitulada Friday Sermon (2018). Seu ensino e pesquisa se concentram na solidariedade anticolonial Sul-Sul transcontinental e no papel da arquitetura no apagamento e na delimitação no colonialismo de colonos, baseando-se em estudos de fronteira, geografia crítica e teoria de arquivos. Nora lecionou na GSAPP da Universidade de Columbia, onde foi diretora do Studio-X Amman e iniciou a Biblioteca e Seminário Janet Abu-Lughod. Atualmente, ela faz parte dos conselhos editoriais das revistas Faktur: Documents and Architecture e InForma, a publicação de arquitetura revisada por pares da Universidade de Porto Rico.

Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente - Imagem 3 de 7
Nora Akawi. Imagem © Carmen Maldonado

Thelma Golden (Estados Unidos) é diretora e curadora-chefe do The Studio Museum em Harlem, a principal instituição dedicada à arte visual de artistas de ascendência africana, onde iniciou sua carreira em 1987 antes de ingressar no Whitney Museum of American Art em 1988. Ela retornou ao Studio Museum em 2000 como Diretora Adjunta de Exposições e Programas e foi nomeada Diretora e Curadora Chefe em 2005. Ela faz parte do Conselho de Administração da Andrew W Mellon Foundation, da Barack Obama Foundation, do Crystal Bridges Museum e do Los Angeles County Museum of Art. Golden possui um Bacharelado em História da Arte e Estudos Afro-Americanos pela Smith College, e foi nomeada para o Comitê de Preservação da Casa Branca pelo Presidente Obama em 2010.

Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente - Imagem 2 de 7
Thelma Golden. Imagem © Julie Skarratt

Tau Tavengwa (Zimbábue) é co-fundador, curador e editor do Cityscapes, uma publicação híbrida anual que apresenta diferentes ideias e narrativas sobre o ambiente construído e as cidades globalmente, a partir de perspectivas da África, América Latina e Sul da Ásia. Tavengwa é um Loeb Fellow na Harvard Graduate School of Design (GSD) (2018), um Aspen Global Leadership Fellow, um Research Fellow em Visualização Avançada no Max Planck Institute (2019-2023) e um Visiting Fellow no LSE Cities da London School of Economics de 2020-22. Tavengwa também é curador geral do African Centre for Cities na Universidade da Cidade do Cabo e foi curador da exposição Multiplicity da Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2022. Com Edgar Pieterse, ele é cofundador do CS Collective.

Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente - Imagem 4 de 7
Tau Tavengwa. Imagem © Samer Moukarzel

Izabela Wieczorek (Polônia) é arquiteta registrada na Espanha, pesquisadora e educadora em Londres. Ela é professora associada na Universidade de Reading, onde é diretora do programa de mestrado em arquitetura e líder interina de pesquisa em arquitetura. Ela foi co-diretora do premiado escritório de Madri Gálvez+Wieczorek Arquitectura (2003-2016). Seu trabalho foi apresentado em várias publicações, incluindo Cartographies of the Imagination, Londres (2021), Works+Words Biennale of Artistic Research in Architecture, KADK, Copenhague (2019), e o Pavilhão Espanhol na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza (2018). Além disso, foi curadora da série de palestras públicas In-Between na Arkitektskolen Aarhus, Dinamarca (2013-2016).

Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente - Imagem 5 de 7
Izabela Wieczorek. Imagem cortseia da La Biennale di Venezia

Informações via Biennale Architettura 2023.

Convidamos você a conferir a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Bienal de Veneza 2023 anuncia júri com Ippolito Pestellini Laparelli como presidente" [International Jury of the Venice Architecture Biennale 2023 Announced with Ippolito Pestellini Laparelli Appointed as President] 11 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000679/bienal-de-veneza-2023-anuncia-juri-com-ippolito-pestellini-laparelli-como-presidente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.