Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos

A origem dos pátios internos é antiga. Eles serviam como uma forma de abrigo, segurança e proteção e, ao mesmo tempo, visavam o conforto e o bem-estar internos por meio da inserção de elementos externos. Nas habitações contemporâneas, há uma ampla gama de usos e atividades que promovem a relação entre o ambiente interno e o exterior e, ao mesmo tempo, incorporam noções de eficiência energética, regulação térmica, ventilação e iluminação naturais, entre outras.

O projeto de pátios internos envolve contemplar tudo, desde o local e a vegetação ao redor até as condições climáticas, a orientação solar e outros fatores específicos de cada área geográfica em particular. Embora a Espanha tenha um quadro heterogêneo e diversificado, composto por um clima atlântico, mediterrâneo, subtropical e de montanha, os pátios internos podem adotar diferentes características, layouts e princípios arquitetônicos, embora, como denominador comum, eles geralmente sejam cercados por paredes, fechamentos, circulações ou galerias, atuando como articuladores de espaços ou como coração da casa.

A seguir, apresentamos 10 casas na Espanha cujos pátios internos proporcionam ventilação e iluminação naturais, incorporando usos e atividades em relação direta com o ambiente e a natureza que os rodeia.


Artigo Relacionado

10 Detalhes construtivos de pátios residenciais

Casa Wiik / DTR_studio

  • Localização: Estepona, Espanha
  • Ano: 2022

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 20 de 21
Casa Wiik / DTR_studio. Imagem © Juanan Barros

"O projeto é organizado em torno dos pátios internos e da cobertura. É uma obra inspirada na arquitetura árabe onde os protagonistas são os percursos. Uma arquitetura que precisa ser vivida, habitada, percorrida. O uso da luz, água e vegetação serão as ferramentas que darão sentido ao projeto.

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 8 de 21
Planta Primeiro Pavimento. Casa Wiik / DTR_studio. Imagem

Esfumaçar os limites entre interior e exterior, tirar partido do clima ameno da Costa do Sol, e reafirmar a aposta na arquitetura vernacular mediterrânea, foram os eixos da intervenção."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects

  • Localização: Begur, Girona, Espanha
  • Ano: 2022

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 14 de 21
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects. Imagem © Marcela Grassi

" (...) O projeto arquitetônico é baseado em critérios de integração e sustentabilidade com seu entorno imediato, buscando uma continuidade com o terreno e a paisagem a partir de um conceito de máxima eficiência energética e baixa emissão de carbono.

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 2 de 21
Planta - Térreo. Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects. Imagem

O edifício adota como cota de coroamento o nível da rua de acesso e dá continuidade à paisagem por meio de um telhado verde que cria uma descida suave para passar pelos diferentes níveis do terreno. Trata-se de uma rota a pé, na qual as vistas da enseada e da vegetação autóctone acompanham o transeunte até a porta de acesso da casa, circundando um pátio situado no coração do projeto."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Vermelha / Aramé Studio

  • Localização: Barcelona, Espanha
  • Ano: 2022

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 15 de 21
Casa Vermelha / Aramé Studio. Imagem © DEL RIO BANI

"O projeto se baseia na simbiose de dois conceitos principais:
1. Manter a essência e o caráter da paisagem industrial do bairro, reconhecendo as características espaciais e materiais do edifício existente.
2. Introduzir a tipologia de casa-pátio, típica da cultura mediterrânea, na qual a casa gira em torno do espaço externo, que se torna o centro principal da residência.

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 5 de 21
Planta Térreo. Casa Vermelha / Aramé Studio. Imagem

(...) Todos os cômodos do espaço interior giram em torno do pátio, que funciona como o núcleo da casa; um oásis "verde" que traz luz, ventilação e natureza para dentro da casa."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa AS / Ábaton

  • Localização: Madri, Espanha
  • Ano: 2021

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 16 de 21
Casa AS / Ábaton. Imagem © Belén Imaz

"(...) A entrada da casa se da por uma plataforma coberta, que se eleva acima do solo. Isso dá acesso a um saguão no qual o protagonista é um pátio central, que funciona como núcleo em torno do qual orbitam os espaços comuns. Esse pátio é totalmente envidraçado e, portanto, conecta visualmente todos os espaços ao seu redor. Ele foi projetado para permanecer aberto durante os meses de clima ameno, substituindo assim a circulação ao redor por rotas através dele. Ele também serve para ventilar a casa durante a noite, enquanto o perímetro da mesma permanece fechado, mantendo sua segurança. No lado sul desse pátio está a sala de jantar, conectada a uma grande janela que, devido à sua orientação e tamanho, projeta uma luz indireta, intensa e constante na área de jantar".

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 6 de 21
Planta - Superior. Casa AS / Ábaton. Imagem

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Climática Rambla / Andrés Jaque / Office for Political Innovation + Miguel Mesa del Castillo

  • Localização: Molina de Segura, Espanha
    Ano: 2021

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 19 de 21
Rambla Casa-Clima / Andrés Jaque / Office for Political Innovation + Miguel Mesa del Castillo. Imagem © José Hevia

"A Casa Climática Rambla funciona como um dispositivo climático e ecológico que faz parte de uma série de iniciativas associativas, desenvolvidas à escala de cidadãos independentes, para contribuir na reparação dos danos ambientais e climáticos causados ​​pela urbanização excessiva do município

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 4 de 21
Planta - Térreo. Rambla Casa-Clima / Andrés Jaque / Office for Political Innovation + Miguel Mesa del Castillo. Imagem

(...) Por meio de sensores de umidade e condutividade Netrode, é ativada uma "meteorologia" automatizada que está além do controle humano e tem como objetivo proporcionar as condições necessárias para o reparo biológico da rambla. A casa organiza-se em torno da elipse que contém este fragmento de rambla; observada a aliança com a reconstrução da paisagem; organizado tipologicamente como um anel de espaços contínuos de largura variável."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Pátio Aberto / A3gm Arquitectos

  • Localização: Espanha
  • Ano: 2021

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 17 de 21
Casa Pátio Aberto / A3gm Arquitectos. Imagem © Javier Bravo

"(...) O volume inicial simples - um prisma perfurado por um pátio interno - torna-se mais complexo, articulado pela combinação do programa e da cobertura. A casa é, portanto, uma agregação de peças de diferentes características, organizadas em torno do pátio. O uso tradicional de telhados de telha inclinados voltados para o pátio produz um contraste entre a escala e a regularidade das fachadas que o delimitam e as fachadas externas, com uma variedade de alturas e geometria mais complexa, respondendo ao diferente desenvolvimento em profundidade dos elementos."

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 3 de 21
Planta. Casa Pátio Aberto / A3gm Arquitectos. Imagem

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Margarita / Sebastián Arquitectos

  • Localização: Calatayud, Espanha
  • Ano: 2021

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 12 de 21
Casa Margarita / Sebastián Arquitectos. Imagem © Sebastián Arquitectos

"O projeto constrói uma residência com pátio de 700 m2 desenvolvida em dois andares, como uma tapeçaria habitada, e voltada para o interior do terreno por meio de um sistema de diferentes pátios fracionados que conectam a seção da residência. Como um rosário de pétalas, esses pátios servem às partes domésticas, adaptando sua aparência, tamanho, caráter e vegetação, dependendo do uso e da privacidade do cômodo para o qual se abrem.

O pátio é configurado como uma parte fundamental da residência que, uma vez protegida da rua, pode se abrir livremente para esses espaços externos domesticados.

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 9 de 21
Planta - Térreo. Casa Margarita / Sebastián Arquitectos. Imagem

(...) Com relação aos espaços externos, os vários pátios ajardinados ampliam os alinhamentos internos da casa, estendendo-se com superfícies pavimentadas ou ajardinadas. Alguns dos pátios descem ou abrem claraboias para trazer luz, ventilação e o som das fontes para o subsolo".

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa entre empenas na Calle Sar / Ansede Quintáns, arquitectos

  • Localização: Santiago de Compostela, Espanha
  • Ano: 2020

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 21 de 21
Casa Entre Empenas na Calle Sar / Ansede Quintáns, arquitectos. Imagem © Luis Díaz Díaz

" (...) O pátio no térreo torna-se o protagonista absoluto da nova casa. O que a filha de quatro anos da família mais gosta é que há um jardim no meio de sua sala. Esta parece-nos ser a melhor definição deste pátio, que é o aglutinador de todas as áreas de uso comum."

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 11 de 21
Plantas. Casa Entre Empenas na Calle Sar / Ansede Quintáns, arquitectos. Imagem

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casas Costacabana / med.arquitectos

  • Localização: Costacabana, Espanha
  • Ano: 2020

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 13 de 21
Casas Costacabana / med.arquitectos. Imagem © Jose Moreno Ferre

" (...) Por estarmos na periferia do bairro, o ambiente imediato não convida a ser contemplado. Por isso, procura-se um projeto intimista, casas que olhem para si mesmas, promovendo a convivência familiar em torno dos pátios interiores e em direção à nossa própria arquitetura. Porém, ao chegar ao solário coberto desfrutaremos de um amplo espaço aberto com vista para o Cabo de Gata.

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 10 de 21
Planta Térreo. Casas Costacabana / med.arquitectos. Imagem

Assim, as Casas Costacabana desenvolvem-se em torno de pátios, colocando os usos mais públicos no perímetro, tornando-as barreiras naturais que protegem as salas de qualquer relação com a rua e abrindo-as por sua vez para os pátios internos."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa era / Palera Arquitectos

  • Localização: Los Menas, Espanha
  • Ano: 2020

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 18 de 21
Casa era / Palera Arquitectos. Imagem © Milena Villalba

" (...) A principal preocupação dos jovens proprietários era ter total privacidade nos espaços externos. Devido a esta necessidade, opta-se por reverter a situação até então comum no entorno do bairro, com as casas alinhadas e abertas às ruas. O conceito de "pátio", típico do lugar, é reinterpretado, ao configurá-lo no interior, cuja fruição é exclusiva dos moradores da casa. Esta “eira” condiciona a circulação interna da casa, construindo um percurso circular que divide o programa em duas metades, zona diurna e zona noturna, ligadas lateralmente por dois espaços híbridos. Estes assumem a função de um hall comum nos quartos e na sala polivalente, que pode funcionar como varanda externa no verão, sala auxiliar, de jogos ou biblioteca. Ao mesmo tempo, o espaço livre central permite percursos transversais alternativos, que garantem uma ventilação cruzada natural. Quando o tempo está bom, o local se torna o principal espaço social da casa e pode ser usado como um cinema ao ar livre."

Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos - Imagem 7 de 21
Planta. Casa era / Palera Arquitectos. Imagem

Conheça mais sobre este projeto aqui.

* Os textos são descrições enviadas pelos próprios autores dos projetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Pátios internos de casas espanholas: 10 exemplos em projetos contemporâneos" [¿Cómo son los patios interiores de las casas españolas? 10 Ejemplos en el diseño y la arquitectura contemporánea] 03 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001074/patios-internos-de-casas-espanholas-10-exemplos-em-projetos-contemporaneos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.