MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai

Um edifício residencial de 15 pavimentos será o primeiro projeto do MVRDV no Uruguai. Chamado de "Ziel", o projeto, que já foi aprovado pelas autoridades, é composto por unidades residenciais individuais que buscam criar um ambiente aberto e permeável, permitindo que a luz e o ar fluam através da estrutura, criando amplos espaços verdes abertos para o desfrute e convivência dos moradores.

MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Imagem 2 de 6MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Imagem 3 de 6MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Imagem 4 de 6MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Imagem 5 de 6MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Mais Imagens+ 1

O edifício fica localizado em um terreno de esquina ao lado do Parque Villa Biarritz, a apenas uma quadra do mar no extremo sul de Montevidéu. O projeto estabelece um pátio para garantir que cada um dos 40 apartamentos receba luz natural suficiente e que a vegetação do parque se estenda por toda a estrutura, do pátio às varandas privativas e aos pátios compartilhados. O desenho do prédio propõe uma sensação de amplo espaço verde ao ar livre, como se fosse uma pilha de casas de campo incrustadas na densa cidade.

MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Imagem 5 de 6
© MVRDV

“Em Montevidéu, como em muitas outras cidades, é comum que, uma vez que as pessoas formem uma família, elas saiam, comprem uma casa no campo e reduzam a vitalidade da cidade. E se pudéssemos dar a eles a casa que desejam e mantê-los na cidade ao mesmo tempo, oferecendo uma combinação de estilo de vida urbano e suburbano? Aqui, tentamos dar uma solução prototípica para combinar os dois”. - Jacob van Rijs, sócio-fundador do MVRDV.

Os futuros habitantes poderão desfrutar de uma ampla gama de instalações, como um terraço na cobertura com sala de estar, jantar, piscina e jardins, além de uma academia e spa nos níveis inferiores. Um restaurante no térreo também foi pensado para contribuir com a vitalidade do bairro.

MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai - Imagem 3 de 6
© MVRDV

Quanto à materialidade, o edifício será composto por diferentes tipos de pedra em sua fachada, o que ajuda a distinguir cada apartamento como entidade individual, enquanto os caixilhos das janelas de bronze são o elemento unificador dessa paleta externa diversa. Ao mesmo tempo, o desenho do edifício teve como objetivo obter a certificação LEED-Platinum. Ele terá beirais que limitam o ganho solar para reduzir o uso de energia, os apartamentos serão facilmente resfriados com ventilação natural graças à permeabilidade da estrutura, e o edifício também terá painéis solares em sua cobertura.

Recentemente o MVRDV, juntamente com a GRAS Reynés Arquitectos, concluiu em Mallorca a construção dos cinco primeiros edifícios dos sete que compõem o Projeto Gomila em Palma. São 60 novas unidades residenciais de vários tamanhos e tipologias, bem como novos espaços comerciais, que buscam revitalizar e transformar o entorno em um bairro residencial vibrante, verde e sustentável.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "MVRDV projeta edifício habitacional em Montevidéu, Uruguai" [MVRDV diseña un edificio de viviendas en Montevideo, su primer proyecto en Uruguay] 15 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000768/mvrdv-projeta-edificio-habitacional-em-montevideu-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.