Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos?

Plantas antigas e compartimentadas, aberturas pequenas, pavimentos inferiores que recebem pouca iluminação. Os desafios para aprimorar a iluminação natural em um apartamento podem ser os mais variados. No entanto, algumas estratégias podem ajudar a maximizar a entrada de luz nos interiores e trazer benefícios como: conforto, sensação de amplitude, bem-estar e economia de energia. 

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 2 de 13Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 3 de 13Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 4 de 13Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 5 de 13Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Mais Imagens+ 8

Abaixo, reunimos algumas das soluções adotadas por arquitetos e designers de interiores para que a luz natural ingresse nos ambientes sem alterar a fachada. São táticas que podem ser extremamente simples como o pintar de uma parede até uma reforma que colabore para a sensação de conforto lumínico mais aprimorada.

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 3 de 13
Reforma Apartamento M04 / MINIMO. Foto: © Davit Ruiz

Estantes vazadas

É cada vez mais comum ter as estantes como elementos divisores do espaço na arquitetura residencial. Seja de marcenaria ou serralheria, elas podem ser vazadas e permeáveis, permitindo a passagem da luz natural de um ambiente para o outro.

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 5 de 13
Apartamento AMC / rar.studio. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG
Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 13 de 13
Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura. Foto: © Evelyn Müller

Abrir paredes

Mais comum em edifícios antigos, as plantas podem ser muito compartimentadas e com diversas paredes não-estruturais dividindo os ambientes. Em reformas, é muito comum demolir algumas dessas divisórias para permitir que a luz natural penetre de forma mais profunda o espaço e atinja lugares que antes não alcançava, aprimorando a iluminação como um todo.

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 6 de 13
Apartamento Lausanne / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados. Foto: © Pedro Kok
Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 4 de 13
Reforma de Apartamento no Edifício Walden-7 / Bonell+Dòriga. Foto: © Bonell+Dòriga

Cores claras

Uma solução tão simples quanto eficaz. Quanto mais claras as superfícies do ambiente - pisos, paredes e tetos - ou até mesmo os seus mobiliários, mais ela refletirá a luz. Uma estratégia adequada para lugares que estão em partes mais sombreadas. Afinal, num ambiente que possui incidência solar direta, o excesso de planos brancos podem causar desconforto aos olhos.

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 8 de 13
Apartamento Santana / Degradê Arquitetura. Foto: © Julia Ribeiro
Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 2 de 13
Apartamento Eduardo e Clarissa / INÁ Arquitetura. Foto: © Maira Acayaba

Espelhos

Além da sensação de ampliar espaços, os espelhos também são ótimos aliados no momento de iluminar um ambiente, pois eles refletem a luz e ajudam a distribuí-la.

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 12 de 13
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque. Foto: © Julia Tótoli
Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 11 de 13
Residência (Des)Ordem / BEAR. Foto: © Luis Diaz Diaz

Materiais translúcidos

Quanto mais livres as aberturas como janelas ou portas, maior será a entrada de luz num ambiente. Para lugares que costumam ser mais sombreados, e que não haja a necessidade de total escuridão, ao invés de optar por elementos opacos para as cortinas, persianas e, até mesmo divisórias, é possível buscar por tecidos ou outros materiais que permitam a passagem da luz.

Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 9 de 13
Apartamento Barros / Matú Arquitetura. Foto: © Cris Farhat
Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos? - Imagem 10 de 13
Apartamento Virgílio / LCAC Arquitetura. Foto: © Guilherme Pucci

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como aprimorar a iluminação natural em apartamentos?" 28 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000725/como-aprimorar-a-iluminacao-natural-em-apartamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.