Floresta Cidade, outras metrópoles urgem

Floresta Cidade é um programa de extensão, pesquisa e ensino da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, iniciado em 2020 e coordenado pela professora Iazana Guizzo. Ao versar sobre a vida urbana carioca através das questões do antropoceno e do deslocamento da perspectiva antropocêntrica, objetiva-se a troca de saberes em torno do habitar na metrópole. A transdisciplinaridade com diversos campos do conhecimento e com sensibilidades conectadas à floresta, historicamente silenciadas, formam o caminho para deslocar o modo habitual de pensar.

Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 2 de 9Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 3 de 9Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 4 de 9Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 5 de 9Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Mais Imagens+ 4

Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 9 de 9
Floresta Providência. Image © Floresta Cidade

O programa teve início em contexto pandêmico ao questionar práticas hegemônicas de planejar, projetar e construir. Busca perder a antítese entre floresta e cidade ao envolver-se com relações regenerativas nos assentamentos urbanos. Começou como um projeto de extensão em plataformas digitais, sobretudo com a produção de um podcast com convidados diferentes em cada episódio. São múltiplas cosmopercepções na construção conjunta de uma forma não hegemônica de ver a cidade, dando voz a diferentes mestres do saber, universitários ou não, priorizando diferentes campos e pluralidade étnica.

Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 8 de 9
Colagem para o projeto da Casa Resistências no território da Maré (Floresta Maré). Image © Floresta Cidade

Com o retorno à circulação na cidade e com um coletivo consolidado, foi possível dar espaço às frentes de atuação nos territórios com a promoção de ações e projetos regenerativos em contato direto com as comunidades locais em situação de disputa territorial com o mercado imobiliário, poder público e paralelo. As primeiras frentes territoriais se deram no bairro da Gamboa e nas favelas da Maré e Providência, criando rede com atores locais em uma luta coletiva capaz de disparar agendas, práticas, projetos e outras ideias. As frentes mais recentes são na região do Maracanã e no recôncavo da Guanabara. Através de metodologias corporais, sensíveis e afetivas, o programa repensa o ensino na universidade ao mesmo tempo em que firma importantes parcerias com instituições e comunidades a fim de pesquisar e praticar urgências do morar contemporâneo.

Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 6 de 9
Diagrama para Concurso Nacional de Ideias “Outros Futuros São Possíveis: territórios e cidades democráticas”; Projeto “Pontos de Floresta”. Image © Floresta Cidade

Continuamente, o programa de extensão é aliado ao grupo de Pesquisa Floresta Cidade e às práticas de ensino na graduação denominadas Ateliê Floresta Cidade. As demandas das disciplinas de projeto desse Ateliê partem dos próprios territórios e são viabilizadas a partir dos projetos de extensão. A pesquisa apoia as ações nos territórios e visa principalmente aprender com as sensibilidades afro-ameríndias e, além disso, tecer em palavras a história afetiva que o grupo narra desde 2020.

Floresta Cidade, outras metrópoles urgem - Imagem 7 de 9
Floresta Ateliê. Image © Floresta Cidade

Recentemente, o coletivo foi reconhecido pela premiação do projeto "Pontos de Floresta” no concurso nacional de ideias “Outros Futuros São Possíveis: territórios e cidades democráticas” promovido pelo Instituto Lula e coordenado pelo IAB nacional. Com a experiência acumulada até aqui afirmamos que a universidade pode e deve ser um espaço que cultiva afeto e que respeita diferentes formas de viver e saber, sobretudo as ancestrais. Junto aos territórios que resistem com vida e encanto na metrópole carioca ecoamos a possibilidade de habitar uma t/Terra viva, que tem coração e respira. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iazana Guizzo, Gabrielle Dytz e Júlia Grangeiro. "Floresta Cidade, outras metrópoles urgem" 09 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000620/floresta-cidade-outras-metropoles-urgem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.