O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. As luminárias projetadas pelos grandes arquitetos

As luminárias projetadas pelos grandes arquitetos

As luminárias projetadas pelos grandes arquitetos
As luminárias projetadas pelos grandes arquitetos, Cortesia de Interdesign
Cortesia de Interdesign

Já tinha escutado falar de luminárias projetadas por arquitetos? Herzog & de Meuron , Mario Botta, Zaha Hadid Norman Foster, Alvaro Siza e Richard Rogers são alguns dos novos projetistas de luminárias no mundo da arquitetura. Sendo produtos muito diversos, as criações dos arquitetos estão dadas pela exploração de novos materiais e novas técnicas para o âmbito da luz, projetadas tanto para espaços públicos como para privados. entretanto, é imprescindível dar-se conta que as características das suas obras estão refletidas no projeto de seus produtos.

Mais informações a seguir.

Enquanto é um grande desafio para estes arquitetos, torna-se complexo ter que projetar uma luminária, já que se cruzam fatores necessários para o desenvolvimento disso: "fontes de luz e qualidades (incandescente, halógena, fluorescente, led), tipos de projeção (indireta, focalizada, difusa, aérea), fatores de segurança, novos materiais e tecnologias e a materialização do conceito que conjugue tudo isso".

Pipe Suspension – Herzog & de Meuron

Pipe Suspension – Herzog & de Meuron
Pipe Suspension – Herzog & de Meuron

De cores acinzentadas metálicas, este é um tubo flexível no qual vai uma camada protetora de silicone que mantém a cor com o passar dos anos. Possui pequenas perfurações, as quais estão colocadas de maneira aleatória, por onde saem uma luz difusa. Se pode ajustar para uma luz mais difusa ou direta.

Shogun Tavolo – Mario Botta

Shogun Tavolo – Mario Botta
Shogun Tavolo – Mario Botta

Uma luminária metálica com um jogo de linhas horizontais em branco e preto é o que projetou especialmente para Artemide, o arquiteto suíço. a luz que emite esta luminária é difusa devido a tela metálica de forma convexa na sua parte superior, entretanto esta tela pode ser movida, de maneira a ajustar a luz para gerar diferentes atmosferas. Possui uma geometria muito elementar, muito tradicional no projeto de Mario Botta,

Genesy – Zaha Hadid

Genesy – Zaha Hadid
Genesy – Zaha Hadid

Uma luminária totalmente orgânica no seu projeto, baseada em diagramas abstratos de fluidos. É como um organismo vivo que vai se tornando cada vez mais complexo a medida que se desprende do solo. a luminária é um LED de luz direta e outra indireta, as quais podem ser manipuladas de maneira conjunta ou separada.

Oto 80, 130 – Norman Foster

Oto 80, 130 – Norman Foster
Oto 80, 130 – Norman Foster

Foster projeta este tipo de focos de luz halógena e metálicos de corpo de alumínio. As vantagens estão no projeto compacto, simples e funcional deste foco, o qual além disso, tem uma grande mobilidade para ser rotacionado em quase qualquer direção. Seu pequeno tamanho e sua luz direcional são perfeitos para manter os espaços limpos e bem iluminados.

Lorosae  – Alvaro Siza

Lorosae  – Alvaro Siza
Lorosae – Alvaro Siza

Esta luminária, projetada pelo grande arquiteto Álvaro Siza tem luz difusa, projetada para cair como um pendente do céu. Seus dois tamanhos lhe permitem iluminar espaços tanto grandes como pequenos. seguindo a linha projetual de Siza, esta luminária é curva, branca e translúcida. Lança uma luz suave que se espalha de maneira muito homogênea no interior dos espaços.

Ambar – Richard Rogers

Ambar - Richard Rogers
Ambar - Richard Rogers

O elegante projeto de Ambar, projetado por Rogers segue uma estética hightec, a qual tem vantagens de funcionalidade relacionadas a sua rotação e simples manipulação. Sua rotação alcança os 356º na horizontal e 90º na vertical. Este projeto se apresenta como solução para a luz direcional.

Interdesign conta com duas destas linhas exclusivas de produtos para iluminação: Artemide (Pipe Suspension – Herzog & de Meuron, Shogun Tavolo – Mario Botta e Genesy – Zaha Hadid) e Reggiani (Oto 80, 130 – Norman Foster, Lorosae – Alvaro Siza y Ambar – Richard Rogers), ambas marcas são referências mundiais do design contemporâneo High End e além disso contam com projetos exclusivos de grandes arquitetos.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "As luminárias projetadas pelos grandes arquitetos" 10 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/85753/as-luminarias-projetadas-pelos-grandes-arquitetos> ISSN 0719-8906