O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. WikiCity Bogotá: como os cidadãos podem melhorar a segurança no trânsito

WikiCity Bogotá: como os cidadãos podem melhorar a segurança no trânsito

WikiCity Bogotá: como os cidadãos podem melhorar a segurança no trânsito
WikiCity Bogotá: como os cidadãos podem melhorar a segurança no trânsito, WikiCity Bogotá
WikiCity Bogotá

Adam Ferguson escreveu um dos ensaios mais completos sobre a história da sociedade civil há quase duzentos e cinquenta anos. Mas desde então, acontece uma disputa ideológica cada vez maior a cerca do que consideramos “sociedade civil”; se esta é diferente da sociedade em temos gerais; quem conforma a sociedade civil e, em nome de quem falam, quem e como os escolhem, quem estão negociando e quais são os seus limites, entre outras questões conceituais.

WikiCity Bogotá

A realidade nos mostra que a sociedade civil pode ser facilmente relacionada com instituições como as organizações sem fins lucrativos, sindicatos de trabalhadores e grupos de pressão. No entanto, a sociedade civil não tem que necessariamente, em teoria, ser uma estrutura organizacional bem definida, nem representar nenhuma ideia politica concreta, porque, como disse Ferguson, sempre haverá um principio de união e solidariedade entre os seres humanos.

WikiCity Bogotá

A solidariedade é o princípio por detrás de um projeto comunitário de recente aparição em Bogotá, Colombia. Um grupo de estudantes universitários não só demonstraram a veracidade dos princípios de Ferguson, como nos mostraram como a sociedade civil pode ajudar a melhorar as condições de segurança no trânsito, especialmente quando este problema não foi completamente solucionado pelas instituições públicas.

O coletivo Combo 2600 (um nome que faz referência à proximidade de Bogotá às estrelas – a cidade está a 2.600 metros sobre o nível do mar) é a manifestação pura da vontade social e do compromisso com uma causa.

WikiCity Bogotá

Este coletivo decidiu empreender uma ação civil pintando (e voltando a pintar quando for necessário) as faixas de pedestres de diferentes cores, para ajudar a proteger os pedestres dos veículos motorizados, enquanto que ao mesmo tempo, pretendem melhorar o ambiente da rua. Também chamaram a atenção dos demais cidadãos e do governo municipal – a instituição que deveria estar encarregada da manutenção de uma infraestrutura viária segura na cidade.

Ao perguntar-lhes por que o fazem, o coletivo Combo 2600 responde abertamente: “para dignificar e dar prioridade aos pedestres; para demonstrar que as pequenas iniciativas são determinantes na mudança do comportamento social; e porque é também uma questão de responsabilidade e de participação cidadã”.

Um grande exemplo de um grupo unido pela crença que tem como objetivo criar uma cidade melhor para todos nós.

 Coluna escrita por Andrés Jara-Moreno, para o site para cidades sustentáveis   This Big City

Sobre este autor
Marina de Holanda
Autor
Cita: Marina de Holanda. "WikiCity Bogotá: como os cidadãos podem melhorar a segurança no trânsito" 16 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/59508/wikicity-bogota-como-os-cidadaos-podem-melhorar-a-seguranca-no-transito> ISSN 0719-8906