O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Cinema e Arquitetura: Documentário “My Architect”

Cinema e Arquitetura: Documentário “My Architect”

Cinema e Arquitetura: Documentário “My Architect”
Cinema e Arquitetura: Documentário “My Architect”, Cartaz
Cartaz

Esta semana em nosso Cinema e Arquitetura convidamos nossos leitores a assistir ao contemporâneo documentário My Architect: A Son’s Journey baseado na vida de um gênio do mundo da arquitetura: Louis Kahn.Um arquiteto obstinado em alcançar a transcendência dos espaços através de uma atemporalidade que hoje podemos distinguir em sua obra. O filme narra a busca de Nathaniel pelos resquícios de seu pai. Isto, aparentemente, não teria grande significado para o resto do mundo, não fosse Nathaniel, filho de um dos homens que mais influência teve na história recente da arquitetura: Louis Kahn.

Imagens do filme

SINOPSE

Trinta anos atrás, em 17 de março de 1974, um homem faleceu de um ataque cardíaco num dos banheiros da Penn Station de Nova York. Em seu passaporte o endereço de contato estava apagado e seu corpo foi enviado para o necrotério da cidade, onde passou três dias antes que alguém aparecesse para reivindicá-lo. Esta morte horrível, solitária e anônima é, ironicamente, a última página da biografia de Louis Kahn, um gigante que marcou a história da arquitetura na segunda metade do século XX. É também a cena inicial do documentário ‘My Architect: A Son Journey’, dirigido por Nathaniel Kahn, um dos dois filhos que o célebre personagem teve fora de seu casamento.

Louis Kahn

Sua vida privada era caótica, tão complexo quanto a sua  genialidade. Quando Kahn faleceu, os obituários citavam apenas sua esposa, Esther, e a filha, Sue Ann. Mas descobriu-se que, além desta  família, Kahn manteve outras duas casas, duas longas relações que resultaram em  outra menina e Nathaniel, filho com  a arquiteta paisagista Harriet Pattison. Nathaniel tinha 11 anos quando seu pai faleceu. Em sua memória, as lembranças são obscuras e raras, breves sinopses das visitas semanais a sua casa.

Imagens do filme

Para atender a enigmática figura que foi o arquiteto, Nathaniel começa uma jornada de cinco anos, tempo no qual percorreu os edifícios clássicos Kahn em lugares que vão dos Estados Unidos à Bangladesh e onde mantém conversas com alguns dos mais importantes arquitetos da atualidade como Frank Gehry,I.M. Pei ou Philip Johnson.E através da  visita a sua obra ele tenta [re]conhecer ao mestre, ao pai e os detalhes ignorados de sua história pessoal.

Imagens do filme

O resultado é um conto comovente, onde a arquitetura, Nathaniel e Louis Kahn são protagonistas. “De certa forma, o filme foi como um exorcismo, e ao mesmo tempo trazê-lo de volta da morte por duas horas“, disse recentemente à imprensa o autor do documentário. “Quando eu era pequeno eu nunca vi muito do mundo do meu pai, apenas uma parte através de um buraco de fechadura. Mas o que eu vi era fascinante.

Imagens do filme

FICHA TÉCNICA:

Título Original: My Architect

• Direção: Nathaniel Kahn
• Roteiro: Nathaniel Kahn
• Gênero: Documentário
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 116 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Elenco: Louis Kahn, Nathaniel Kahn, I.M. Pei, Philip Johnson, Frank O. Gehry.

TRAILER ( em inglês)

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Cinema e Arquitetura: Documentário “My Architect”" 15 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54270/cinema-e-arquitetura-documentario-my-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.