O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em Detalhe: Garrafas que iluminam

Em Detalhe: Garrafas que iluminam

Em Detalhe: Garrafas que iluminam
Em Detalhe: Garrafas que iluminam, MyShelter Foundation © Sidney Snoeck
MyShelter Foundation © Sidney Snoeck

Nossas cidades crescem a cada dia e em muitos casos, a superlotação dos bairros faz com que seja muito difícil o acesso a luz natural. A necessidade de iluminar interiores escuros e evitar o gasto excessivo de eletricidade levou à criação de um sistema muito eficiente -desenvolvido e construído por seus próprios usuários-, em que garrafas de plástico reutilizadas são cheias de água e inseridas em perfurações circulares nos tetos das casas.

MyShelter Foundation © Sidney Snoeck

O sistema de baixíssimo custo pode chegar a gerar a mesma intensidade de uma lâmpada de 60watts, permitindo uma economia de até 30%.

Video © Bieman Production Haus Inc.

A ideia foi difundida principalmente nas áreas mais humildes do Rio de Janeiro, e em algumas cidades das Filipinas e da Índia, onde foram registrados seus resultados com grande êxito e inclusive onde foram criados programas para incentivar seu uso.

MyShelter Foundation © Sidney Snoeck

Desta forma, as famílias que vivem em casas sem janelas ou sem grades aberturas, reduziram de bastante seu gasto energético mensal, evitando ainda –por parte das empresas elétricas- o chamado “gato” que se abastecem da energia de algum vizinho. O sistema foi aplicado também em escolas, centros comunitários ou espaços comerciais.

MyShelter Foundation © Sidney Snoeck

O sistema requer que a água utilizada seja misturada com Cloro, água sanitária ou algum composto químico para limpeza e desinfectação de superfícies, que permita que a água permaneça limpa durante uns três anos, ou até mais. O primeiro passo é recortar uma chapa ondulada de alumínio, com a forma de um quadrado, para depois se introduzir a garrafa.

O silicone faz o selamento do encontro entre a garrafa e o teto de zinco ou fibrocimento, evitando a infiltração da chuva; da mesma forma, a tampa deve ser hermeticamente fechada. A mistura no interior da garrafa provoca uma refração brilhante em 360 graus, iluminando o interior com uma boa intensidade durante o dia.

MyShelter Foundation © Sidney Snoeck

A Fundação MyShelter, com seu lema “Um litro de Luz”, difunde atualmente o sistema para levá-lo a outros países e melhoras as condições de moradia de uma maior quantidade de pessoas, em suas habitações, lugares de reunião ou trabalho.

MyShelter Foundation © Sidney Snoeck

Fotografias  via MyShelter Foundation © Sidney Snoeck / Video © Bieman Production Haus Inc.

Sobre este autor
Marina de Holanda
Autor
Cita: Marina de Holanda. "Em Detalhe: Garrafas que iluminam" 12 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/42898/em-detalhe-garrafas-que-iluminam> ISSN 0719-8906