O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Em foco: Mies van der Rohe

Em foco: Mies van der Rohe

Em foco: Mies van der Rohe
Neue National Gallery. © Dan Gamboa Bohurquez
Neue National Gallery. © Dan Gamboa Bohurquez

"(...) Pessoalmente, gosto de ter limites. Penso que para os que têm poucas habilidades seria muita liberdade. Quando se tem menos limites deve-se tomar mais cuidado. (...)"

Celebramos hoje o 131° aniversário de um dos mestres da arquitetura moderna, Ludwig Mies van der Rohe. Nascido na Alemanha, já aos 14 anos de idade começara a se envolver com a oficina de esculturas de pedra de seu pai. Em 1905 mudou-se para Berlim para colaborar com Bruno Paul e Peter Behrens, onde conheceu Walter Gropius e Le Corbusier. O encontro com estes arquitetos guiou Mies ao uso de técnicas estruturais avançadas e pureza no desenho de suas futuras obras. Em 1912 abriu seu próprio escritório de arquitetura.

Mais informações a seguir.

© Usuario de Flickr: Greg Robbins
© Usuario de Flickr: Greg Robbins

Editor da famosa Revista G, junto a personagens chaves do Neoplasticismo como van Doesburg e Lissitzky, Mies foi muito influenciado pelos novos conceitos vanguardistas de ortogonalidade, abstração e fluidez espacial.

© Flickr: usuario- Gándolas
© Flickr: usuario- Gándolas

Além de ter construído obras como a Casa Urbig (1917) e o edifício Afrikanischestrasse (1927), em 1929 recebe o projeto mais emblemático de sua carreira, o Pavilhão Nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de Barcelona, onde alcançou a máxima expressão de seu estilo. Logo após ter dirigido a Bauhaus até 1933, assumiu a faculdade de arquitetura do Illinois Technology Institute em Chicago, a qual viria a remodelar, tornando-se mais uma de suas importantes obras.

Outras de suas obras foram a Casa Farnsworth, concluída em 1950, o Edifício IBM, de 1973, a Neue National Gallery de Berlim, o Seagram Building em Nova Iorque, o Parque Lafayette, o Centro Federal de Chicago, a Villa Tugendhat, de 1930, dentre muitas outras que serviram e servem de inspiração para arquitetos e estudantes em todo o mundo.

© Jamie Schafer
© Jamie Schafer

Mies, um arquiteto vanguardista, obcecado pela simplicidade, pelos detalhes e pela elegância da arquitetura, nos deixou em 1969.

© Garrett Rock
© Garrett Rock

PRINCIPAIS OBRAS

Casa Farnsworth

Usuario de Wikiarquitectura: Hoiol
Usuario de Wikiarquitectura: Hoiol

Edificio IBM

© Jeffery Howe
© Jeffery Howe

Neue National Gallery

© Dan Gamboa Bohurquez
© Dan Gamboa Bohurquez

Seagram Building

Courtesy of 375parkavenue.com
Courtesy of 375parkavenue.com

Parque Lafayette

© James Griffioen
© James Griffioen

Centro Federal de Chicago

Cortesía de Samuel Ludwig
Cortesía de Samuel Ludwig

Pavilhão Nacional da Alemanha

© Flickr: usuario- nicholasngkw. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© Flickr: usuario- nicholasngkw. Used under Creative Commons

Mais sobre Mies van der Rohe aqui.

Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "Em foco: Mies van der Rohe" [En perspectiva: Mies van der Rohe] 27 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/185940/feliz-aniversario-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.