China: Bolhas de ar gigantes para combater a poluição

China: Bolhas de ar gigantes para combater a poluição

A contaminação do ar bateu recordes em Pequim, o que estimulou os arquitetos e projetistas a buscar soluções inovadores para combatê-la. O escritório Orproject propôs recentemente a criação de grandes bolhas de ar fresco - espaços infláveis que cobrem parques e jardins botânicos - visando proporcionar um respiro aos habitantes da cidade.

Chegaremos a tal ponto na América Latina? Continue lendo para mais detalhes.

Courtesy of Orproject

Orproject é um escritório fundado em 2006 que busca explorar geometrias avançadas com uma inclinação à ecologia. As bolhasse se baseiam em um sistema estrutural leve desenvolvido para imitar as asas de uma mariposa ou os veios de uma folha.

Detalhe

O sistema utiliza um material conhecido como ETFE - o mesmo material utilizado no Centro Aquático Nacional dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. Este plástico transparente e elástico poderia ser utilizado para criar cúpulas que permitem a passagem da luz e protegem os usuários.

Planta

O fundador do Orproject, Christoph Klemmt, prevê que este bioma permitirá criar diferentes microclimas dentro do mesmo espaço. A calefação e a refrigeração do espaço serão controladas através de um sistema de troca de calor, ao passo que as necessidades elétricas serão supridas por painéis solares integrados à estrutura da cobertura.

Corte

"Sofremos todos os dias pela poluição", explica Klemmt, habitante de Pequim. "Nosso conceito pode ser executado em uma escala muito pequena, porém, estamos esperamos cobrir áreas maiores da cidade."

Opções de implantação

Via Co.Exist

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "China: Bolhas de ar gigantes para combater a poluição" [China: Burbujas gigantes de aire fresco para combatir la contaminación ambiental] 17 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-182824/china-bolhas-de-ar-gigantes-para-combater-a-poluicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.