O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Exposição "Onde Vivem os Arquitetos" no Salão Internacional do Móvel em Milão

Exposição "Onde Vivem os Arquitetos" no Salão Internacional do Móvel em Milão

Exposição "Onde Vivem os Arquitetos" no Salão Internacional do Móvel em Milão
Exposição "Onde Vivem os Arquitetos" no Salão Internacional do Móvel em Milão, Shigeru Ban's Tokyo house. Image © Hiroyuki Hirai
Shigeru Ban's Tokyo house. Image © Hiroyuki Hirai

Publicado originalmente na Revista Metrópolis como "Dentro das residências e dos espaços de trabalho de 8 Grandes Arquitetos" este artigo mostra os espaços ocupados por alguns dos arquitetos mais conhecidos do mundo. Documentado para uma exposição que será apresentada em na Semana de Design de Milão 2014, as imagens dão um vislumbre de dentro dos mundos privados de alguns dos nossos arquitetos favoritos.

É um clichê dizer que os arquitetos possuem espaços de trabalho desordenados. Do caos vem a criação, é o que diz a conhecida frase. Mas a exposição que está por vir este ano na Salone del Mobile tem a intenção de acabar com esse mito. Onde Vivem os Arquitetos apresentará vislumbres dos espaços pessoais de oito importantes arquitetos: Shigeru Ban, Mario BelliniDavid ChipperfieldMassimiliano e Doriana FuksasZaha HadidMarcio Kogan,Daniel Libeskind e Bijoy Jain do Studio Mumbai.

A curadora Francesca Molteni entrevistou cada um dos arquitetos em suas residências particulares e chegou a uma constatação: os arquitetos são, na verdade, muito organizados. Os escritórios estão todos impecavelmente organizados, os livros estão ordenadamente arrumados, estatuetas e objetos exibidos astutamente e tampos de mesa limpos. As fotografias a seguir são parte dos materiais da exposição, produzida com a ajuda com cenógrafo Davide Pizzigoni, que fielmente documentou os entornos físicos em imagens, vídeo e áudio. Eles serão utilizados para recriar os "cômodos" dos arquitetos na Salone del Mobile em abril.

Onde Vivem os Arquitetos não se limita em satisfazer nossa curiosidade sobre com são os lares desses arquitetos. A frase de Richard Rogers: "um quarto é o começo de uma cidade" ressoa com a intenção do projeto em articular seus gostos e obsessões particulares e a forma como eles refletem nas suas obras arquitetônicas.

Continue lendo para ver mais imagens do interior dos lares e estúdios desses arquitetos.

© Davide Pizzigoni © Davide Pizzigoni © Romulo Fialdini © Davide Pizzigoni + 17

Shigeru Ban

Exposição "Onde Vivem os Arquitetos" no Salão Internacional do Móvel em Milão, Shigeru Ban's Tokyo house. Image © Hiroyuki Hirai
Shigeru Ban's Tokyo house. Image © Hiroyuki Hirai

Ban finalizou sua residência atual, localizada no distrito do Bosque Hangei em Tóquio, em 2007. "O desafio", Molteni escreve, "era evitar derrubar uma só árvore do bosque e construir uma casa ao seu redor". A residência está repleta de corte ovais que ajudam a alcançar esse objetivo, e ao mesmo tempo possibilitar a entrada de uma generosa quantidade de luz natural e vistas.  A área de trabalho de Ban consta de pouco objetos sugestivos: uma mesa redonda, uma cadeira Terragni, um busto grego, tudo com uma enorme coluna de luz. Como conclui Molteni, "a residência de um monge zen."

Zaha Hadid

© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni

O escritório de Zaha Hadid em Londres está cheio de obras que abrangem a totalidade da legendária carreira da arquiteta. Na parede de trás, desenhos do período neo-suprematista de Hadid, que seguem o exemplo dos formalistas soviéticos revolucionários como El Lissitzky e Malevich; diante deles seus trabalhos mais recentes destacando a volta curvilínea paramétrica de ZHA dos últimos anos.

© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni

Mario Bellini

© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni

Igual à seus outros companheiros, o arquiteto de Milão Mario Bellini adora livros. Sua residência gira em torno de uma biblioteca de 9 metros de altura, onde está fixado um sistema de andaime que contem uma escada. Segundo Molteni, "os livros, obras de arte e objetos fazem com que o espaço seja uma reminiscencia da pintura de Antonello da Messina do estúdio de São Gerônimo". Ao lado da biblioteca, murais abstratos e coloridos animam o espaço e confrontam maravilhosamente com os detalhes de uma casa de época.

© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni

David Chipperfield

© Simon Menges
© Simon Menges

O arquiteto britânico David Chipperfield mudou-se para Berlim depois de aceitar o trabalho de restaurar e reconstruir o Neues Museum. (O projeto foi finalizado em 2008, mas Chipperfield continuou na capital alemã). Ele e seu escritório residem em uma edificação de concreto de três pavimentos direcionada à um pátio semi-público onde há uma cantina que Chipperfield projetou para os moradores locais. Os rigorosos muros de concreto interiores são contrabalanceados com duas cores, como Molteni diz, representados pelo " [o] verde de um sofá de veludo e o alaranjado de uma estande que divide os espaços entre cozinha e sala de estar." 

© Davide Pizzigoni
© Davide Pizzigoni

Marcio Kogan

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

O arquiteto brasileiro e diretor do Studio MK27 Marcio Koan vive no décimo segundo andar de um edifício residencial que ele próprio projetou. "[A] residência se dispara até o céu, refletindo os espaços livres e luminosos do Brasil", diz Molteni. Olhando em direção ao interior, o apartamento de Kogan está cheio de excentricidades. Um piano de cauda no centro das funções da sala, em parte como uma mesa de café, enquanto as estantes e paredes estão cobertas de recordações engenhosamente planejados, brinquedos, bijuterias e outras efemeridades. 

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

Massimiliano e Doriana Fuksas

© Aki Furudate
© Aki Furudate

O lar parisiense dos arquitetos italianos Massimiliano e Doriana Fuksas está situado em um dos espaços públicos mais famosos da cidade, a Place des Vosges. O espaço minimalista é composto pelo mobiliário original de Jean Prouvé, além de obras de arte desse gênero, na descrição de Molteni, "de Fontana a Paladino."

© Aki Furudate
© Aki Furudate

Bijoy Jain do Estúdio Mumbai

© Francesca Molteni
© Francesca Molteni

O arquiteto Bijoy Jain comanda o Estúdio Mumbai nesse campo, localizado a uns 30 km de Mumbai. Jain vive e trabalha aqui com aproximadamente 60 artesãos (e vários cachorros) o que Molteni descreve como "um povo, uma comunidade". As árvores sombreiam a propriedade, ajudando a criar um ambiente privado. Uma grande piscina na parte de trás da residência é um respiro para o calor, enquanto a sala de leitura modestamente decorada é parte da biblioteca, que forma parte do espaço de meditação.

© Francesca Molteni
© Francesca Molteni

Daniel Libeskind

© Nicola Tranquilino
© Nicola Tranquilino

Depois de ter trabalhado em todo o mundo, Daniel Libeskind finalmente fez sua morada em Nova Iorque. Molteni descreve a residência de Libeskind como um "refúgio" para a agitada vida de Manhattan. Relativamente escasso, o apartamento bem iluminado conta com algumas cadeiras de Le Corbusier, uma mesa de café, mesa de trabalho, e não muito mais do que isso. Quer dizer, além de "livros, livros e mais livros", diz Molteni.

© Nicola Tranquilino
© Nicola Tranquilino

A 53° edição da Salone Internazionale del Mobile foi inaugurada no dia 8 de abril. Onde Vivem os Arquitetos está exposta no Pavilhão 9, no parque de atrações Rho de Milão.

Cita: Sharma, Komal. "Exposição "Onde Vivem os Arquitetos" no Salão Internacional do Móvel em Milão" [Inside the Homes of Eight Famous Architects] 11 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/181950/exposicao-onde-vivem-os-arquitetos-no-salao-internacional-do-movel-em-milao> ISSN 0719-8906