O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como Groningen impulsionou o uso da bicicleta como transporte urbano

Como Groningen impulsionou o uso da bicicleta como transporte urbano

Como Groningen impulsionou o uso da bicicleta como transporte urbano
Como Groningen impulsionou o uso da bicicleta como transporte urbano, © Daniel Sparing, Flickr
© Daniel Sparing, Flickr

A boa reputação das cidades europeias em relação à cultura da bicicleta é o resultado de vários fatores que se combinam, entre eles, a motivação cívica e a vontade política para promover a bicicleta como meio de transporte eficiente, que afeta positivamente a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Neste sentido, Groningen, no norte da Holanda, é um dos vários exemplos europeus notáveis ​​nesse panorama. Nesta cidade não existem apenas mais bicicletas do que carros, mas também, mais bicicletas do que pessoas. A cidade implementou uma política pública favorável ao uso da bicicleta nos anos 70 que continua até hoje.

Mais informações a seguir

Groningen tem190 mil habitantes, 300.000 bicicletas e 75.000 automóveis. Além disso, 50% dos deslocamentos são feitos em bicicleta, mas esse número aumenta para 60% se considerarmos apenas os deslocamentos no centro da cidade. Foi precisamente neste ponto da cidade onde, em 1977, foi implementada uma medida nova e simples que tem favorecido o uso da bicicleta: o centro foi dividido em quatro quadrantes, onde foi proibido o tráfego de automóveis, sendo os deslocamentos à pé ou de bicicleta os únicos permitidos.

©  Nietnagel, Flickr
© Nietnagel, Flickr

Embora inicialmente a proibição não tenha sido aprovada pelos comerciantes, que acreditavam que iriam perder clientes porque não chegariam diretamente de carro, com o tempo a medida passou a ser vista com bons olhos, pois os comerciantes e moradores perceberam que as ruas não ficavam congestionadas e a poluição e ruído haviam diminuído.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Como Groningen impulsionou o uso da bicicleta como transporte urbano" 25 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/179188/como-groningen-impulsionou-o-uso-da-bicicleta-como-transporte-urbano> ISSN 0719-8906