O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ciclo Vida CCS: simulações do sistema de transporte público cicloviário em Caracas

Ciclo Vida CCS: simulações do sistema de transporte público cicloviário em Caracas

Ciclo Vida CCS: simulações do sistema de transporte público cicloviário em Caracas

Caracas, a capital da Venezuela, realizou há alguns meses uma simulação do sistema de transporte público de bicicletas: o CicloVidaCCS, uma rede gratuita e complementar à mobilidade de ônibus e metrô.

As bicicletas públicas estão incluídas no Plano Estratégico Metropolitano de Caracas 2020, sua inclusão é uma primeira abordagem para mapear, identificar e obter dados relevantes através da pesquisa direta com os cidadãos, verificando a receptividade para o uso da bicicleta na cidade como um meio de transporte urbano.

Apesar de ser um exercício simples, é um grande passo para a mobilidade não motorizada em um país com grandes explorações de petróleo, onde um galão de gasolina pode custar menos de 10 (dez) centavos de dólar, somado ao fato de que Caracas é uma cidade totalmente projetada para o veículo particular, e não para o transporte público.

A simulação do sistema de bicicletas compartilhadas abrangeu uma grande área industrial do leste de Caracas (Los Cortijos), com pontos de bicicletas coordenados por estudantes universitários da Universidade de Santa Maria e da Universidade Simon Bolívar nas primeiras horas da manhã, para atender os potenciais usuários da área que se deslocam para o trabalho. Três horas de operação foram suficientes para um diagnóstico inicial, considerando-se que não foi realizada nenhuma atividade para promover o evento. Ainda mais importante é o fato de até o momento não haver nenhuma campanha para promover e respeito ao ciclista na cidade.

Os promotores desta iniciativa, o AGA Estúdio Criativo e o urbanista Yeferson Parra, junto a um grupo de aliados públicos e privados, estão trabalhando na segunda simulação e no desenvolvimento do Sistema de Bicicletas Compartilhados (SBC), tanto na logística quanto na imagem, para o planejamento de um Sistema de Transposrte Público em Bicicleta (PBT) como parte de um Sistema Intermodal de Transporte Público Metropolitano para a cidade de Caracas.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Júlia Martins.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Ciclo Vida CCS: simulações do sistema de transporte público cicloviário em Caracas" 22 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/178329/ciclo-vida-ccs-simulacoes-do-sistema-de-transporte-publico-cicloviario-em-caracas> ISSN 0719-8906